SóProvas


ID
2691616
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Ao analisar contrato firmado por entidade pública com empresa especializada em combate a incêndio, a CGU verificou a ocorrência de contratação direta indevida, com utilização de inexigibilidade de licitação, sob a alegação de fornecedor exclusivo. No caso em tela, a documentação apresentada pela contratada não era hábil para comprovar a sua exclusividade como prestadora de tais serviços, sendo constatada, portanto, fuga do processo licitatório em virtude da contratação por inexigibilidade de licitação”.

(Trecho extraído da publicação “Licitações e contratos administrativos” da Controladoria Geral da União. p. 44).

O caso apresentado pela Controladoria Geral da União (CGU) trata de inexigibilidade de licitação prevista na Lei nº 8.666/93, então, assinale a única alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.”

  • A) Errada. A Inexigibilidade deve ser utilizado quando não for possível a competição.

    B) Errada. A lei 8.666 veda a preferência por marca.

    C) Correta. É a literalidade de umas das hipóteses de inexigibilidade da Lei nº 8.666/93:

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.”

    D) Errada. É uma vedação da Lei também constante no artigo 25.

    “II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    E) Errada. A singularidade do serviço é justamente a diferenciação entre ele e os demais. Além disso, E o serviço deve ser prestado por profissionais ou empresas de notória especialização. Isso é um requisito e não uma eventualidade.

    Gabarito: Letra “C”