Gabarito A
A Estrutura de Gestão de Informação (SMI, do inglês Structure of Management Information) fornece uma maneira de definir os objetos gerenciados e seus comportamentos. Um agente tem em posse uma lista de objetos que ele controla. Um possível objeto é o status operacional de uma interface do roteador (por exemplo, up, down, ou testing). Essa lista define coletivamente as informações que o gerente pode utilizar para determinar a saúde geral do dispositivo no qual seu agente reside.
Basicamente, podemos pensar em um banco de dados de objetos gerenciados e rastreados pelos agentes onde qualquer tipo de status ou dados estatísticos pode ser acessado pelo gerente. Isso recebe o nome de Management Information Base (MIB).
Enquanto o SMI fornece uma maneira para definir objetos gerenciados, a MIB é uma definição (usando a sintaxe da SMI) dos próprios objetos. Analogamente, a MIB se comporta em relação ao objeto como um dicionário se comporta perante uma palavra. Inicialmente, define o nome textual de um objeto para depois lhe atribuir um significado ou uma definição.
Um agente pode implementar muitas MIBs, mas todos os agentes implementam uma MIB particular chamada MIB-II (RFC 1213). Essa norma é responsável por definir variáveis para estatísticas de interface (velocidades de interface, MTU, octetos enviados, octetos recebidos, etc.) e status pertencentes ao sistema (localização do sistema, de contato do sistema, etc.). Em suma, o principal objetivo do MIB-II é fornecer a informação TCP/IP geral de gestão.
Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/snmp/mibs.htm
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !