SóProvas


ID
2694751
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

                      Ministro do Japão diz que idosos devem

                               se apressar para morrer


      De acordo com a AFP, o ministro de finanças do Japão, Taro Aso, disse, no dia 21/2/2018, que os idosos deveriam “se apressar e morrer” ao invés de custar dinheiro ao governo em cuidados médicos até o “fim da vida”.

      Aso, que também é vice-primeiro-ministro do país, teria feito a declaração durante uma reunião do Conselho Nacional de Reformas da Segurança Social. “Deus nos livre de sermos forçados a viver quando queremos morrer. Você não pode dormir bem quando você pensa que é tudo pago pelo governo.”, completou. “Isso não vai ser resolvido, a menos que você permita que eles se apressem e morram.”, disse ele.

      “Eu não preciso desse tipo de atendimento. Vou morrer rapidamente.”, argumentou Aso, acrescentando que havia deixado instruções para que sua vida não seja prolongada artificialmente. Durante a reunião, ele chamou de “povo tubo” os pacientes que não conseguem se alimentar.

                                     Internet: <http://g1.globo.com>  (com adaptações).

Tendo como base o texto acima, julgue o item seguinte no que se refere à ética e moral.


É correto afirmar que há um verdadeiro dilema ético entre o respeito aos idosos e o controle de gastos do Estado com saúde no Estado Japonês.

Alternativas
Comentários
  • Quanta humanidade de Taro Aso hahaha...

  • Gente. MEDO.  

  • Não entendi o porquê da banca ter dado como correto. Sim, eu sei que no Japão há o respeito pelos idosos, mas a banca pede "com base no texto..".. e no texto não há referência a um dilema...

  • Se cair na prova eu marco ERRADO novamente. Não há um DILEMA ÉTICO, o que há é um respeito por um estágio na vida pelo qual somente os afortunados passarão. Ou você ficaria feliz em saber que vai morrer aos 50?!

  • Essa é a opinião do TARO. O texto não fala que é o governo oficialmente.

  • Um ministro é o membro de um governo nacional ou, ocasionalmente, subnacional, com importantes funções executivas. A maioria dos ministros é responsável pela gestão de uma pasta, ou seja, de uma área temática governativa, o que implica normalmente a direção de uma das grandes repartições governamentais, geralmente designadas "ministérios" ou "departamentos".

     

    "De acordo com a AFP, o ministro de finanças do Japão, Taro Aso, disse, no dia 21/2/2018, ..." podemos sim concluir que o texto fala do governo, certo?

    Dilema é uma situação, normalmente problemática, constituída por duas soluções que são contraditórias entre si, mas ambas aceitáveis. É justamente o que ocorro no texto: de um lado respeito aos idosos do outro lado gastos do Estado com saúde.

     

     

    Questão certa!

    Questão de ética que foge da mesmice, gostei!

     

  • eu pensei assim: 
    A etica no serviço publico os gastos tem que ser poucos ou baixos
    e é ético que tem que se cuidar da população idosa

    ai ha um conflito entre o custo e o cuidar da população

     

  • CERTO

     

    Pela interpretação do texto extrai-se que quanto mais pessoas envelhecem, maiores são os gastos do governo.

  • parece estar mais pra um dilema moral, já que é uma verdade universal que vc tenha que cuidar dos idosos e tbm é uma verdade universal que todos não economizariam recursos para cuidar da saúde de quem quer que seja. Todavia alguma coisa tem que ser feita e essa ação seria fruto da moral trazida pelas opiniões das experiências na vida dos leitores. Assim, para alguns seria sim enquanto para outros seria não, não existindo uma verdade unversal no caso.

  • Gabarito tá como CERTO.
    Mas eu marcaria errado várias vezes.

    PORÉM.....
    Pelo o que entendi, a questão do "dilema" é implícita e não declarada, e cinge-se apenas no liame administrativo.
    Pois sim, por questão da ética e da moralidade (pra não dizer cultural e legalmente), o Japão deve respeito aos idosos. Mas isso é uma circunstância social.
    Os valores da sociedade não se confundem com a administração. 
    Então para responder essa questão a gente deve esquecer: a) opinião pessoal do ministro das finanças; b) os valores sociais do Japão.
    Isso com o intuito de analisar que nos extremos entre "GASTOS do Estado com saúde" X "Idosos que fazem o Estado gastar", prevalece sim um dilema.
    O Estado QUER economizar gastos, enquanto os idosos POSSUEM direito à vida.
     

  • Para mim não há um dilema no Estado japonês, mas sim somente na cabeça desse cidadão, que infelizmente ocupa um alto cargo político naquele país.

     

    Ele deveria ter falado isso na presença do Imperador do Japão, que está atualmente com 84 anos.

  • Fala pessoal, vou dar uma grande dica pra esse tipo de questão:                                                        (não há, ou chuta ou deixa em branco)

  • Concordo, Bruno C. Pensei a mesma coisa

  • COMOASSIM???  A questão que trata do mesmo texto, da mesma prova, contradiz esse gabarito:

    Q898247

     

    A opinião do ministro japonês acima destacada encerra um preceito moral, pois é uma opinião pessoal, e não um preceito ético da sociedade japonesa.

    GAB: CERTO

     

     

    BOM  SE NÃO É UM PRECEITO ÉTICO DA SOCIEDADE JAPONESA, ENTÃO COMO HÁ UM DILEMA ÉTICO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • Que decepção com a atitude do ministro japonês!! Dilema ético total...

     

    Gabriel Calixto

    O comentário do colega Francis Araujo nessa mesma assertiva pode te ajudar:

     

    Preceito MORAL é conceito temporal (condiz com sua conduta pessoal; prática do que ele aprendeu).

    Preceito ÉTICO é conceito permanente (condiz com uma conduta universal; é regra social).

  • Questão mal formulada, A meu ver não é um preceito (Dilema) Ético da população japonesa, mas sim um preceito Moral que saiu da cabeça desse ministro.Seria uma opinião dele. Será que eu entendi correto????

  • Eu não consegui nem entender o enunciado da questão. Questão assim é melhor pular

  • A acertiva diz respeito a opinião do ministro. 

    Nada a ver com o Estado e muito menos com o bom senso.

  • Ficou muito confuso, ainda mais com a outra questão que fala que o texto trata da MORAL do ministro. Gostei não, examinador errou nisso aí.

     

  • Banca BOXTA

  • Quer dizer então que a fala desse ministro expressa a opinião de toda a nação japonesa? Hmm, tá certo

  • Questão : correto afirmar que há um verdadeiro dilema etico = ( problema / falta de ética ) entre o respeito aos idosos e o controle de gastos do Estado com saúde no Estado Japonês. 

     

    GABARITO : CORRETO :

     

    ARGUMENTAÇÃO CONFORME O TEXTO :

     

    1o parágrafo :

    Ministro de finanças do Japão disse que os idosos deveriam “se apressar e morrer” ao invés de custar dinheiro ao governo em cuidados médicos até o “fim da vida”.

     

    O MINISTRO DISSE ISSO PELO FATO , DE HAVER UM IDOSO ENTUBADO ( VIDA VEGETATIVA RESPIRANDO / SOBRIVENDO DE MODO ARTIFICIAL / POR UM TUBO : prolongando a vida ( ocupando o leito e material do hospital enquanto o idoso deveria estar morto p proporcionar a vaga para quem realmente precisa .)

     

    NA OPINIÃO DELE : SE O IDOSO MORRESSE / OU SE TODOS OS IDOSOS MORRESSEM ( OS QUE PROLONGAM A VIDA COM RECURSOS DO HOSPITAL ) : iria diminuir o gasto "visto" como desnecessário .

     

     

     

    O PROFISSIONAL /todos E O ESTADO TEM Q CONTROLAR OS GASTOS :CONTROLE DOS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS : CONTROLE do ORÇAMENTO PÚBLICO DO GOVERNO DA : UNIÃO , DO ESTADO , DO D.F E DOS MUNICÍPIOS .

     

    Tem q CONTROLAR o gasto e o desperdício PARA PODER PROPORCIONAR O ATENDIMENTO ÉTICO E COM QUALIDADE .

    O RECURSO FINANCEIRO do ESTADO É P o GASTO NECESSÁRIO P INVESTIR EM RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS HOSPITALARES PARA TODOS OS QUE NECESSITAM do atendimento ético, digno , integral e SEM DISCRIMINAÇÃO) :

     

    ISSO SERIA AGIR COM ÉTICA : ( RESPEITO : À VIDA ; AO IDOSO DOENTE OU AOS DOENTES EM FASE TERMINAL ).

    DITAMES DA Constituição Federal : SAÚDE: DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO .

     

     

    O QUE O MINISTRO DISSE FOI :

     

    FALTA DE RESPEITO / ÉTICA : PELA VIDA ; AO IDOSO(S) OU DOENTES EM ESTÁGIO TERMINAL QUE NECESSITAM DE CUIDADO / ATENDIMENTO ADEQUADO E LEITO HOSPITALAR .

    Pois a pessoa / doente q tem a capacidade de decidir ou a família dele : somente eles tem o direito de decidir : prolongar a vida ou ñ?

     

    E TAMBÉM É FALTA DE CONTROLE DOS GASTOS COM : MATERIAIS ( OU DESPERDÍCIOS) ; DESVIOS DE ORÇAMENTOS / FINANCIAMENTOS / VERBAS HOSPITALARES TANTO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS COMO NO SETOR PÚBLICO/ SUS : REALIDADE NACIONAL .

     

     

    Observação p alguns comentários :

     

    CONTROLE DE GASTOS / FINANCIAMENTOS É SIM ADMINISTRADO PELO MINISTRO DA SAÚDE / MINISTÉRIO DA SAÚDE FEDERAL DISTRIBUI AS COMPETÊNCIAS PARA OS GOVERNOS : DA UNIÃO, DO ESTADO , DO DIST.FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS ( DESCENTRALIZAÇÃO DOS PODERES : FINANCEIROS , DAS COMPETÊNCIAS / GESTÃO ADMINISTRATIVA ).

  • Imagine o problema que isso daria aqui n Brasil caso Bolsonaro, Paulo Guedes, ou algum dos filhos daquele, falasse isso...

  • CERTO

    "Um dilema ético surge quando uma pessoa é forçada a decidir entre duas opções moralmente válidas, mas elas podem entrar em conflito com os limites estabelecidos de uma empresa, agência governamental ou lei.

    Um dilema ético difere de um dilema moral porque envolve muito mais seguir regras do que a consciência, embora a consciência possa certamente levar um indivíduo a considerar violar as regras."

    fonte: https://www.storyboardthat.com/pt/articles/e/dilema#:~:text=Um%20dilema%20%C3%A9tico%20difere%20de,a%20considerar%20violar%20as%20regras.