LETRA B
O Ponto de Equilíbrio (PE) – também conhecido como Break Even Point, em inglês – é o ponto de igualdade financeira entre receitas totais e despesas em um mesmo período. Com esse indicador é possível saber qual deve ser o faturamento mínimo mensal que a empresa deve ter para cobrir gastos fixos e variáveis – ou seja, conseguir pagar suas contas – e começar a lucrar.
Existe uma fórmula para encontrar o Break Even Point. O resultado da equação, portanto, dirá qual deve ser a quantidade de vendas que deverá ser alcançada para a empresa lucrar. O raciocínio é simples:
As vendas atingem o valor determinado pela equação, o que irá zerar o faturamento. O faturamento sendo zero significará que custos e despesas foram pagos, mas o lucro é nulo.
letra B
Break-even (lê-se breikíven) é uma expressão inglesa que designa um ponto de equilíbrio nos negócios em que não há perda nem ganho, nem lucro nem prejuízo.
Para o investidor, o break-even é o ponto a partir do qual ele deixa de perder dinheiro e passa a ganhar e equilibrar o capital investido. Considera-se que nesse ponto não há ganho nem perdas.
A expressão Break-even Point (BEP) é utilizada em Economia e Finanças para indicar o Ponto de Equilíbrio entre as despesas e receitas de uma empresa. Quando os cálculos indicam que empresa atingiu o ponto de equilíbrio isso significa que os custos e as despesas totais são iguais à receita total, ou seja, a empresa não teve lucro nem prejuízo.
Acima desse ponto, os resultados da empresa serão positivos e indicam lucro, pois todas as despesas são pagas e ainda sobra receita. Por outro lado, se as contas da empresa indicam valores abaixo do ponto de equilíbrio significa que a receita obtida não foi suficiente para pagar custos e despesas, então há prejuízo.
O Break-even Point é uma ferramenta importante para a empresa, pois além de permitir a análise de viabilidade de um negócio, também possibilita o controle dos resultados.
Fonte: https://www.significados.com.br/breakeven/
Questão de finanças.
Bons estudos !! Persistam sempre !
Com o planejamento financeiro é possível realizar a análise e controle dos recursos que a empresa está gerando, dando ao empreendedor condições de tomar melhores decisões quanto aos investimentos e financiamentos que sua empresa poderá escolher em um determinado período, seja atual ou futuro. Um aspecto relevante que costuma ser abordado em um planejamento financeiro é o denominado “ponto de equilíbrio”, também conhecido como Break-even, que corresponde
b) ao ponto em que as receitas das vendas estejam cobrindo os custos e despesas. (GABARITO)
Pontos limítrofes (exemplo numérico):
Ct = q^3 – 2q^2 + 30q + 5 (custo total típico em regressões estatísticas)
Cme = q^2 – 2q + 30 + 5q^-1
Cme’ = 2q – 2 + 0 – 5q^-2
Cvme = q^2 – 2q + 30
Cvme’ = 2q – 2
Cmg = 3q^2 – 4q + 30
------------------------------------------------------------------
Pontos limítrofes (break-even point - BEP): a empresa deverá “empatar” seus resultados (nem lucro, nem prejuízo) quando o faturamento for igual ao custeio, ou seja, quando p ≥ Cme, pois:
p ≥ Cme /// p . q ≥ Cme . q /// Rt ≥ CT /// Lucro = Rt – Ct = 0
Custo médio mínimo: Cme’ = 0
2q – 2 + 0 – 5q^-2 = 0
q = 1,78 (ponto mínimo de Cme) /// Cme (1,78) = 32,4
É possível chegar nessa solução igualando Cmg = Cme, pois aquele passa no mínimo desse:
Cmg = Cme
3q^2 – 4q + 30 = q^2 – 2q + 30 + 5q^-1
q = 1,78 (ponto mínimo de Cme) /// Cme (1,78) = 32,4 /// Cmg (1,78) = 32,4
Isso ocorre porque o Cmg sempre intersecciona o Cme em seu mínimo. Logo, o ponto ótimo (cmg = Rmg = p será também o de Cmg = Cme).
Bons estudos!