Fatores de Risco da Doença Periodontal
#1- Nível de Higiene Bucal: A placa bacteriana é o principal fator causador da doença periodontal e o nível de qualidade da higiene bucal está diretamente associada a isto. Quanto piores forem os hábitos e a frequência de higiene oral de uma pessoa, mais severa tenderá a ser a manifestação da doença periodontal. Quando se trata de um grupo populacional que possui pouca instrução de higiene oral, os níveis de perda tecidual e de doença na gengiva são costumeiramente maiores do que em grupos populacionais que possuem maior instrução. Programas intensivos de higiene oral são efetivos na redução do índice de cáries e da doença periodontal em crianças e adultos.
#2- Tabagismo: O cigarro é um fator de risco conhecido para várias doenças, inclusive para a doença periodontal. O efeito do fumo tem sido extensivamente estudado ao longo dos anos e a evidência de sugestões muito fortes na associação entre vários tipos de intensidade de hábitos de fumar com a condição de saúde gengival, perda de tecido periodontal, perda óssea e severidade da periodontite. A prevalência de periodontite em fumantes é muito maior do que em não-fumantes. Fumantes inveterados estão consistentemente associados com quadros mais severos da doença periodontal, com características de perda de dentes precocemente.
#3- Diabetes Mellitus
#4- Genética
#5- Gravidez
#6- Respiração Bucal.
Podemos perceber que o único que não aparece como fator de risco para a doença é o sangramento à sondagem, pois quando não aparece acompanhado de perda óssea já é indicativo de gengivite (DP) ou periodontite com perda. Letra C
http://rmaodontologia.com.br/doenca-periodontal/