-
Gab. E
Divisional
É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico.
-
Questão semelhante
FCC - 2018 - AL-MS
A literatura sobre as Teorias da Administração destaca, ao abordar a evolução histórica do pensamento científico sobre as organizações, o conceito de centros de resultados, no qual lucro ou prejuízo são apurados para cada unidade, que pode ser organizada por produto, por área geográfica ou clientela. Tais conceitos descrevem a
e) Estrutura Divisional, descrita por Alfred P. Sloan. GABARITO
-
Letra E
ESTRUTURA DIVISIONAL
A estrutura divisional, idealizada por Alfred Sloan, é caracterizada pela criação de unidades que operam com relativa autonomia, denominadas centros de resultado, organizadas por produto, área geográfica ou clientela. O lucro ou prejuízo é apurado para cada unidade, isto é, para cada produto ou cada região. O que caracteriza a estrutura divisional não é o fato de não ser departamentalizada no primeiro nível pelo critério funcional e sim a autonomia com que operam os órgãos no primeiro nível.
Fonte: https://maestrando.files.wordpress.com/2014/02/aula-05-lacombe_administrac3a7c3a3o-fc3a1cil-caps-2-pgs-33-a-44.pdf
Bons estudos !!! Persistam sempre !
-
algumas palavras chave , que eu suponho estarem erradas (sublinhadas) me ajudaram a resolver,
No contexto da evolução histórica da teoria das organizações merece destaque a contribuição de Alfred Sloan, consistente na estrutura divisional, cuja característica principal é a
a)abordagem da organização como um sistema aberto que sofre interação com o meio ambiente e a ele deve se adaptar com o denominado ajuste espontâneo. (pulei)
b)desverticalização pelo critério funcional, mantida a apuração de resultados de forma centralizada pela organização.
c)ênfase em projetos, com criação de unidades de duração vinculada ao tempo de desenvolvimento e conclusão do projeto correspondente.[matricial]
d)divisão em departamentos, exclusivamente os de clientela ou mercado, com ênfase na aplicação do conceito de unidade de direção.[pode ser tbm por produto, por região..]
e)existência de unidades que operam com relativa autonomia, inclusive para apuração de lucro ou prejuízo, denominadas centros de resultado.[palavras chave de divisional]
gabarito letra E
-
Este tipo de estrutura é constituído por divisões separadas e autossuficientes responsáveis por produzir um produto ou serviço específicos.
Como cada divisão é criada para atender um determinado mercado e comporta todas as funções operacionais necessárias para desenvolver o produto ou serviço estabelecido, não é necessário coordenar suas atividades com as de outra divisão, sendo assim elas tem autonomia para tomada de decisão que diz respeito as suas próprias operações, no entanto, a sede não deixa de controlar os resultados obtidos por cada uma das divisões.
GAB E
-
Sempre que você vir a palavra autonomia e lucro na mesma frase já pense na estrutura divisional.
-
Departamentalização por produtos ou serviços - Divisional ou por mercado: Cada divisão é autônoma para gerir o seu produto, pois cada uma responde individualmente pelo resultado (lucro).
-
Letra (e)
É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.
-
Esse tipo de estrutura ocorre quando as organizações ficam maiores, com uma grande linha de produtos/serviços e atua em vários setores do mercado. O termo divisional engloba as departamentalizações por produtos, clientes ou projetos.
-
Estrutura divisional -Nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela. Cada administrador é cobrado pelos resultados e desempenho de cada linha de produtos (centros de resultados).
-
GABARITO: "E".
A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato, 4ª edição.
-
CERTO
Estrutura divisional
Essas unidades funcionam como verdadeiros “centros de resultados” (ou “centro de lucros”).
Os resultados (lucros ou prejuízos) são apurados autonomamente (por cada unidade), de forma descentralizada.
Fonte: Prof. Stefan Fantini
-
-
Gabarito: E
A questão cobra conhecimentos sobre a Estrutura Divisional, que é adequada para ambientes instáveis e que exigem grande flexibilidade da organização. Ela oferece moderada autonomia e tem como desvantagem o aumento do custo devido à duplicidade de recursos humanos.
A estrutura divisional pode ser de 5 tipos:
1) Produtos/Serviços;
2) Geográfica;
3) Clientes;
4) Processos;
5) Projetos.
Vale a pena registrar que a banca já afirmou em provas distintas que a estrutura divisional e a estrutura matricial são centros de resultados, mas a última é focada em projetos.
@adm.semduvida
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Letra A: errada. Esses conceitos não se relacionam à organização divisional.
Letra B: errada. Quem adota o critério funcional é a estrutura funcional. Além disso, na departamentalização divisional, a apuração de resultados (lucros ou prejuízos) ocorre de forma descentralizada (por unidade).
Letra C: errada. Essas são características da estrutura baseada em projetos.
Letra D: errada. A divisão departamental não ocorre exclusivamente pela clientela ou mercado. Pode ocorrer, também, por regiões ou por produtos, por exemplo.
Letra E: correta. Bingo! De fato, na departamentalização divisional as unidades descentralizadas operam com relativa autonomia (unidades “semiautônomas”). Essas unidades funcionam, inclusive, como verdadeiros “centros de resultados”, onde os lucros ou prejuízos são apurados autonomamente (por cada unidade), de forma descentralizada.
===
Estrutura Divisional
Vantagens
- Melhor coordenação em função do produto
- Aumento da flexibilidade e adaptabilidade
- Maior capacidade de resposta
- Maior “proximidade” com o cliente
- Facilita o controle de desempenho de cada divisão
===
Desvantagens
- Duplicidade de recursos
- Custos elevados
- Difícil integração e coordenação entre as divisões
- Pode ocorrer a “competição” entre as divisões
- Os interesses das divisões podem se sobrepor aos interesses globais da empresa