-
Sussurravam que meu abraço - audição
-
GAB: A
-
Funções da Linguagem
1) Referencial- informativa: texto centrado na mensagem imposta o que se diz. Em geral mais formal.
2) Emotiva/Expressiva: centrada no autor. Apresenta traços de subjetividade. Abordagem do tema é mais significativa que a própria mensagem.
3) Conativa-Apelativa: Típica dos textos PUBLICITÁRIOS, objetiva convencer, persuadir o leitor. Infinitivos e imperativos como estratégia.
4) Fática: objetiva iniciar ou manter a comunicação. ex: Alô.
5) Poética: não é exclusiva da poesia. Trata-se de uma representação estética de palavras. São explorados recursos expressivos como: rima, trocadilho, campo semântico, metáfora.
6) Metalinguístico: fala de si mesmo.
-
Analisemos letra a letra.
Letra A - CERTA - De fato! Explora-se o tato (... as estrelas molhavam-se) e a audição (Sussurravam...).
Letra B - ERRADA - Não se nota no eu-lírico um sentimento de melancolia (tristeza). Há apenas a expressão dos gestos.
Letra C - ERRADA - Não se nota no eu-lírico um sentimento conflito. Há apenas a expressão dos gestos.
Letra D - ERRADA - Em nenhum momento se faz referência a poetas no texto. Há sim menção a imagens e sentidos.
Letra E - ERRADA - Não fica evidente a expressão de vocábulos que guardem relação com a ideia de sonho (onírico).
-
Onirismo (do grego oneiros que significa sonho) em medicina se refere a um estado mental que costuma ocorrer em síndromes confusionais e é constituído por um conjunto de alucinações visuais interagindo entre si e com o "sonhador" enquanto este está acordado.
Eu lírico, eu poético ou sujeito lírico são nomenclaturas utilizadas para indicar a voz que enuncia o poema. O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo. ... O eu lírico é parte essencial do poema.
-
O rótulo “imagens sensoriais” é utilizado para mencionar o grande leque de representações ou ideais que tem relação com os sentidos. ... Estas imagens podem ser visuais, auditivas, táteis, gustativas ou olfativas. Todas elas são utilizadas como recurso literário para proporcionar beleza e expressividade a um texto.