-
Na minha opinião, não ouve omissão de clareza em nunhuma alternativa. Gabarito escroto!
-
Também não consegui encontrar comprometimento na clareza da alternativa B.
No caso, entendi que a palavra suprimida é dispõe, ficaria: "O ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os Ministérios do Governo dispõe.
"Um dispõe de mais verbas do que outros".
Aguardo o entendimento dos colegas do QC.
-
O ministério da educação não faz parte dos ministérios do governo!?!?
-
Pra mim a letra C tá com omissão.
-
Respondi como sendo a letra C. Mas, fazer oque aprender com os erros. O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os Ministérios do Governo. Quais ministérios do governo????? sendo que desta forma incluiria até o próprio Ministério da Educação.
-
O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os Ministérios do Governo.
Colegas de estudo, o gabarito está certinho. A frase da alternativa B é ambígua, prejudicando a clareza. A ambiguidade consiste em não se saber se o Ministério da Educação possui mais verba que todos os demais Ministérios juntos ou que cada Ministério individualmente.
-
Não observei comprometimento de entendimento em nenhuma alternativa...
Em todas as alternativas foi utilizada a figura de construção denominada Zeugma, que consiste na omissão de um termo que ocorreu anteriormente no texto e que não compromete o entendimento.
-
o texto inicial fala em comparação, então marquei a letra B que era a única que tinha compaaração....
-
Pelo fato do comando falar de omissão, marquei a letra d que parece faltar algumas vírgulas lá.
-
Qual instituição parceira??????
-
Renato Gurgel,creio que esse seja o raciocinio para encontrar a resposta dessa questão.
-
GABARITO: B
Questão: De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, “a omissão de certos termos ao fazermos uma comparação, omissão própria da língua falada, deve ser evitada na língua escrita, pois compromete a clareza do texto: nem sempre é possível identificar, pelo contexto, qual o termo omitido. A ausência indevida de um termo pode impossibilitar o entendimento do sentido que se quer dar a uma frase” (BRASIL, 2002). Em qual sentença a omissão comprometeu a clareza do texto?
A) ERRADO. Contratam-se colaboradores, de preferência com experiência. Contratam-se o quê? Colaboradores. De preferência o quê? Colaboradores com experiência. Não comprometeu a clareza.
B) CORRETO. O Ministério da Educação dispõe ( A) de MAIS verbas DO QUE os Ministérios do governo ( B ). Devido a essa RELAÇÃO DE GRAU, os enunciados possuem uma AMBIGUIDADE ESTRUTURAL, voltando-se muito mais para a argumentação a favor de determinado julgamento do que para a INFORMAÇÃO ( CLAREZA).
Princípio da Impessoalidade referente à clareza: EVITA a DUPLICIDADE de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
C) ERRADO. A UNIFAL-MG comprou café e leite para os convidados; a instituição parceira, torradas e queijo. A UNIFAL comprou o quê? Café e leite para os convidados. A Instituição parceira comprou o quê? Torradas e queijo. Não comprometeu a clareza.
D) ERRADO. O Curso de Ciências Biológicas - Bacharelado tem entrada de alunos no primeiro semestre, o de Licenciatura no segundo. O Curso de Ciências Biológicas de bacharelado tem entrada de alunos no primeiro semestre. O Curso de Ciências Biológicas de Licenciatura tem o quê? Tem entrada de alunos no segundo semestre. Não comprometeu a clareza
CLAREZA
Deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Um texto claro é aquele que possibilita IMEDIATA compreensão pelo leitor. A Clareza depende das demais características da redação oficial:
1) Impessoalidade: que EVITA a DUPLICIDADE de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
2) O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
3) Formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescritível uniformidade dos textos.
4) Concisão: que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
É pela correta observação dessas características que se redige com CLAREZA. Contribuirá, ainda, a indispensável RELEITURA de TODO TEXTO REDIGIDO.
-
ACERTEI UMA DA FILHOTE DE FGV.
-
Acredito que a letra B, da forma que foi escrita, indica uma comparação imprecisa entre verbas do Ministério da Educação com "Ministérios do Governo". Dessa forma, não existe uma comparação verba X verba.
Teria que ser incluído os termos "outros" ou "demais", remetendo à construção "verbas dos outros ministérios" OU "verbas dos demais ministérios".
Correção:
O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os OUTROS Ministérios do Governo.
O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os DEMAIS Ministérios do Governo.
-
Indentifiquei o erro ao fazer a seguinte pergunta: "mas o Ministério da Educação também faz parte do Governo?".
-
A frase da alternativa (B) apresenta incoerência. Como está, passa a impressão de que "O Ministério da Educação" não é um dos "Ministérios do Governo". Uma possibilidade de correção é: O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os demais Ministérios do Governo.
A resposta é a alternativa (B).
-
A 'c' tem ambiguidade também, instituição parceira de quem, da faculdade ou dos colaboradores?
-
afinal, o que a questão queria mesmo?
-
minha gente pelo amor de deus o que e isso dessa materia? pra mim estao todas corretas ,so eu que vejo assim?
-
Gabarito B.
O correto é:
O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os demais Ministérios do Governo. OU
O Ministério da Educação dispõe de mais verbas do que os outros Ministérios do Governo.
Procurem no MRPR, edição de 2018, página 65 e vejam que o examinador copiou o exemplo do manual.
É importante ler a" lei seca", as instruções normativas e os manuais, principalmente quando se tratar de uma banca sem muita expressão, pois a tendência é cobrar a literalidade.
Confesso que acertei porque acabei de ler o manual.
Bons Estudos.
-
Se faltou clareza ou não, depende do contexto onde está inserida cada frase....