SóProvas


ID
2696995
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Teoricamente, a soma das cores primárias da chamada síntese subtrativa (magenta, ciano e amarelo) tem como resultado o preto. Isso deixa, efetivamente, de se materializar

Alternativas
Comentários
  • Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK

  • O estudo das cores está intimamente ligado à ideia da luz, pois sem a luz não enxergamos as variações de cor. Existem duas sínteses de cores: aditiva e subtrativa. A síntese aditiva é formada pelas cores Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue), que juntas formam a luz branca. Já a síntese subtrativa é composta pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta) e Amarelo (Yellow), que somadas tendem ao preto, ou seja, ausência de luz.

    Usamos a síntese aditiva RGB (Red + Green + Blue) para trabalhar com aparelhos eletrônicos, que emitem luz. Usamos a síntese subtrativa CMYK (Cian + Magenta + Yellow + Black) para impressão através de pigmentos.

    A imagem abaixo mostra a somatória das cores primárias da síntese subtrativa:



    Imagem: Blog do Marketingcinetv
    Com essas definições em mente, vamos às respostas:

    A) ERRADA. O preto é o resultado da somatória das cores cian, magenta e amarelo. Não há necessidade de se acrescentar mais cores. Não chegamos ao preto puro porque encontramos impurezas nos pigmentos envolvidos.

    B) ERRADA. Não chegaremos ao preto puro mesmo se misturarmos perfeitamente as cores envolvidas. Isso ocorre porque os pigmentos, ainda que no percentual exato da somatória, possuem impurezas na sua composição.

    C) ERRADA. O excesso de cores não é o motivo pela não obtenção do preto puro. São necessárias três cores para se obter, teoricamente, o preto: cian, magenta e amarelo. Se usarmos apenas uma ou duas cores da síntese subtrativa, não chegaremos ao preto.

    D) CERTA. A inexistência de pigmentos suficientemente puros é o motivo pelo qual não conseguimos chegar a uma cor pura. Elementos impuros não geram algo puro.

    E) ERRADA. O amarelo, na mistura com as cores cian e magenta, não possui efeito solvente. Ele é um elemento indispensável para obtenção do preto e age da mesma maneira que as outras cores envolvidas.

    Gabarito do professor: Letra D.