SóProvas


ID
2695624
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um dos tipos de traumatismo que pode ocorrer tanto em dentes decíduos quanto em dentes permanentes é a fratura radicular horizontal. É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Em decíduos não deve-se forçar a remoçao do fragmento apical, pois pode lesionar o permanente, sendo assim, é indicado a extração ou acompanhamento. Na dentição permanente, caso a fratura seja feita a nivel gengival (pior prognostico para esse caso) é indicado a exodontia; Em fraturas de terça médio e apical faz-se a contenção rígida de 4 a 6 meses, e apos duas semanas removida a contenção, faz-se o tratatamento endodontico, podendo ser feito até a linha de fratura e posteriormente fazer a apicectomia. A questão refere ao tratamento comum aos dois tipos de dentição, o que indicaria ser o gabarito B

  • Questão passível de anulação!

    O pior prognóstico é quando ocorre fratura mais na região cervical, onde muitas vezes tem que ocorrer até a exodontia!

  • A letra B também está correta, pois fraturas cervicais tem o pior prognóstico devido a contaminação via sulco gengival!

    Em decíduos não faz a remoção do fragmento apical

  • O prognóstico da injúria vai depender do grau de deslocamento, maturidade do dente e se houve tratamento adequado, sendo extremamente desfavorável para fraturas no nível cervical

  • A necrose pulpar ocorre em 25%das fraturas radiculares. Na grande maioria dos casos, a necrose ocorre apenas no segmento coronário e o segmento apical permanece vital. Portanto, o tratamento endodôntico é indicado somente no segmento radicular coronário, a menos que uma lesão perirradicular seja observada no segmento apical. 

    Se a reparação de uma fratura já ocorreu completamente, mas foi seguida de necrose do segmento apical, o prognóstico é muito melhor. Nas fraturas radiculares mais apicais, os segmentos apicais necrosados podem ser cirurgicamente removidos. (Endodontia Biologia e Técnica 4ª Ed Lopes Siqueira)

    Apesar de inadequado, o enunciado traz "decíduos ou permanentes", portanto, a de se considerar a D correta, visto que a fratura a nível cervical próximo a margem gengival não tem o pior prognóstico:

    "Se a fratura está além ou perto da margem gengival, o dente deve ser removido, ou o fragmento coronário removido e o tratamento endodôntico realizado. A raiz pode ser restaurada com pino e núcleo de preenchimento." (Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea Hupp 6ª Ed)

  • Segundo Kronfeld um dos fatores para êxito no tratamento de fraturas radiculares é que a linha de fratura NÃO deverá estar localizada no terço cervical. Para mim a correta seria a letra B.