SóProvas


ID
2689945
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da Demonstração dos Fluxos de Caixa de uma Sociedade Comercial, está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    "Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento."

     

    Fonte: CPC 03

  • GABARITO LETRA B.

     

    A) A integralização de capital EM DINHEIRO é classificado como atividade de financiamento no fluxo de caixa.

     

    B) CPC 03 -  Demonstração dos Fluxos de Caixa - A demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa de período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.

    A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais, de investimento e de financiamento da forma que seja mais apropriada a seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de seu caixa e equivalentes de caixa. Essas informações podem também ser usadas para avaliar a relação entre essas atividades.

    Uma única transação pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.

     

    C) O lucro líquido é apresentado como componente da atividade operacional quando a Demonstração do Fluxo de Caixa é elaborada pelo MÉTODO INDIRETO.

     

    D) CPC 03 -   Demonstração dos Fluxos de Caixa  -A divulgação separada dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento é importante por ser útil para prever as exigências sobre futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade. Exemplos de fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento são:

     

    (a)    caixa recebido pela emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais;

    (b)    pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade;

    (c)    caixa recebido proveniente da emissão de debêntures, empréstimos, títulos e valores, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos;

    (d)   amortização de empréstimos e financiamentos, incluindo debêntures emitidas, hipotecas, mútuos e outros empréstimos de curto e longo prazos; e

    (e)    pagamentos de caixa por arrendatário, para redução do passivo relativo a  arrendamento mercantil financeiro.

     

     

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Incorreta. A integralização de Capital Social com a entrega de um terreno não impacta o caixa da entidade. Sendo assim, tal fato não é evidenciado na DFC.

    b) Correta. O CPC 03 encoraja que o pagamento de juros seja classificado nas Atividades Operacionais, muito embora admita-se sua classificação nas Atividades de Financiamento. O pagamento do principal da dívida (amortização), por sua vez, deve ser classificado nas Atividades de Financiamento.

    c) Incorreta. O lucro líquido é apresentado como componente da atividade operacional quando a Demonstração do Fluxo de Caixa é elaborada pelo método indireto.

    d) Incorreta. São classificadas nas Atividades de Financiamento os pagamentos em caixa pelo arrendatário para redução do passivo relativo a arrendamento (seja financeiro ou operacional).

    mercantil.