SóProvas


ID
2695642
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

“GUNA é definida como uma condição inflamatória destrutiva do tecido gengival, sendo caracterizada por uma infecção bacteriana nas gengivas interdentais (em forma de cratera) com ulceração, necrose e destruição das papilas interdentais que pode se estender à gengiva marginal.”

(Oppermann & Rösing, 2013.)


Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. As lesões de GUNA normalmente acontecem em locais onde há gengivite crônica preexistente.

II. A etiologia primária dessas lesões está associada à invasão dos tecidos por bactérias oportunistas e vírus.

III. O estresse e a desnutrição podem ser apontados como fatores predisponentes para a GUNA.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A GUNA é uma infecção bacteriana específica (bacilos fusiformes e espiroquetas) que invade o tecido gengival. Não é transmissível, sendo um processo agudo quase sempre precedido por estresse, baixa de resistência orgânica ou mudanças de hábitos de vida. Apresenta caráter súbito. A má higiene bucal favorece o seu aparecimento.

    A doença é raramente observada em crianças em idade pré-escolar. Sua prevalência aumenta a partir da idade escolar (em crianças debilitadas e subnutridas) e torna-se significante, a partir da adolescência, principalmente em períodos de relativa tensão emocional, tais como exames escolares, esgotamento e preocupações extremas. A lesão restringe-se ao tecido gengival, iniciando-se pela infecção repentina da gengiva interdental e marginal. Não existe a associação direta com vírus. Letra C.

    http://www.dentistasp.com.br/orientacoes/?idpub=60

  • Por que o item I está correto, se a GUNA ocorre de forma repentina?

  • Caro Allan,

    Fatores predisponentes podem incluir o fumo, a precária higiene oral, má nutrição e o estresse.

    Falando-se em precária higiene oral, pode-se imaginar uma gengivite pré-existente sim; isso de ocorrer de forma repentina é devido a um estresse repentino que o paciente tenha tido.

    • A gengivite ulcerativa necrosante (GUN) é uma doença infecciosa aguda, a instalação é repentina e apresenta curta duração, sendo caracterizada pela ulceração e necrose da margem gengival e pela destruição das papilas interdentais. 
    • Fatores predisponentes secundários da GUN: estresse, diminuição da quimiotaxia de neutrófilos, consumo de álcool etílico, tabagismo, higiene oral deficiente e má nutrição que interferem  negativamente nos mecanismos de defesa do hospedeiro. 
    • A GUN não é transmissível. 
    • GUN diferencia-se de outros tipos de gengivite, sendo necrose papilar e ulceração nas pontas das papilas interdentais. Em casos graves podem interverter o contorno gengival. Forma pseudo-membrana de cor amarelo-acinzentada e há tendências de sangramento gengival espontâneo ou ao mínimo toque. Dor gengival intensa, sensação de repuxamento, mal estar, linfadenite e hálito fétido.