SóProvas


ID
2690422
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atente para o fragmento abaixo, a fim de responder a questão abaixo:


“O pós-moderno aparece na moda, na estética, no estilo de vida. É a cultura de evasão da realidade. De fato, não estamos satisfeitos com a inflação, com a nossa filha gastando mais em pílulas de emagrecimento que em livros, e causa-nos profunda decepção saber que, neste país, a impunidade é mais forte que a lei. Ainda assim, temos esperança de mudá-lo. Recuamos do social ao privado e, rasgadas as antigas bandeiras, nossos ideais transformam-se em gravatas estampadas. Já não há utopias de um futuro diferente. Hoje, é considerado politicamente incorreto propagar a tese de conquista de uma sociedade onde todos tenham iguais direitos e oportunidades.

I – O vocábulo “bandeiras”, plurissignificativo, aqui é utilizado referencialmente e substitui, metonimicamente, o sentido de “ideais”, “frentes ou propostas de luta”.
II – A expressão “transformam-se em gravatas estampadas” assume valor pejorativo, em contraposição ao elemento que o antecedeu na argumentação.
III – O autor endossa e defende a tese dos politicamente incorretos, que apregoam a busca de uma sociedade equilibrada.

Estão INCORRETAS as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • nossos ideais > gravatas estampadas: não vejo valor pejorativo

  • Acredito que o termo "gravatas estampadas" está sim sendo usada de forma pejorativa em relação ao termo "nossos ideais", porquanto seria o mesmo que dissesse : "a pós-modernidade compreende os nossos ideais como algo já antiquário, velho; assim como as gravatas estampadas, ninguém mais deseja usar, pois está fora de moda."

  • Acredito qua acertiva esteja errada não pelo fato de ser pejorativo, mas sim quando fala em contraposição, sendo que eles se completam, e não se contrapõem.

  • Melhor comentário do Fabiano.

    Só para complementar: O vocábulo “bandeiras”, plurissignificativo, aqui é utilizado referencialmente e substitui, metonimicamente, o sentido de “ideais”, “frentes ou propostas de luta”. Não substitui o sentido de “ideais”, “frentes ou propostas de luta”, bandeiras retoma metonimicamente tudo que não é moderno (falado anteriormente)

  • I – O vocábulo “bandeiras”, plurissignificativo, aqui é utilizado referencialmente e substitui, metonimicamente, o sentido de “ideais”, “frentes ou propostas de luta”

    Acredito que não seria metominia (o todo retomado pela parte), mas sim metáfora (comparação sem conector). Daí o erro da alternativa I.

  • GAB: B

  • gravatas estampadas carrega um sentido pejorativo, pela ideia (ideologia neoliberal) de que esse acessório (gravatas estampadas) faze alusão ao consumo classe média/alta, que são os principais a usas tais vestimentas. lembrem-se meus amigos o texto é do Frei Beto, carregado de ideológia socialista, consequentemente anti-capitalista. Conhecer o autor ajuda também

  • Gabarito: B

    O que tem de contraposição nesse trecho???

    ''Recuamos do social ao privado e, rasgadas as antigas bandeiras, nossos ideais transformam-se em gravatas estampadas.''

  • Caraca! essas questões de portugês da Cemig não terminam não?