SóProvas


ID
2693524
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Usos da razão


      A imaginação, o que dizer a respeito dela? Meus livros estão aí para provar que eu a tenho. Mas é uma imaginação que está sempre a serviço da razão.

      Ou melhor: que aceita a prevalência da razão. Posso formular assim: a imaginação é o ponto de partida, mas o caminho a partir daí pertence à razão.

      Somos nós que nos afirmamos, por oposição ao comportamento dos animais, seres dotados de razão; por isso, não posso aceitar (e aí entra uma questão ética) que a razão seja usada contra a razão. Nesse sentido, uma razão que não é conservadora da vida, uma razão que não defende a vida, uma razão que (pondo a coisa num terreno mais prático, mais imediato) não se orienta para dignificar a vida humana, para respeitá-la, muito simplesmente para alimentar o corpo, para defender da doença, para defender de tudo o que há de negativo e que nos cerca, e que desgraçadamente é também produto da razão, é uma razão de que se faz um mau uso.

      Se o homem é um ser racional e usa a razão contra si mesmo – um contra si mesmo representado pelos seus semelhantes −, então de que é que serve a razão? Se ela não serve à ética, ela se transforma numa arma destrutiva.

(SARAMAGO, José. As palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 134/135) 

Considerando-se o sentido do contexto, no segmento tudo o que há de negativo e que nos cerca, e que desgraçadamente é também produto da razão (2° parágrafo), admite-se que

Alternativas
Comentários
  •   "Se o homem é um ser racional e usa a razão contra si mesmo – um contra si mesmo representado pelos seus semelhantes..." 

  • a) tudo o que há de negativo ocorre pelo fato de se negar algum uso deliberado da própria razão. 

    tudo que ocorre de negativo se deve pelo uso deliberado da razão e não pela negação ou abstenção desse uso.

    b) CORRETA

    c) em certas práticas podemos nos valer da razão para dar um sentido positivo àquilo que parece ser negativo

    o segmento utilizado na questão nada fala sobre valorar positivamente algo negativo, pelo contrário, o segmento diz que a partir da razão são originados produtos negativos opostos aos positivos. 

    d) a humanidade tem, infelizmente, o poder de outorgar à ética a condução decisiva de práticas negativas

    o segmento base nada fala sobre ética, apenas de questões negativas derivadas do uso da razão

    e) o que nos limita negativamente é a incapacidade de produzir com a razão algo que seja irracional. 

    o lado negativo da razão é justamente nossa capacidade de produzir algo irracional.

  • Se invertesse a ordem dos termos positivo e negativo da letra C, acredito que ficaria correto.

  • tive de ler 8x pra ficar mais claro

     

  • Esse trecho: ''tudo o que há de negativo e que nos cerca, e que desgraçadamente é também produto da razão'', quer em outras palavras dizer que as coisas de negativas que tem na vida (e que nos cerca) , infelizmente (desgraçadamente), é também fruto da razão.  Há pessoas que usam a razão para o mau. É o mesmo que dizer que há pessoas muito inteligentes que utilizam sua inteligência para o mau.

  • Como já dizia Samuel Johnson "Os homens são mais constantes no ódio do que no amor."