SóProvas


ID
2696848
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a Economia Política clássica, passando pelas teorias marxistas, o valor de uma mercadoria é definido

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Wikipedia

     

    (...) o valor econômico de uma mercadoria é determinado pela quantidade de trabalho que, em média, é necessário para a produzir, incluindo aí todo o trabalho anterior (para produzir suas as matérias primas, máquinas, etc). Em consequência, o preço de uma mercadoria deve reproduzir a quantidade de trabalho nela colocado, sendo o trabalho o único elemento que realmente gera valor.

     

    ------------------------------

     

    Elementos básicos da teoria marxista do valor, por Reinaldo A. Carcanholo

    A magnitude do valor de uma mercadoria, determinada pela quantidade de trabalho socialmente necessário (dimensão quantitativa do trabalho abstrato), é a medida da riqueza que ela significa para a sociedade. Representa a grandeza do esforço social despendido para a sua produção e, nessa medida, constitui a magnitude da riqueza social, na época capitalista.

     

    Fonte: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/934139/mod_resource/content/1/elementos%20básicos2.pdf

  • Tema de Economia Política sobre a Teoria do Valor-Trabalho presente nas contribuições de Smith, Ricardo e Marx, os economistas clássicos, com foco no último autor.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADA. A capacidade de consumo nada tem a ver com a determinação de valor de uma mercadoria.

    B) ERRADA. A escola de pensamento econômico que dará especial importância às variações momentâneas e conjunturais de preços é a escola marginalista ou utilitarista. Marx, embora não desconsiderasse os desequilíbrios pontuais de oferta e demanda, entendia que não era isso que, realmente, determinava o valor de uma mercadoria e, inclusive, denominava os marginalistas de "economistas vulgares" por focarem em questões secundárias e menos relevantes.

    C) ERRADA. Carga tributária nada tem a ver com a determinação de valor de uma mercadoria, isso afetaria o preço das mercadorias ao acrescentar os impostos, porém essa não era a preocupação da análise econômica de Marx.

    D) CERTA. Marx postula que o valor de uma mercadoria tem três dimensões: substância do valor (trabalho humano abstrato), grandeza/magnitude de valor (quantidade de trabalho humano abstrato socialmente necessário) e forma do valor (valor de troca/preço). Assim, em seu aspecto quantitativo, o valor da mercadoria se apresenta como a quantidade de trabalho abstrato médio (socialmente necessário) requerido para sua produção.

    E) ERRADA. Embora Marx também trate da circulação de mercadorias e dos conceitos de dinheiro e moeda, isso nada tem a ver com sua teoria do valor-trabalho.


    Gabarito do Professor: Letra D.