-
A Nimesulida é um potente anti-inflamatório com ação antitérmica, analgésica. Além de combater inflamações é recomendado no caso de dor e febre. O seu mecanismo de ação baseia-se na inibição da COX-2 e suas principais reações adversas são náusea, dor gástrica, dor abdominal, diarreia, constipação e estomatite; raramente, úlceras pépticas, perfuração ou hemorragia gastrintestinal, que podem ser graves. Problemas no sistema renal, oligúria, edema e, em casos isolados, falência renal; e no sistema nervoso, como sonolência, cefaleia, tonturas e vertigens, foram relatados. As principais interações da nimesulida são com betabloqueadores e antimetabólicos. Contudo, a nimesulida é agravante em problemas hepáticos e diante de estudos realizados, nos quais mostram que o seu uso contínuo pode causar colestase intra-hepática e até mesmo necrose hepática, é recomendado sua utilização por no máximo 7 dias. Doentes tratados com nimesulida e varfarina ou agentes anticoagulantes similares, ou até mesmo ácido acetilsalicílico têm maior tendência a desenvolver complicações hemorrágicas. Por isso, esta associação é desaconselhada e não deverá ser feita em doentes com alterações graves de coagulação (TEXEIRA, 2009). Acredito que esta questão tenha 2 respostas, a letra A e a D.
-
A Nimesulida é um AINE e nao um COXIBE.. ela inibe um pouco mais a COX 2 do que os AINEs comuns mas ela também inibe a COX 1.. portanto ela nao é SELETIVA.
-
Na pagina 47 do livro de Andrade, Terapeutica madicamentosa em odontologia (3ed) ha uma tabela onde classifica nimesulida, meloxicam, celebocoxib e Etoricoxib como inibidor seletivo cox 2.
-
A nimesulida é um inibidor seletivo da COX2, porém não é especifica.
-
Muitos autores, inclusive ANDRADE, consideram como Inibidores seletivos para COX2: Meloxican, Nimesulida e Coxibes.
Apesar de exercer pouco efeito sobre COX1, a NIMESULIDA é considerada Seletiva para COX2, pois seus efeitos predominam sobre a COX2.
Andrade afirma que o uso concomitante de Piroxican, Ibuprofeno (e provavelmente outros AINES) com a Varfarina pode potencializar o efeito anticoagulante desta e provocar hemorragia.
Então de fato, itens A e D corretos.