SóProvas


ID
2688400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca dos invertebrados que podem ser parasitas humanos, julgue o item subsequente.


Artrópodes, como o ácaro causador da escabiose, ou sarna, podem sobreviver, durante alguns dias, no meio ambiente, motivo pelo qual a doença pode ser contraída quando se entra em contato com locais anteriormente frequentados por pessoas doentes.

Alternativas
Comentários
  • A sarna é causada por um ácaro minúsculo, que só pode ser observado por meio de microscópio: o Sarcoptes scabiei. Esse parasita se alimenta de queratina, uma proteína que constitui a cama superficial da pele. Depois do acasalamento, a fêmea deposita seus ovos (seis, em média), que eclodem duas semanas depois. A partir daí, as lesões podem se espalhar para outras partes do grupo a partir do toque – principalmente porque um dos locais mais comuns para o surgimento das lesões é entre os dedos das mãos. As mãos são, de fato, o principal meio de transporte do parasita. A  característica da sarna é resultado de uma reação alérgica do corpo à presença dos ácaros.

  • R: CORRETO

    escabiose (também conhecida como sarna) é uma reação comum da pele acompanhada por prurido (coceira) causada por um ácaro parasita, o Sarcoptes scabiei, que afeta apenas seres humanos. O ácaro é muito pequeno e só pode ser visto com o auxílio de um microscópio.

    Na maioria dos casos, conseguem sobreviver até três dias fora do organismo. Uma pessoa infestada tem, geralmente, 10 a 15 ácaros em seu corpo.

    .

    FONTE: https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude/escabiose-ou-sarna