SóProvas


ID
2695222
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando a Portaria n° 344/1998, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, e as normas referentes às substâncias e aos medicamentos sujeitos a controle especial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito E

    a) As substâncias sujeitas a controle especial e os medicamentos que as contêm devem ser guardados sob chave ou outro dispositivo que ofereça segurança, em local exclusivo para esse fim e sob a responsabilidade do farmacêutico ou outro funcionário. A dispensação dessas substâncias deve ser feita por qualquer funcionário.  ERRADO, sob a responsabilidade do farmacêutico ou químico responsável quando se tratar de industria farmoquímica

    b) Os balanços contendo substâncias da lista C2 (lista das substâncias retinoicas), assim como documentos referentes a entradas e saídas, devem ser arquivados no estabelecimento por dois anos. A documentação referente à movimentação de medicamentos ou às substâncias pertencentes às demais listas precisa ser arquivada por três anos. Ao fim dos prazos, os documentos podem ser destruídos.  ERRADA,  deverão ser arquivados no estabelecimento pelo prazo de 2 (dois) anos, a exceção é para a lista C3 (imunosupressoras) que devem ficar guardadas por 5 anos.

    c) Nas farmácias públicas, a prescrição deve ser feita opcionalmente pelo nome genérico e a dispensação respeitará a disponibilidade de produtos. ERRADA.

    d) Nas farmácias privadas, a prescrição pode ser realizada obrigatoriamente pelo nome genérico. Medicamentos similares não intercambiáveis podem ser dispensados apenas quando prescritos pela respectiva marca comercial, não sendo permitida a substituição. ERRADO, não há essa obrigatoriedade da prescrição pelo nome genérico.

    e) Aplicam-se aos produtos sujeitos a controle especial as mesmas regras de substituição dos demais medicamentos. Portanto, há intercambialidade entre o medicamento de referência e o genérico e também entre o medicamento de referência e o similar equivalente. CORRETO