SóProvas


ID
2694238
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com base nas recomendações da Norma ABNT 16401, analise os itens a seguir:

1 - Apresenta alguns critérios relacionados à carga térmica a serem adotados no projeto. Primeiramente, não se deve superdimensionar o sistema, o cálculo da carga térmica deve ser o mais exato possível, e, por isso, deve-se evitar o uso de fatores de segurança.
2 - Aponta dois métodos computacionais como referências para o cálculo de carga térmica, isto é, o Modelo HB (Heat Balance) e o Modelo RTS (Radiant Time Series).
3 – Recomenda que se deva prever sistemas independentes de refrigeração para locais que funcionem fora do horário previsto das demais áreas comuns (como salas de segurança, vigia, etc.) e, finalmente, para locais que necessitem de exigências especiais nas condições do ar, temperatura, umidade, etc., não é recomendado que seja o mesmo sistema de refrigeração das demais áreas.
4 - Faz uma série de recomendações que favorecem a conservação e o uso consciente de energia na seleção dos equipamentos que devem ser avaliadas pelo projetista. Sugere o uso de componentes de alta eficiência em qualquer carga utilizada, instalação de sistemas de controle, utilização de vazão variável de distribuição de ar e água, refrigeração por absorção e recuperação do calor rejeitado no ciclo, uso do ar externo para resfriamento no período noturno (quando as condições externas possibilitarem), termo acumulação e aproveitamento da energia solar.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Alternativas
Comentários
  • NBR 16401-2

    Não se deve superdimensionar o sistema, o cálculo da carga térmica deve ser o mais exato possível, e, por isso, deve-se evitar o uso de fatores de segurança arbitrários

    A banca esqueceu essa palavrinha do ctrl c e ctrl v deles que faz toda a diferença... onde já se viu em engenharia evitar usar fator de segurança. Fator de segurança arbitrários não é a mesma coisa

  • Item 1: Errado

    1 - Apresenta alguns critérios relacionados à carga térmica a serem adotados no projeto. Primeiramente, não se deve superdimensionar o sistema, o cálculo da carga térmica deve ser o mais exato possível, e, por isso, deve-se evitar o uso de fatores de segurança [arbitrários ✓].

    7.1.1 Evitar superdimensionar o sistema. Os cálculos das cargas térmicas devem ser os mais exatos possíveis, evitando aplicar “fatores de segurança” arbitrários para compensar eventuais incertezas no cálculo.

    .

    Item 2: Errado

    2 - Aponta dois métodos computacionais como referências para o cálculo de carga térmica, isto é, o Modelo [HB (Heat Balance) e x] [TFM ou ] o Modelo RTS (Radiant Time Series).

    6.1.3.2 Este cálculo, exceto para sistemas muito simples, é inviável sem o auxílio de um programa de computador.

    O programa deve ser baseado nos métodos da ASHRAE (TFM — Transfer Function Method ou preferivelmente RTS — Radiant Time Series Method), descritos detalhadamente nas Referências Bibliográficas [2] e [3], respectivamente.

    .

    Item 3: Correto

    7.1.4 Evitar a necessidade de operar o sistema para atender a pequenos locais que devam funcionar fora dos horários normais do restante dos locais. Recomenda-se prever para estes locais sistemas independentes, operados apenas quando o sistema principal é desligado.

    .

    Item 4: Correto

    7.3 Conservação de energia

    Deve-se considerar a adoção de soluções e dispositivos que favoreçam a conservação de energia, como:

    a) seleção de componentes de alta eficiência, tanto a plena carga como em carga reduzida;

    b) dispositivos de controle e gerenciamento que regulem a capacidade do sistema em função da carga efetivamente existente e mantenham em operação apenas os equipamentos mínimos necessários:

    c) distribuição de ar e água em vazão variável que minimize a energia absorvida por ventiladores e bombas;

    d) recuperação do calor rejeitado no ar de exaustão ou nos condensadores;

    e) aproveitamento das condições externas favoráveis (controle entálpico da vazão de ar exterior, resfriamento noturno dos ambientes);

    f) termoacumulação, que reduz a demanda elétrica e o custo da energia elétrica;

    9) refrigeração por absorção, que possibilite o aproveitamento de energia calorífica rejeitada;

    h) aproveitamento da energia solar.

    .

    Referência Bibliográfica: ABNT NBR 16401-1:2008

    .

    Não há alternativa correta para esta questão.

    .

    Bons estudos!