1. O que é o Toyotismo?
O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.
O método ficou conhecido e passou a ser usado em diversos países a partir das décadas de 60 e 70, com o aumento do consumo, somado ao surgimento do neoliberalismo e as influências da globalização.
Esse método de produção é usado até hoje em diversas empresas. A seguir, conheça suas características e veja como o Toyotismo funciona no dia a dia.
2. Quais são as características do Toyotismo?
Podemos destacar como a principal característica do Toyotismo a produção flexível. Ela vai variar de acordo com a necessidade do consumidor.
Antes de fazer qualquer produtos, são feitas pesquisas de mercado e é preciso ter a demanda declarada. É por isso que o conceito é chamado “Just in Time”. A produção começa a partir do momento que o pedido for feito.
Além disso, podemos pontuar outras características, como:
A mão-de-obra é qualificada, treinada e tem consciência das diversas etapas de produção, mesmo se concentrando em apenas uma;
Como os funcionários estão por dentro do processo de produção, pode acontecer de serem realocados para desempenhar outra atividade;
Foco na qualidade do produto e sua diferenciação no mercado.