-
Errada.
Os valores individuais e organizacionais não são tangíveis, ou seja, não são "concretos". Além disso, os elementos mais subjetivos de uma cultura organizacional, de acordo com Chiavenato, são as pressuposições básicas: crenças inconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos dos membros da organização.
-
Guerreiros, falem sério... se está dentro da mente do colaborador, como pode ser tangível?....
-
erro = tangível
-
ERRADO! A cultura de uma organização envolve elementos tangíveis e intangíveis. Os fatores tangíveis são aqueles concretos e facilmente percebidos, como o estilo de vestuário, a organização dos ambientes de trabalho e as tecnologias de gestão, por exemplo. Já os elementos intangíveis estão relacionados à questões mais subjetivas, ligadas às crenças, valores, símbolos, regras não institucionalizadas e tabus. Bowditch e Buono chamam os elementos tangíveis de cultura organizacional objetiva e os elementos intangíveis compõem a cultura organizacional subjetiva.
"Estude muito! Continue! Não desista!"
-
DENTRO DA MENTE: INTANGÍVEIS, OU SEJA, SÃO VALORES MAIS SUBJETIVOS, DIFICILMENTE PERCEBIDOS.
FORA DA MENTE: TANGÍVEIS, OU SEJA, SÃO VALORES MAIS OBJETIVOS, FACILMENTE PERCEBIDOS.
GABARITO ERRADO
-
A cultura organizacional, independente do conceito ou da abordagem que se utilize, é composta de diversos elementos e níveis.
Cada autor divide e conceitua a cultura a partir de seu ponto de vista.
Percebam o conteúdo das expressões “tangíveis” e “intangíveis”.
O intangível, por definição, é aquilo que não pode ser medido, mensurado ou quantificado.
Logo, se é tangível, não é “mais subjetivo”, e sim “menos subjetivo”.
-
ERRADO
Os valores, dentro dos níveis da cultura organizacional, constituem produtos intangíveis.
Já os produtos tangíveis fazem parte dos ARTEFATOS da cultura organizacional.
Diferentemente do que afirma o enunciado, os elementos mais profundos e subjetivos da cultura organizacional são os PRESSUPOSTOS BASICOS
Segundo Schein - 1990:
''Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.''
Schein - 1990