SóProvas


ID
269047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com base na administração patrimonial e nos procedimentos administrativos da administração de recursos materiais no setor público, julgue os próximos itens.

No dia a dia da organização, utilizam-se recursos patrimoniais que podem ser ordenados em móveis e imóveis, tais como instalações, máquinas, equipamentos e veículos, que, com o passar dos anos e com seu uso, perdem o valor, alguns radicalmente, em razão da obsolescência.

Alternativas
Comentários
  • Correta galera;

     

    Fenili diz em seu livro:

     

    " A gestão patrimonial envolve a fiscalização do material permanente, dos bens imóveis e das instalações."

     

    Apesar de não ser exatamente o que a questão afirma, é bem intuitivo afirmar que está correta.

  • Discordo do gabarito, pois nem todos recursos patrimoniais perdem valor. Imóveis como prédios e terrenos na maioria das vezes se valorizam com o passar dos anos.

  • Se analisarmos os exemplos citados na questão podemos concluir que máquinas, equipamentos e veículos realmente tendem a perder valor e ficarem obsoletos. Porém, instalações, bens imóveis, não perdem valor, alguns podem até aumentar o valor com o tempo... A palavra "podem" na questão deve levar o Cespe a achar que está certo... E como é o Supremo Tribunal do Cespe, ele está certo mesmo quando está errado.

  • Cespe, quem te disse que bens imóveis, ainda mais da Administração Pública, perdem o valor?!
  • Um exemplo básico da assertiva, são os carros apreendidos que ficam em depósitos. A adm pública pode realizar leilões desses veículos, mas se assim não os fazem, viram verdadeiras sucatas. 

  • CERTO

  • A questão me fez errar, me prendi a palavra "depreciação" ao invés de obsolescência.