CURVA DE LORENZ: é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou país, por exemplo. A variável cuja distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (CPP): é a curva máxima daquilo que a economia pode produzir, dados os recursos produzidos limitados, mostra as alternativas de produção da sociedade supondo os recursos empregados.
CURVA DE LAFER: mostra que após um certo nível da alíquota de imposto, qualquer elevação da taxa, em vez de aumentar a circulação total do governo, resultaria em uma redução, devido à evasão fiscal (sonegação), em um desestímulo provocado sobre os negócios em geral.
CURVA DE PHILLIPS: Faz a relação entre inflação e desempregos que surgem no curto prazo à medida que deslocamentos na curva de demanda agregada movem a economia ao longo da curva de oferta agregada de curto prazo.
Moleza, né?!
É a Curva de Laffer, claro! Essa curva nos diz que quando a alíquota é zero, a arrecadação é zero. Quando aumentamos a alíquota, a arrecadação cresce até atingir um máximo. Se a alíquota continuar aumentando, a arrecadação cairá.
Aliás, lembre: as bancas AMAM a Curva de Laffer.
Sei lá: talvez pela ideia que traz, talvez pela didática da teoria, enfim...fato é que cai muito!
Resposta: D