Gab. C
O recrutamento de pessoas consiste na ampla divulgação ao público de cargos a serem preenchidos, visa atrair o maior número possível de interessados.
O recrutamento pode se dar de três formas:
INTERNO: A organização busca atrair candidatos entre os que já trabalham nela.
EXTERNO: A divulgação consiste em buscar pessoas alheias à organização, no mercado externo.
MISTO: A busca por candidatos qualificados é dentre os próprios funcionários (interna) e também entre os que estão no mercado, fora da organização (externa).
Letra C
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Segundo o autor recrutar o maior numero de pessoas torna o processo rico. Atualmente o primeiro contato para recrutamento é através do currículo.
Chiavenato ainda ressalta que, a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo par o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
Atualmente existem três tipos de recrutamento: o interno, o externo e o misto.
O recrutamento interno é realizado na própria empresa, com os próprios colaboradores, esse tipo de recrutamento é positivo, porque além de estimular, motiva ainda mais o colaborador. No recrutamento externo, a busca é feita fora da empresa. A principal vantagem é que a empresa pode ter pessoas com novas idéias e com experiência comprovada não terá gastos com treinamento. Em contra partida o recrutamento externo desmotiva os funcionários que já atuam na empresa e almejam crescimento profissional.
Existe ainda mais um tipo de recrutamento, o misto que para Chiavenato (2004) esse tipo de recrutamento nada mais é que o recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso o externo não apresente resultados desejáveis.
Em todos os tipos de recrutamento a de ficar atento em usar técnicas compatíveis e de confiança para que seja realizado de forma correta e transparente. Qualquer erro nesta fase pode ser crucial colocando em risco a empresa contratante.
Chiavenato assim como outros autores, instrui etapas a fim de minimizar os erros na hora do recrutamento e seleção:
1) Pesquisa internadas necessidades.
2) Pesquisa externa do mercado.
3) Definição das técnicas de recrutamento a utilizar.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/recursos-humanos/artigos/22778/qual-a-diferenca-entre-recrutamento-e-selecao e Vanessa
Bons estudos ! Persistam sempre !