- 
                                Gab. C   Nosso CPC, no art. 467, define o que é coisa julgada material, a despeito de a lei não ser o lugar apropriado para definições dos institutos jurídicos por ela encampados. O artigo em questão, dispõe:
 
   “Denomina-se coisa julgada material a eficácia, que torna imutável e indiscutível a sentença, não mais sujeita a recurso ordinário ou extraordinário.”   Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro § 3º Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso.   
- 
                                Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro § 3º Chama-se coisa julgada ou caso julgado a decisão judicial de que já não caiba recurso.   Conceito Coisa Julgada Formal (preclusão máxima) – É o fenômeno que se opera internamente no processo e afeta direitos e faculdades processuais. Se refere ao momento que não é mais cabível qualquer recurso ou tendo ocorrido o exaurimento das vias recursais.   Coisa Julgada Material – É um fenômeno processual relacionado exclusivamente às decisões definitivas ou de mérito. Esta produz efeitos além dos limites do processo em que foi proferida. Pela coisa julgada material, a decisão não mais poderá ser alterada ou desconsiderada em outros processos.  
- 
                                CPC, art. 502. Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. 
- 
                                Questão assim dá até medo de marcar, rsrs. 
-