-
Certa!
Topologia em Estrela
Nela, todas as estações são conectadas a um periférico concentrador (hub ou switch), como ilustra a figura seguinte. Se uma rede está funcionando realmente como estrela, dois ou mais computadores podem transmitir seus sinais ao mesmo tempo (o que não acontece nas redes barra e anel).
Fonte: Ponto dos Concursos - Patricia Quintão
-
A topologia em estrela permite que computadores transmitam seus sinais simultaneamente, mas não permite o tráfego direto entre os dispositivos.
-
"Perfeito! O que a questão quis dizer com 'desde que as estações envolvidas sejam diferentes'? Isso significa que, se em uma rede estrela tivermos PC1, PC2, PC3 e PC4, pode haver comunicação entre PC1 e PC2 enquanto PC3 e PC4 se comunicam. Em outras palavras, é possível ter comunicações simultâneas."
Fonte: Diego Carvalho e Renato da Costa - Estratégia Concursos
-
Realmente a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar
A topologia Estrela é de fácil localização de problemas, facilidade de modificação da rede.
O nó concentrado é um ponto vulnerável .
os seus custos são mais elevados do que a topologia barramento.
-
CERTA
A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". ... Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou routers.
-
E essa agora! Os cursinhos brigando e discordando do gabarito entre si(Ponto dos Concursos e Estratégia). Imaginava morrer ladrão e nunca ver uma presepada dessas!
Vamos por partes (como dizia o Chico Picadinho):
Na topologia em estrela, cada nó é interligado a um nó central (mestre), através do qual todas as mensagens devem passar -- Certo. Estamos falando de equipamentos concentradores, como switches.
. Este nó age, assim, como centro de controle da rede, interligando os demais nós (escravos) -- Certo. O nó acaba sendo um ponto único de contato entre todos os outros nós na rede(desde q haja so ele, claro).
. Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, -- Certo. Isso pode ocorrer no caso de nos paralelos(como explicado a seguir, ou mesmo, entre apenas um par de nos - no caso do fullduplex)
desde que as estações envolvidas sejam diferentes. -- Bem, aqui reside o grande problema(e o erro da questao, a meu ver). Essa redaçao ficou confusa, pois dá a entender q essa comunicação simultanea pode ocorrer apenas entre dois nós paralelos(com a locução desde que), e não entre um nó e outro(entre os nós); em ambos os casos esta certa.
Como eu citei anteriormente, a comunicacao bidirecional pode ocorrer, sim, entre os nos (entre apenas um par de nos), no caso do fullduplex).
-
@ Concurseiro Quase Nada!
achei que teria que ter outar informação para estar certa a questão, como ser full duplex, como vc mencionou, não que eu entenda os pormenores da questão.Valeu pela explanação, obrigado.
-
sobre a parte final do enunciado que diz: “Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes”
justifica-se pelo uso do SWITCH, que possui topologia lógica e física em estrela e um modo de transmissão (em geral) FULL-DUPLEX. Vejam o que diz o material do Estrategia, que tem a ver com a parte final desse enunciado que foi tão questionado:
“Por fim, a segmentação realizada pelo dispositivo (SWITCH) possibilita que diferentes pares possam conversar simultaneamente na rede, sem colisões.”
logo, mandou bem o professor do Estrategia quando explicou: “Isso significa que, se em uma rede estrela tivermos PC1, PC2, PC3 e PC4, pode haver comunicação entre PC1 e PC2 enquanto PC3 e PC4 se comunicam. Em outras palavras, é possível ter comunicações simultâneas."”
eu particularmente acho até que a parte que diz “desde que as estações envolvidas sejam diferentes” é mais uma frase redundante pra dizer: “a comunicação simultânea entre dois computadores tem que ser entre dois computadores diferentes, tá bb?” (ÓBVIO CESPE).
-
O que a questão quis dizer no trecho "Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, desde que as estações envolvidas sejam diferentes" é que na topologia em estrela nada impede que a estação A transmita para a estação B enquanto a estação C transmite para D. O que não pode ocorrer é as estações A e B transmitirem para C ao mesmo tempo.
Na topologia estrela a comunicação pode ser full-duplex ou half-duplex. As vezes a topologia define se a comunicação é half ou full duplex, mas nem sempre. Na topologia em barramento por exemplo não é possível haver transmissão full duplex.
Fonte: Estratégia
-
“desde que” é uma locução subordinativa condicional, logo tem
o sentido de uma condição, podendo ser substituída por “contanto que”. Todavia, não existe essa
condição! Nada impede que haja comunicações simultâneas entre os nós, visto que essa topologia
trabalha em full duplex.
Imaginem uma topologia em estrela com quatro máquinas: A, B, C e D. A e B podem se comunicar
enquanto C e D também estão se comunicando simultaneamente. A questão afirma que nada
impede que haja comunicações simultâneas desde que as estações sejam diferentes. Ora, se uma
das estações participar de ambas as comunicações, ainda haverá comunicação simultânea.
É possível que A se comunique com B enquanto B se comunica com C, porque a comunicação é fullduplex. Logo, acho que a questão vacilou e discordo do gabarito. Observação: a topologia em
estrela pode funcionar tanto em uma configuração cliente/servidor quanto em uma configuração
mestre/escravo