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Questões de Design na Comunicação Social


ID
49420
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
49423
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

    A produção em massa no início do século XX influenciou sobremaneira o processo de design, levando à formulação do que se chamou de Estética da Máquina.


ID
63070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Logotipo é o símbolo que é utilizado como elemento identificador e representativo de uma empresa, de uma instituição ou de um produto. É constituído pelo nome da empresa, instituição ou produto, pelo símbolo visual e pela marca (representação gráfica do nome).

Alternativas
Comentários
  • Logotipo, de acordo com Newton Cesar no livro Direção de Arte em propaganda, é a representação da logomarca apenas em tipologia. É o nome da empresa, um produto ou uma marca, que se identifica graficamente por um determinado tipo de letra e grafismo. Ex.: Coca-cola é um logotipo. Shell, o da concha, uma logomarca.

  • A questão refere-se à LOGOMARCA.

  • A questão se refere à logomarca:


    Entende-se por logotipo um grupo de letras fundidas em um só tipo, formando uma sigla ou palavra, usualmente representativas de marca comercial ou de fabricação de uma empresa ou produto, ou, em certos casos, de ambos.


    A logomarca, por sua vez, é uma marca que reúne graficamente letras do nome da empresa ou do produto e elementos formais puros, abstratos, ou seja, símbolos que os representem. Em outras palavras, a logomarca é a somatória do nome do produto ou empresa e de um símbolo que represente esta empresa ou produto.

    http://bebranding.blog.com/2012/03/18/logotipo-x-logomarca/
  • De acordo com Newton Cesar,em Direcao de Arte em Propaganda, Logomarca é criacao de marca, simbolo maior da identidade do cliente e Logotipo é a representacao da logomarca apenas em tipologia.

ID
152248
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A combinação do logotipo com o símbolo recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Manual da Conab:

    O termo assinatura é utilizado para as combinações do símbolo com o tipograma. O sistema estabelece duas versões da assinatura principal (horizontal e vertical) e quatro versões auxiliares. As assinaturas horizontal e vertical são formadas pela combinação do tipograma principal com o símbolo. As assinaturas auxiliares são formadas pela combinação dos tipogramas auxiliares com o símbolo.


  • Marca: nome da organização, empresa, pessoa, produto ou serviço a ser representado.

    Logotipo: representação tipográfica de uma marca.

    Símbolo: representação gráfica de uma marca.

    Assinatura Visual: combinação do logotipo com o símbolo da marca.

    Identidade Visual. :“Conjunto de elementos gráficos que compõem as características visuais de um nome, idéia, empresa, produto ou serviço.”
  • A Identidade visual é formada por quatro elementos visuais: logotipo, símbolo, cores e a tipologia padrão. 


ID
162001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As atividades de uma agência de publicidade na qual a direção de arte se faz diretamente presente incluem a

Alternativas
Comentários
  • A produção de vídeo é, na maioria das vezes, feita por uma produtora, e não por uma agência. Alternativa "a" como correta é questionável.

  • Concordo que a produção de vídeo, na maioria das vezes, é feita por produtora terceirizada e especializada nisso. 


ID
162016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na síntese aditiva de cores, luzes são misturadas; e na síntese subtrativa, cores pigmento. Idealmente, essas misturas resultariam em

Alternativas
Comentários
  • Nesse sistema a mistura de duas cores sempre resultará em uma cor mais luminosa,  quando se mistura as 3 cores primárias em intensidade máxima, alcança-se o branco. E por fim, nunca se conseguirá misturar diferentes cores e se obter como resultado uma cor primária.

    Esse sistema se chama aditivo pois as cores se formam através de soma de luz, por isso a resultante da soma das cores é o branco.

     

    Fonte: http://umpoucosobrecor.wordpress.com/category/sintese-aditiva

  • O enunciado está confuso, mas é isso mesmo. Ficaria mais claro se o enunciado falasse em misturar todas as cores primárias. Peque um círculo ou um catavento segmentado com todas as cores primárias da luz, como em um arco-íris, e gire-o em alta velocidade. Qual cor veremos? O catavento ficará branco, pois todas as cores foram unidas pela velocidade, permitindo ao nosso cérebro identificar apenas o branco. Já se misturarmos todas as cores primárias pigmentárias teremos o preto. É exatamente o que faz a impressora de tinta ao acabar o cartucho preto. Mesmo se não tiver mais o cartucho, ainda será possível imprimir em preto utilizando o cartucho colorido, o que não é recomendável pois ele acabará rapidamente, uma vez que todas as cores serão utilizadas para a feitura de um único pigmento.


ID
198064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.

A marca oficial do governo federal deve estar presente em todas as ações de comunicação, e, normalmente, cada gestão institui um conceito próprio e subjetivo, como parte da sua identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • A marca oficial deve ser preservada, mas é possível realizar mudanças, promover modernização, atualizar o manual de identidade visual como um todo... Geralmente, gestões novas promovem isso. Imagine se nunca houvesse alterações? A marca oficial dos anos 1980, com tipos e tons que não são mais agradáveis seria utilizada até hoje, o que não ocorre.


ID
213454
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quanto à relação entre Web, design de páginas e publicidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da world wide web

    O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia, usabilidade, acessibilidade entre outros.

    A preocupação fundamental do web design é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.


ID
213472
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A função de uma tabela de Pantone é

Alternativas
Comentários
  • Tabela Pantone

    O Pantone, ao contrário do que muitos pensam, na verdade é uma empresa e não marca de tinta. Fundada em 1962 em New Jersey, Estados Unidos, a Pantone Inc. é famosa pela “Escala de Cores Pantone” (Pantone Matching System” ou PMS), um sistema de cor utilizado em uma variedade de indústrias especialmente a indústria gráfica, além de ocasionalmente na indústria têxtil, de tintas e plásticos. Enquanto o processo CMYK é o método padrão para impressão da maioria dos materiais do mundo, o sistema Pantone é baseado em uma mistura específica de pigmentos para se criar novas cores. O sistema Pantone também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes. A maior parte das cores do sistema Pantone está além da gama de cores reproduzíveis pelo CMYK, Uma cor Pantone pode ser facilmente identificado usando-se um conta-gotas ou uma lupa. Ao contrário do sistema CMYK, não haverá retícula visível e a cor será chapada.
     

    Reciclando Idéias 
    Publicado por: ED | 1 01UTC dezembro 01UTC 2008 em "Blog do Ed 2009"

     


ID
213481
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das peças publicitárias utilizadas em promoções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os Stoppers são peças publicitárias introduzidas ao expositor promocional que se sobressaem perpendicularmente às prateleiras ou gôndolas. São fixados na altura dos olhos, informando o consumidor sobre as vantagens de adquirir determinado produto ou sobre lançamentos.

    Utilizado geralmente em supermercados, lojas e grandes magazines, o Stopper é um material de propaganda eficaz, pois reforça a mensagem promocional e institucional, atraindo a atenção do consumidor.


ID
265330
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere que a EMBRATUR produzirá uma coleção de cartazes para divulgar, no exterior, as festas folclóricas brasileiras, ressaltando traços da identidade cultural brasileira. Cada um dos cartazes destacará uma das festas, com uma fotografia em cores e dizeres complementares que a contextualizem. Assinale a alternativa que apresenta especificações corretas para esses cartazes, do ponto de vista da produção gráfica, e mais adequadas aos prováveis conteúdos.

Alternativas
Comentários
  • Notem que a questão fala de cartaz. Nesse caso elimine a impressão 4/4, pois não faz sentido a impressão em um objeto que ficará fixado na parede.
    Para um material ter resistência, a aplicação de verniz base d'água é no caso o mais recomendado.
  • O que significam os termos 1×0, 1×1, 4×0, 4×1 e 4×4?

    il

    Estes termos são extremamente comuns no meio gráfico, e por isso estão presentes no sistema da Printi. Eles se referem às cores presentes em um determinado material gráfico.

     

    Um produto 1×0 é impresso com sua frente em preto-e-branco (“uma cor”), com seu verso permanecendo sem impressão (“zero cores”).

     

    Um produto 1×1 é impresso em preto-e-branco em ambos os lados da página.

     

    Um produto 4×0 é impresso com sua frente em cores CMYK (“quatro cores”), com seu verso permanecendo sem impressão. Um folheto simples, por exemplo, poderia seguir este padrão – com uma arte e as informações necessárias na frente, e um fundo branco no verso.

     

    Já os produtos 4×1 possuem a frente (ou verso) em cor, com o lado oposto sendo impresso em preto-e-branco. Ou seja, informações (como textos) podem ser inseridas do lado contendo apenas uma cor.

     

    Por fim, o modelo 4×4 indica que o material é colorido em ambos os lados seguindo o padrão CMYK. A maioria dos cartões de visita, por exemplo, são impressos em 4×4, pois contem informações (arte e texto) dos dois lados do impresso. A Printi oferece diversas opções de customização, e por isso fica a seu critério escolher o que se adequa melhor ao seu projeto e à sua arte.

     

    Fonte: https://www.printi.com.br/blog/o-que-significam-os-termos-1x0-1x1-4x0-4x1-e-4x4


ID
289351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Branding, termo utilizado em comunicação para expressar o trabalho de construção e posicionamento de marca, implica a definição de variáveis, como design, cores, aplicabilidade, slogan e divulgação, que dão significado aos diferenciais estratégicos que uma marca representa e que lhe agregarão valor. Uma marca pode afirmar-se por atributo, por benefício, por adequação ao perfil do segmento a que se relaciona e, ainda, por contradição a um concorrente.

Alternativas
Comentários
  • Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, pág. 30:

     

    branding 1 Designação genérica para descrever a definição de marcas, logotipos ou nomes comerciais para um produto ou serviço. 2 Estudos de mercado, posicionamento, design, consumidor e estética para aplicação na criação de uma marca.

  • Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisao de compra do produto ou serviço.

     

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/branding/


ID
289354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

A estratégia de criação de marcas próprias, adotada por grandes varejistas, pode ser instituída por meio da utilização da marca da empresa em produtos a partir da negociação com fabricantes ou de uma nova marca fantasia, como selo de qualidade para determinada linha de produtos.

Alternativas
Comentários
  • vide carrefour, pão de acuçar, dia e tantos outros


ID
289357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de gestão da marca institucional, função de destaque da
comunicação empresarial, julgue os itens que se seguem.

Para a obtenção de direitos exclusivos sobre uma marca, deve-se registrá-la no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e, embora não seja possível registrar o design de uma marca, o registro de um nome a ela associado já garante o direito de propriedade.

Alternativas
Comentários
  • É possível registrar além no nome, o design da marca junto ao INPI.
  • O registro de marca é um título que assegura o direito de propriedade e uso exclusivo da marca em todo o território nacional. Sua concessão se dá mediante pedido depositado junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A proteção oriunda do registro não incide sobre a marca propriamente dita, mas sobre o seu uso para identificar um determinado produto ou serviço. Ressalvados os casos de notoriedade ou de alto renome, a mesma marca pode ser registrada por pessoas diversas, para atividades diferentes (princípio da especialidade). O âmbito de proteção decorrente do registro não se limita à marca nem aos produtos ou serviços nele descritos. No intuito de coibir o risco de confusão ou associação indevida, a tutela concernente ao registro da marca se estende também (i) a qualquer outra marca que a imite ou reproduza, de forma parcial ou com acréscimo e (ii) a qualquer outro produto ou serviço semelhante ou afim. A falta do registro não significa ausência completa de proteção: a legislação também reconhece alguns direitos baseados no uso, depósito ou notoriedade da marca.

    Fonte: https://enciclopediajuridica.pucsp.br


ID
289423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As ferramentas da comunicação visual devem conter os elementos
básicos de linguagem que compõem a sintaxe visual, fonte para a
construção de materiais e mensagens visuais. Com referência à
direção de arte e à produção gráfica, julgue os itens seguintes.

Considerando-se que os fundamentos da linguagem visual representam a base da construção de mensagens visuais no campo das artes e da produção comercial, é imprescindível que o diretor de arte tenha domínio desse conhecimento para a criação de mensagens eficazes, direcionadas à conquista dos objetivos estratégicos estabelecidos no plano de comunicação do qual elas fazem parte.

Alternativas

ID
289468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

O significado das cores utilizadas em uma peça publicitária não é construído isoladamente, ao contrário, decorre da relação da cor com a mensagem verbal e com as outras cores que compõem a peça.

Alternativas

ID
289471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Nos impressos, as cores podem ser utilizadas com objetivo de organizar e hierarquizar informações, o que as torna importante instrumento de persuasão. Conforme a cor empregada, direciona-se a atenção dos leitores para determinadas informações em detrimento de outras.

Alternativas

ID
289474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do uso de cores em meios
impressos.

Aspectos culturais são determinantes na escolha das cores utilizadas na comunicação com públicos de diferentes faixas etárias. A maior atenção dada pelas pessoas às cores sóbrias à medida que elas envelhecem, portanto, sofre pouca influência de fatores biológicos.

Alternativas
Comentários
  • A percepçãp das cores sofre influências biológicas e culturais, variando de acordo com a perspectiva de quem as percebe. 
  • A afirmativa fala exatamente o contrário. Há influência de fatores, como idade, gênero, conhecimento de mundo na percepção das cores, por exemplo.


ID
310489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Tendo em vista que, nos meios impressos, edição e editoração são
atividades que se complementam, julgue o item seguinte.

Esquematiza-se a orientação da visão durante a leitura de uma página de jornal traçando-se uma seta entre a zona ótica primária (a borda superior direita) e a zona terminal (a borda inferior esquerda).

Alternativas
Comentários
  • Zona primária (borda superior esquerda) - Zona secundária (borda superior direita) - Centro Geométrico - Centro óptico - Zona morta (bora inferior direita/esquerda)

  • Questão malandrinha...kkkk.

    O movimento dos olhos foi descrito corretamente pela questão: vai da zona primária para a zona secundária/terminal.

    maaaas, a definição dos conceitos de tais zonas está errado.

    Zona Primária: canto superior esquerdo

    Zona Terminal/Secundária: canto inferior direito

    As bordas citadas na questão (borda inferior esquerda e borda superior direita) correspondem às zonas mortas


ID
310585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

O ofsete é um processo de impressão derivado da litografia, mas que utiliza chapa de metal flexível gravada por processo fotoquímico.

Alternativas
Comentários
  • Litografia ou litogravura (do grego λιθογραφία, de λιθος-lithos, pedra e γραφειν-graféin grafia, escrita) é um tipo de gravura que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária ou placa de metal) com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo.[1] Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal. Seu primeiro nome foi "poliautografia", significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Litografia


ID
310591
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Governos e corporações têm hoje de zelar com maior cuidado pela percepção pública de suas ações, uma vez que as redes sociais podem precipitar a derrocada de ambos.

Alternativas
Comentários
  • Tanto que nas redes sociais há uma modalidade própria de gestão de crise de imagem.


ID
310594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

Um jornal, revista ou livro compõe-se de um projeto gráfico e de um projeto editorial que se refletem mutuamente, criando uma identidade visual e de conteúdo.

Alternativas

ID
323281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de identidade visual, julgue os itens seguintes.

Logotipo é o conjunto de letras de um só tipo, que forma uma sigla ou uma palavra representativa de determinada marca.

Alternativas
Comentários
  • Como assim de um só tipo???? A Cespe ta de brincadeira com essa afirmação.
    Claro que pode-se utilizar diferentes tipos, existem diversas marcas que usam esse recurso para marcar diferentes palavras ou mesmo dentro de uma mesma palavra/nome.
  • O colega acima tem razão. Olha só a definição de logotipo no Houaiss: símbolo que serve à identificação de uma empresa, instituição, produto, marca etc., e que consiste ger. na estilização de uma letra ou na combinação de grupo de letras com design característico, fixo e peculiar.
  • As questões de Publicidade e Propaganda do CESPE são um grande ABSURDO! 

  • DESDE QUANDO SE USA UM SÓ TIPO?!

    GABARITO TOTALMENTE EQUIVOCADO!


ID
329527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à redação e edição de veículos de comunicação,
julgue os itens que se seguem.

Na tela, o texto é imagem: ele deve se sobressair e levar em conta princípios agressivos de design.

Alternativas
Comentários
  • O texto de um sítio é, antes de tudo, parte de uma grande imagem na tela de um computador, imagem esta complexa, que na maioria das vezes inclui outros elementos, a começar pelo próprio menu principal, além de ícones e banners, por exemplo – e todos sob a ameaça constante da dispersão do cidadão. E se na tela o texto é imagem, ele precisa se sobressair o mais rápido possível; e se precisa se sobressair, é necessário levar em conta princípios agressivos de design. Além disso, em um ambiente multimídia, o texto é uma entre as várias maneiras de dar acesso à informação. Não apenas foto e ilustração, mas áudio, vídeo e infográfico estão juntos em um mesmo local, cada um à sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informações. Nesta equação, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de sítios preferem as informações básicas em formato texto, mas é preciso caprichar – os outros formatos estão bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegação.

    *Fonte: https://pt.slideshare.net/colaborativismo/cartilha-de-redao-para-a-internet


ID
396505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

O termo leiaute é empregado para definir a peça cuja função é expressar visualmente o anúncio publicitário antes de sua impressão.

Alternativas

ID
396508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de criação e direção de arte em publicidade, julgue os itens
seguintes.

Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

Alternativas
Comentários
  • Papéis com acabamento mate ou fosco são usados para realçar o reflexo nos elementos visuais da página.

    MINIMIZAR, com menos brilho.
  • Errado

    Ora, pois, se o papel é fosco, é exatamente para minimizar o brilho, como a colega acima falou. O papel cujo brilho é uma característica é o couché.
  • Em geral, o verniz fosco é utilizado em páginas com muito texto para difundir a luz, reduzir o brilho e assim aumentar a legibilidade. Fornece um acabamento liso mas sem brilho para a página impressa.

  • Papel fosco é usado exatamente para diminuir o brilho.


ID
396523
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

No processo de impressão em quatro cores, quando as tintas primárias subtrativas são combinadas, elas reproduzem as cores primárias aditivas.

Alternativas
Comentários
  • Tintas primárias subtrativas: CMYK
    Cores primárias aditivas: RGB

  • A combinação de cores subtrativas vai gerar uma cor aditiva. É o processo de impressoras domésticas, por exemplo ;)


ID
396526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.

Alternativas
Comentários
  • Traking

    Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

    Kerning

    É um processo de adicionar ou remover espaço entre pares de caracteres, ou seja, mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra, não em tudo.



     

  • KER NING

    T R A C K I N G

    Desenhei pra vc entender melhor rsrs

    Bons estudos.
  • Geraldo Lopes deu a explicação de um designer. Perfeito! Conciso e direto. :-)


ID
396532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

A saturação, também denominada croma, é a pureza de uma cor expressa pelo valor de cinza que ela contém.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Também chamada Croma, este conceito representa a pureza ou intensidade de uma cor particular, a vivacidade ou palidez da mesma, e pode se relacionar
    com a largura de banda da luz que estamos visualizando. As cores puras do espectro estão completamente saturadas. Uma cor intensa é muito viva. Quanto mais se satura uma cor, maior é a impressão de que o objeto está se movendo. 



ID
396535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

Dégradé é o preenchimento de cor realizado com a utilização de cores análogas.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente de cores análogas.
  • Então Luciana, mas a questão não fala em necessariamente, apenas, justamente, etc.

    Acredito que o dégradé pode sim ser utilizado com cores parecidas(análogas).
  • A questão afirma que o dégradé é realizado com a utilização de cores análogas e aí está o erro. Não é necessariamente formado assim. É possível vc fazer o dégradé com cores análogas ou não. Você pode fazer dégradé com quaisquer cores.
    Bons estudos!
  • Cores análogas = de teor parecido, semelhante.

    O IDEAL é que o degradè seja de cores que não se parecem tanto, pois o efeito fica mais visível.


ID
396550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

Plano consiste no elemento gráfico que se estende em profundidade e largura.

Alternativas
Comentários

  • Item  errado!

    O plano é uma superfície contínua que se estende em largura e altura.

    Uma linha fecha-se para tornar-se uma forma, um plano delimitado.

    Formas são planos com limites.

    Bom estudo ;)

ID
396553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

Em design, a simetria não é a único meio de se atingir o equilíbrio.

Alternativas
Comentários
  • O equilíbrio pode ser alcançado por diversos recursos, como contraste, uso de cores, de fios, de tipos... Depende da situação, já que esse é um conceito que abrange o uso de elementos gráfico-visuais disponíveis em um layout.


ID
396556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

Em leiautes tipográficos, o fundamento linha pode ser usado de forma subentendida nos alinhamentos das colunas de texto.

Alternativas

ID
396559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

Visualmente, o fundamento escala deve ser tratado exclusivamente de maneira objetiva e formal.

Alternativas
Comentários

  • "Para que uma identidade visual seja eficiente ela  deve ser “escalavel”, ou seja, deve ser aplicável em diversas escalas. O objetivo é chamar a atenção, seja pelo contraste entre pequeno e grande, seja pela dimensão ou pelo contraste com a própria realidade.

    Outra questão da escala é o texto, os designers acostumados com a plataforma digital se acostumam a escrever em fontes grandes.  Em uma plataforma impressa, fontes grandes soam como amadorismo, em geral textos infantis que devem ter tipografias maiores".

    Só por aí dá para perceber que escala não é algo objetivo e  muito menos formal. Por isso a questão está errada.

    Fonte: http://notadeaula.wordpress.com/2010/07/28/escala-e-textura-%E2%80%93-fundamentos%C2%A0do%C2%A0design/

     


ID
396562
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

A percepção da cor se modifica em função da pigmentação das superfícies e do tipo da luz ambiente.

Alternativas

ID
396565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

O ponto, a linha e o plano são os elementos fundamentais do design.

Alternativas

ID
396568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

As cores complementares apresentam temperaturas de cor equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - Cores complementares são cores que, em certo sentido, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com.br/


ID
397021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A definição da logomarca é um trunfo que a organização utiliza para ser reconhecida e comunicar uma série de atributos de forma compacta. Lembre-se de todo investimento de imagem da Nike em sua logomarca para disseminar sua “alma” em produtos “construídos” com o trabalho de diversos parceiros comerciais. É um exemplo da força que a identidade visual tem na disseminação de conteúdos que virão a se consolidar enquanto imagem na mente do consumidor e da opinião pública. Assim como são estrategicamente desenvolvidas as embalagens (que influenciarão o consumo), também devem ser tomadas providencias em relação à sinalização do ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de fardamentos que reflitam para os funcionários, seus familiares e pessoas de acesso próximo os conceitos pelos quais a empresa deseja ser percebida. A construção da imagem começa com o público interno e “contamina” toda a sociedade.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  8

  • Só eu tenho aflição quando o Cespe usa o termo logomarca? Percebi que eles não consideram incorreto. Então, segundo o próprio Cespe: Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.


ID
543208
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Câmera Raw serve para corrigir alguns erros porventura cometidos por fotógrafos e agilizar o processo de ajuste de cor. Ele pode igualar as imagens que tem as mesmas condições de matiz, saturação e luminosidade de maneira bem rápida. É um plugin do

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A funcionalidade do conversor Camera Raw do Adobe Photoshop fornece acesso rápido e fácil aos formatos de imagens raw criados por muitos profissionais de renome e câmeras digitais de médio alcance. Ao trabalhar com esses "negativos digitais", você obtém os resultados desejados com mais controle artístico e flexibilidade e preserva os arquivos raw originais.

ID
543256
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No photoshop, a ferramenta background eraser

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Quem sabe um pouco de inglês matava essa... background é plano de fundo ou segundo plano; já eraser é apagador...
  • A ferramenta Background Eraser Tool (Borracha de plano de fundo) apaga pixels de uma camada até a transparência à medida que você arrasta. Isso possibilita apagar o plano de fundo mantendo as arestas de um objeto noprimeiro plano. Especificando diferentes opções de amostra e tolerância, é possível controlar o intervalo da transparência e a nitidez dos limites.

  • c-

    se abrir o photshop e usar o background eraser, vai ver que ela apaga o background da layer atual, expondo o conteúdo da layer sujacente

    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    The Background Eraser tool erases pixels on a layer to transparency as you drag. You can erase the background while maintaining the edges of an object in the foreground. By specifying different sampling and tolerance options, you can control the range of the transparency and the sharpness of the boundaries.

    https://helpx.adobe.com/photoshop/using/erasing-parts-image.html


ID
550831
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No ponto de venda (PDV), a estética é um fator muito importante, tanto para levar a informação ao consumidor de forma eficiente, quanto para se destacar em relação aos concorrentes. Constituem ações em PDV pelas quais o diretor de arte pode criar um layout diferenciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra "e". 
    Take one - expositor de mesa ou balcão para folhetos no qual o consumidor se serve.

    Wobbler

    Wobbler ou Dangler

    É um material de Merchandising utilizado geralmente em supermercados, é colocado a frente das prateleiras das gôndolas, geralmente na altura dos olhos, com o intuito de informar sobre um lançamento ou somente sobre as vantagens de adquirir determinado produto. Seu formato geralmente é redondo em torno de 15 a 18 centímetros de diâmetro, outra característica do Wobbler é que normalmente ele é sustentado por uma haste de plástico transparente, Acetado caso ele seja fabricado em papel (para campanhas curtas) ou no próprio material que ele é fabricado, geralmente ele é encaixado no perfil porta etiquetas ou por baixo do produto e fica “flutuando” em frente à prateleira. Wobbler é um dos material de Merchandising mais utilizados em Ações Promocionais no Ponto de Venda pelo seu baixo custo de produção, embora estatísticas provem que sua duração na gôndola é menor que 7 dias em média.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf

    Stopper

    Stopper ou Divisor de Categorias

    A diferença básica entre o Stopper e um Divisor de Categorias é no seu tamanho, por tradição os Stoppers possuem de 20 a 40 centímetros de altura e com o máximo de 15 centímetros de largura para não atrapalhar a locomoção no Ponto de Venda, já que ele fica perpendicular a gôndola. Existem dois tipos básicos de Stoppers os produzidos em papel que são indicados para campanhas curtas e são fixados por dobras especiais e fitas dupla face, já os feitos em material plástico (PSAI, PETG, Acrílico, etc) estes são indicados para durar mais no Ponto de Venda e são fixados através de suportes mais robustos e com roscas ajustáveis, o Grupo HSD desenvolveu um método de fixação exclusivo e patenteado que além de ser ecologicamente correto, propicia níveis altíssimos de produção.

    http://www.pdvnews.com.br/dicionario-de-merchandising-ponto-de-venda-resumo/#sthash.szcdhZuu.dpuf



ID
550963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações

Alternativas
Comentários
  • litografia

    substantivo feminino

    ARTES GRÁFICAS

    1.

    processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executado com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica, ger. de zinco ou alumínio.

    2.

    o escrito ou o desenho reproduzido por este processo; litogravura. dicionário


ID
593413
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O profissional que gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções empublicidade, design editorial, internet, cinema e propaganda, na agência é:

Alternativas
Comentários
  • Diretor de criação em propaganda e marketing é o responsável pelo departamento de criação, aprovar e lapidar as peças criadas pelo redator e diretor de arte.Além de supervisionar e aprovar as criações, orienta a equipe, dando ritmo e direção as campanhas para que estejam de acordo com o briefing de comunicação e de criação.Também sai para o campo físico a observar o mercado. Buscar certeza do seu desempenho e o que está pela frente ou a enfrentar. (wiki)

    Diretor de Arte é o responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos etc. (https://www.aicinema.com.br/o-que-faz-um-diretor-de-arte/)

    Produtor Gráfico o serviço deste profissional começa na criação das peças a serem impressas, pois é esse profissional que vai avaliar a viabilidade de impressão, custos x benefícios, expectativas dos clientes, aproveitamento de papéis e insumos, formatos, tipos de impressão, tipos de acabamentos, tudo isso na forma de uma consultoria técnica.(http://www.aartedasartesgraficas.com.br/artigos/produtor-grafico.html)

    Redator publicitário ou copywriter (termo original em inglês), é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo das peças publicitárias.O redator publicitário trabalha em agências de publicidade (mas pode ser freelancer) e exerce a função de criativo em parceria com o diretor de arte. Em conjunto, formam a dupla de criação, uma equipe encarregada de criar e conceber ideias a partir do posicionamento definido pela agência para atender à necessidade apontada pelo marketing do cliente.A dupla de criação responde diretamente para o diretor de criação, responsável pela aprovação e direcionamento criativo das ideias apresentadas no departamento criativo.Além da autoria criativa de peças publicitárias e seus conteúdos, o profissional responsável pelas palavras, termos, traços estilísticos, discurso, e tudo mais que se refere à linguagem empregada nas peças, de acordo com a temática eleita para a campanha. Uma das principais atribuições do redator publicitário é conceituar: criar e estabelecer a linha comunicativa que vai traduzir o conceito definido pela equipe de criação. (wikipedia)

    O profissional de Mídia é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação que publica o anúncio. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia do cliente.(http://www.fapcom.edu.br/blog/tecnologia/profissional-midia-publicidade.html)


ID
696646
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Câmera Raw é um plugin que dá acesso a arquivos de imagens no formato RAW. Ele é um recurso do programa

Alternativas
Comentários
  • "No software Adobe® Photoshop®, a funcionalidade de conversor Camera Raw fornece acesso rápido e fácil aos formatos de imagem raw produzidos por muitos profissionais competentes e câmeras digitais de alcance médio. Ao trabalhar com esses "negativos digitais", você poderá obter os resultados desejados com mais controle artístico e flexibilidade e, ao mesmo tempo, manter os arquivos raw originais."

    Fonte: http://www.adobe.com/br/products/photoshop/extend.html
  • Será que um dia eu aprendo?

     

    Em 13/07/2018, às 05:39:56, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 27/05/2016, às 04:29:58, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 03/05/2014, às 16:08:18, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 03/05/2014, às 16:07:01, você respondeu a opção D.Errada!


ID
787285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra E tb é correta. No formato EPS tudo é salvo como vetor, exceto imagens em bitmap (jpg, gif, bmp, etc) que ficam em um layer de abstração separado e coordenado quanto ao posicionamento ao layer vetorial. Salvar uma imagem bitmap em EPS não a converte em vetor automaticamente....

  • Alguém pode postar conteúdo sobre o assunto?

  • Anatomia dos tipos:

    Os tipos são compostos por um conjunto de elementos:bojo, haste, barra, perna, serifa, oco, cauda, terminal, ombro, vértice, ligação, orelha, gancho, junção, espora, incisão, abertura, espinha e braço.

    Veja imagem ilustrativa em: https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/


ID
816538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento de comunicação, criação e direção de arte, julgue o item.

Grid é a subdivisão de uma página dupla em espaços a serem respeitados no momento de criação impressa.

Alternativas
Comentários
  • Não necessariamente a página precisa ser dupla para se subdividir em grid.

  • Questão passível de anulação, assim como muitas do Cespe, que dá mais bola fora que dentro na Comunicação Social.

  • GABARITO ESTÁ ERRADO! CESPE QUERENDO IMPOR SEUS CONCEITOS.

     O grid é um conjunto harmônico de elementos formados por linhas em várias direções (vertical, horizontal, diagonal..), retângulos, quadrados, círculos, linhas , que oferecem uma estrutura de harmonização visual para a criação de um elemento. Você pode aplica-lo tanto ao design online quanto ao off line. Pode ser aplicado às formas do , textos, imagens, etc. Sua principal função é dentro de uma estrutura, deixar todas as informações bem organizadas. Tendo esta estrutura pronta, é ideal que se mantenha o padrão para todos os elementos referentes a este projeto.

    FONTE: DESINGCOMCAFÉ.COM.BR

  • O Grid são espaços retangulares, linhas horizontais e verticais q orientam a diagramação. Revoltante essa questão ser dada como certa


ID
816604
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Ao visualizar um impresso, o leitor decodifica a mancha gráfica primeiramente pelos elementos compositivos da página, para, em seguida, perceber o conjunto da estrutura visual.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário.

  • Primeiro o conjunto visual, depois que o leitor se atém aos detalhes.

  • É o contrário. Seguindo o princípio da Pesquisa de EyeTrack (Mapa da Zona Visual), o leitor inicialmente faz uma varredura da página como um todo, começando pelo centro óptico. Depois, ele segue para o canto superior esquerdo (zona primária) e desce em espiral até o canto inferior direito (zona secundária). Desse modo, ele consegue perceber o conjunto da estrutura visual. Depois, ele decodifica a mancha gráfica observando os elementos compositivos da página.


ID
816607
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

Recomenda-se que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página, evitando-se, assim, a ênfase nos espaços em branco, que provoca, no leitor, sensação de vazio.

Alternativas
Comentários
  • Os espaços em branco são necessários porque facilitam a leitura e a tornam mais agradável.

  • Coitado do leitor, fica deprimido.

  • Os espaços em branco, chamados de "espaço de respiro", são importantes para a leitura não tornar-se aos olhos cansativa .

  • Recomenda-se que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página (1), evitando-se, assim, a ênfase nos espaços em branco, que provoca, no leitor, sensação de vazio (2).

    1) Não se recomenda que a mancha gráfica ocupe todo o espaço de uma página. Ela ocupa apenas a área q será impressa, q é onde cairá a tinta.

    2) Não se evita a ênfase nos espaços em branco, pelo contrário, recomenda-se o uso de espaços em branco para que o visual da publicação fique legível e mais harmônico, trazendo conforto visual e evitando cansaço nos olhos do leitor.


ID
816610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A qualidade do resultado de um projeto gráfico depende, sobretudo, da sofisticação e da agilidade proporcionadas pelo desktop publishing.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A editoração eletrônica ou paginação eletrónica ou Desktop publishing, edição eletrónica (também conhecida pelo acrónimo DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora.

     

    O resultado de um projeto gráfico depende de diversas variáveis que vão desde a concepção à tecnologia utilizada para a execução. Assim, a melhor maneira de ter certeza que seus impressos ficarão tão bonitos quanto os arquivos digitais é escolher uma gráfica especializada e fazer testes antes da produção propriamente dita do material.

    Essa verificação é feita com as provas de impressão (protótipos que servirão de amostra e guia para o resultado). fonte:https://blog.graficasuloeste.com.br/como-e-possivel-avaliar-a-qualidade-da-impressao/

  • DTP Desktop Publishing (1985 - hoje)

     

    O Desktop Publishing (erroneamente chamado «edição electrónica») foi uma viragem radical que transplantou a tecnologia de composição para os computadores — e que desempregou milhares de compositores e operadores de máguinas fotocompositoras.

     

    A possibilidade de criar layouts WYSIWYG em monitores, e de seguida, imprimir, foi revolucionária, quer para a indústria gráfica, quer para a indústria de computadores pessoais.

     

    O Desktop Publishing consiste na edição e produção de publicações, através de computadores, programas de paginação e impressoras.

     

    O operador/paginador/designer cria layouts com texto, imagens, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como

    QuarkXPress

    Adobe InDesign

    Adobe PageMaker

    PageStream

    RagTime

    Scribus

    Microsoft Publisher

    Apple Pages

    CorelDraw

     

    Hoje, o software Adobe InDesign é o melhor e mais versátil instrumento para o DTP.

     

    Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se a empresas impressoras.

     

    O DTP permite que uma só pessoa (de preferência, um experiente profissional) execute o trabalho de toda uma equipe, desde o layout, passando pela edição de texto, até a separação de cores.

     

    A criação de documentos no computador, como páginas HTML para web-sites, folhetos, posters, catálogos, boletins informativos, livros, brochuras, cartazes, pôs a edição nas mãos de profissionais, abrindo caminho ao Design editorial em PCs.

     

    Fonte: http://tipografos.net/tecnologias/dtp.html

  • Depende da criatividade e da flexibilidade do diagramador ao dispor os elementos gráfico-visuais na página.


ID
816613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A legibilidade de um projeto gráfico depende de como são combinados os elementos básicos do design — letras, imagens, espaços brancos, fios e vinhetas —, conformando-se em uma unidade.

Alternativas

ID
816616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para o resultado de um projeto gráfico ser satisfatório, é necessário considerar, além das especificações oriundas dos três níveis de planejamento (editorial, comercial e gráfico), a viabilidade técnica ligada à periodicidade do veículo e à legibilidade. Com relação a esse assunto, julgue o item.

O diagrama de um projeto gráfico permite ao designer uma gama de possibilidades de organização dos elementos, mantendo, todavia, determinado padrão visual.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

  • A função do diagrama é exatamente essa: possibilitar ao designer conforto ao editar um projeto, sem perder a organização e padronização do projeto visual por meio de uso de grids, por exemplo.


ID
821251
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A popularização dos dispositivos móveis (como tablets e smartphones) está alterando o paradigma de tornar disponíveis as informações na web, o que tem impacto direto nas boas práticas de webdesign. Sobre esta questão, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é bastante polêmica, pois estão usando muito mais o Layout responsivo para dispositivos móveis, desktop e laptop.


ID
828223
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na elaboração de uma interface em ambiente digital, devem ser respeitados diversos fatores, como consistência ou unidade projetual, que

Alternativas

ID
828226
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os elementos gráficos requerem atenção especial no desenvolvimento de uma composição, para que a mensagem seja transmitida de forma adequada. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

Alternativas

ID
850228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito de família tipográfica inclui fontes com o mesmo desenho e variações de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: peso, largura e inclinação.

    Bons estudos!

  • kerning: ajuste do espaço usual entre dois caracteres tipográficos, que confere equilíbrio e legibilidade ao texto, do ponto de vista do design gráfico; ajuste de espaço.

    Kerning é o processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes, com o objetivo de melhorar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto. É um conhecimento necessário de um bom diagramador.

    É importante entender que o procedimento pode ser útil somente entre um caracter e outro, mas não em uma palavra como um todo.

  • Letra C.

    As variações de fontes presentes em uma mesma família tipográfica estão relacionadas às alterações de peso, largura e inclinação dos caracteres (como versões em itálico e em negrito, por exemplo).

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
884011
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de imagem institucional, julgue os itens subsecutivos.

A administração pública estadual e a municipal, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.

Alternativas
Comentários
  • No "Manual de Uso da Marca do Governo Federal" não disciplina nada com relação a administração pública estadual e municipal, apenas aos órgãos do Governo Federal. 
  • Se fosse administração publica FEDERAL estaria correta, mas o manual não menciona em relação a adm. publica estadual e municipal.

  • A administração pública FEDERAL, para a criação de suas identidades visuais, o que inclui marca, logomarca e logotipo, sujeitam-se aos padrões gráficos gerais estabelecidos pelas instruções normativas da Presidência da República relativas à publicidade.


ID
1044907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

O título de anúncio publicitário, assim como o de texto jornalístico, deve despertar o interesse do leitor, versando sobre o assunto tratado de forma direta ou indireta. O emprego da forma indireta, em geral, instiga a curiosidade do leitor e chama-o para a leitura integral do texto.

Alternativas
Comentários
  • Como assim forma indireta??? pensei q o jornalismo e a publicidade prezassem sobre a forma direta do discurso.
  • Eu acho que nesse caso aí a explicação é: por ser título tudo vale pra chamar atenção. Embora uso de vírgulas e pontos não sejam apropriados. Acredito que a forma indireta atrai sim a curiosidade do leitor. 
  • O título publicitário pode ser redigido de forma direta ou indireta. No jornalismo, a regra geral é ser direto no título. Quanto mais direto, melhor. A forma indireta é exceção, sendo usadas em títulos de revistas semanais e mensais e em matérias especiais nos jornais e nos portais noticiosos.
  • Pessoal, eu também estou surpresa com o gabarito da questão proposta. Atente para as correntes usadas e aplicadas pelos examinadores da banca. Somente dessa forma o êxito chegará em breve.

  • Essas questões estão mal formuladas. Complicam mais do que testam o conhecimento. Várias perguntas ambíguas.


ID
1044913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Atrair os olhos das pessoas para a leitura é o objetivo do contraste, elemento de design empregado em impressos e portais de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Item Certo!
     
    Dar contraste significa que os elementos não podem ser tratados de forma semelhante. Por exemplo, um título não pode ter o mesmo tamanho do resto do texto. Um cartão de visitas não pode ter todas as informações usando a mesma fonte, no mesmo tamanho. A leitura fica perdida, os olhos não identificam o que é mais importante. Por isso, é importante darmos contraste aos elementos.

    Quem tiver interesse, segue link com mais informações:
    http://www.criarweb.com/artigos/design-equilibrado-contraste.html

    Bom estudo :)

ID
1087042
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em novembro de 2008, na Turquia, a UNESCO incluiu 90 obras-primas em sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. ALista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 18 da África; 7 da região árabe e 19 daAmérica Latina e Caribe. Entre elas:

Alternativas

ID
1165873
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na programação visual de materiais gráficos institucionais, é preciso levar em consideração que a vista do leitor foi educada para, numa folha escrita ou impressa, seguir uma diagonal.

A primeira região que nosso hábito de leitura nos compele a olhar numa página é a chamada área ótica primária, que corresponde:

Alternativas

ID
1165876
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma das características do folder a ser observada no processo de edição é o fato de que este tipo de publicação:

Alternativas

ID
1200007
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha institucional, que associe determinada empresa a uma ação social, a exemplo de campanha contra a dengue ou doação de sangue, quais as mídias que seriam fundamentais?

Alternativas
Comentários
  • O que se deve ter em mente para resolver essa questão é que para esse tipo de campanha, que não exige uma segmentação, ou seja, atinge um público amplo, deve-se priorizar as mídias offline: anuncio eletrônico, impresso ( cartaz, panfleto) e mídia exterior. O mais importante nesse tipo de campanha é fazer com que essa informação chegue a um maior número de pessoas, de forma massiva mesmo, por isso exige formas mais genéricas que possam estar presentes em vários ambientes. O anúncio eletrônico embora seja mais comum na forma online, como TV por exemplo, ele pode ser também offline, como um painel de led.


ID
1200013
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao criar uma identidade visual de um órgão da instituição destinado ao atendimento público, quais as peças fundamentais para sua comunicação?

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Essa ai ta difícil de concordar...

  • Logomarca foi cruel... Era pra ser letra A

  • Era só esperar até a questão 49 e saberíamos como a banca entende os conceitos de logomarca e logotipo


ID
1200016
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Livros, revistas, jornais, mídia exterior, folders, cartazes, malas-diretas, catálogos e manuais são produtos concebidos pelo programador visual em seu cotidiano. Dadas as afirmativas seguintes quanto a um projeto gráfico,

I. Independentemente do estilo do programador visual, um projeto gráfico deve levar em conta o conceito do editor.

II. O programador visual tem seu estilo e liberdade de desenhar como lhe convier, decidindo por cores, formas, ilustrações e texturas.

III. O programador visual deve seguir as etapas contidas no briefing, que além do texto, pode sugerir cores, texturas e ilustrações.

IV. O programador visual elabora apenas o layout das peças; cabe ao editor decidir com a gráfica levando em conta o custo-benefício.

Verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

Alternativas

ID
1200019
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em qual categoria se enquadra um layout de um outdoor que dispensa a fotografia e os efeitos de retícula?

Alternativas

ID
1200028
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma campanha publicitária que requeira exclusivamente o outdoor, de baixo custo, qual a impressão com melhor custo-benefício, sem limitar a criação de um programador visual?

Alternativas
Comentários
  • E o "sem limitar a criação do programador visual" foi pra onde? Letra "D" gabarito, monocromia, limita. Não?


ID
1200031
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de logotipos e logomarca.

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Outra questão bizarra... Desde quando Logotipo é a idealização de uma fonte? SOCORROOO!


ID
1200043
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,

I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.

II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.

III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Prova para Programador Visual feita por programador visual. Só pode. Desde quando programador visual tem tanto poder? Só se for na UFAL.


ID
1200046
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A campanha institucional visa construir/fortalecer a image building de uma empresa/instituição. Dadas as afirmativas abaixo,

I. A produção de peças deve seguir o eixo central da campanha.

II. A programação visual, aliada ao texto, é importante para atingir o target.

III. O programador visual deve conhecer o público-alvo (interno e externo) da empresa.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200049
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a seguir com relação à produção de peças para campanha institucional,

I. O trabalho do programador visual deve atender ao tema da campanha.

II. As ilustrações devem referir-se ao texto.

III. O layout representa a forma visual (imagética) do texto.

IV. O título da peça tem que ser impactante (teaser).

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1200112
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Falleiros (2003) conceitua editoração eletrônica como o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos e malas diretas. A tarefa de editorar não é nenhuma novidade, pois, pelos anos 700 d.C., os chineses e os coreanos já produziam peças. Depois, no século XVI, Johann Gutenberg criou os tipos móveis. Ottmar Megenthaler, em 1886, criou o linotipo, um equipamento que produzia páginas inteiras em metal reaproveitável. Evoluindo no tempo, chegamos ao século XX, quando foram utilizadas as técnicas de fotocomposição. Com o advento dos computadores na indústria, na década de 80, surgiu a editoração eletrônica, trazendo consigo novos equipamentos e, consequentemente, novas técnicas. Assinale a alternativa que define tecnicamente a fotocomposição.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projecção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível.

     

    Esta tecnologia foi introduzida em 1944, mas só se impos nos primeiros anos do decénio de 1950. As duas primeiras fotocompositoras foram o aparelho francês Photon e o Fotosetter da empresa Intertype.

    A fotocompositora da Intertype ainda usava peças derivadas da Linotipia.

    Para as máquinas fotocompositoras mais evoluídas, os typeface masters eram uma película transparente. Uma luz focada projectava uma imagem destes glifos sobre papel fotográfico. Um sistema óptico ajustava o tamanho, escalando a fonte ao corpo pretendido.

    Se bem que a tecnologia da fotocomposição já tivesse sido introduzida em 1944, só nos primeiros anos do decénio de 1950 é que se impôs. Para estas máquinas, os typeface masters já não eram peças de metal, eram filmes, películas transparentes. Com luz devidamente focada, era projectada uma imagem dos glifos dispostos nesses masters ("font disc") sobre um papel fotográfico.

    Em poucos anos, a fotocomposição fez desaparecer as máquinas de composição (Linotype, Monotype, Intertype).

     

    Fonte: http://www.tipografos.net/tecnologias/fotocomposicao.html


ID
1200118
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


ID
1200121
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na mídia impressa existem cinco zonas de visualização: principal ou primária, secundária, morta, centro ótico, centro geométrico. Assinale a alternativa que descreve a localização do centro ótico.

Alternativas
Comentários
  • Sobre o assunto vale a leitura do capítulo VII do livro Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa - Rafael Souza Silva


ID
1200124
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A diagramação tem como objetivo principal organizar visual e conceitualmente a informação em uma ou mais páginas impressas, construindo, assim, uma ordenação capaz de ser compreendida e apreciada pelo leitor. Essa organização proporcional entre os elementos reduzem a quantidade de informação não essencial. Assinale a alternativa que contém os três aspectos básicos que auxiliam na organização, clareza e eficiência da comunicação.

Alternativas

ID
1222552
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Uma agência contratada para fazer uma campanha para o Ministério da Saúde definiu em seu planejamento que o público-alvo mais adequado seria o de mães com filhos de cinco e seis anos de idade. Para tal campanha, foram elaboradas peças gráficas como cartazes, folders e panfletos. Assinale a alternativa que pressupõe a melhor estratégia para atingir o público definido.

Alternativas

ID
1222567
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um mapa de mídia para a veiculação de publicidade em outdoor, o circuito elaborado será composto de 15 painéis, a serem fixados no decorrer de três quinzenas. Para cada painel fixado, serão gastos R$ 500,00 por quinzena e R$ 1.500,00 ao final de todo o período. Considerando que, em cada ponto, 100 mil pessoas terão visto os anúncios; ao final da exposição, a mensagem terá chegado a 1.500.000 pessoas. Assinale a alternativa que apresenta o custo para que o anúncio seja visto por mil pessoas.

Alternativas
Comentários
  • 1.500 x 15 = 22.500
    22.500.000 ÷ 1.500.000 = 15

    letra a = R$15,00

  • Sem resposta.

    Se para 1.500.000 pessoas eu gastei 1.500

    para 1000 pessoas eu gastei X

    1500000/1000 = 1500/X

    X=10


ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1222579
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em uma grande organização, uma tarefa que requer especial atenção do designer é a gestão de suas representações visuais, incluindo a elaboração do manual de identidade visual. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O que está errado?

    É desejável que os fornecedores e os funcionários de uma organização conheçam o manual de identidade visual e que, sempre que possível, sigam os procedimentos previstos na aplicação dos elementos visuais da marca.


ID
1222582
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A possibilidade de uma ação comunicativa decorre da adequada configuração da interface entre o usuário, a informação visual e os objetivos. No caso do design gráfico, há alguns conceitos que são essenciais, especialmente porque fundamentam o próprio processo de configuração da interface. Acerca desses conceitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1671898
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As cores transmitem sensações que transcendem muito o mero reconhecimento de tons e matizes. [...] Algumas cores podem mudar seu comportamento e sua influência com a mera aplicação de um recurso de luminosidade. É o caso do preto, que, por representar a ausência de luz, encerra em nossa cultura um sentimento trágico, de enlutamento, de vazio, de solidão.

(COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica da mídia impressa)

No entanto, ao receber uma camada de verniz ou mesmo de plastificação, adquirindo assim um certo brilho, o preto passa a transmitir

Alternativas
Comentários
  • O preto, quando aplicado, sugere morte, luto, infortúnio,porém pode vir a mostrar elegância e distinção, se for tratado com camada brilhante

    Fonte: Projeto Gráfico, Teoria e Prática de Diagramação de Antônio Celso Collaro


ID
1715317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Quanto menos calandrado (liso) for o papel, mais nítida e viva será sua impressão.


Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.

    É o contrarário. Quanto mais calandrado ( liso) for o papel, melhor será a definição do que for impresso. Calandrado também pode ser chamado de papel couchê.


ID
1715320
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

As gramaturas são divididas em três grupos: baixa (igual ou inferior a 60 g/m²); média (superior a 60 g/m² e igual ou inferior a 130 g/m²); e alta (superior a 130 g/m²). Quanto maior a gramatura do papel, mais resistente e encorpado ele será.


Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Essa é a definição de gramatura.


ID
1715323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Opacidade é a propriedade do papel responsável por obstruir a passagem da luz, de modo a não deixar transparecer objetos ou imagens de um lado para outro; já a transparência é determinada pela gramatura, revestimento, cor, grau de absorção de tinta e colagem do papel.


Alternativas
Comentários
  • O que é opacidade: é a medida da obstrução da luz pelo papel. Quando a luz incide no papel, parte é refletida, parte é absorvida e parte é transmitida através do papel. O papel pode transmitir a luz de duas maneiras: como raios paralelos, que não sofrem difusão, ou na forma de raios dispersos ou difusos. A transmitância total de luz (paralela + difusa) determina a opacidade do papel. As fibras de celulose pura são transparentes, portanto a opacidade resulta da absorção e difusão da luz conforme esta passa do ar para as fibras e volta para o ar e, adicionalmente, para papéis contendo cargas minerais, nas interfaces: ar+fibra, ar+carga e fibra+carga.

    Falta de opacidade ou transparência reduz o contraste do impresso. Pigmentos e anilinas escuros adicionados ao papel aumentam sua opacidade visto que absorvem luz. Pasta mecânica e fibras não branqueadas também absorvem luz e, portanto, aumentam a opacidade do papel. Cargas minerais dispersam a luz e aumentam a opacidade do papel.

    O grau de opacidade depende de diversas propriedades do papel: composição fibrosa e não-fibrosa, alvura, tonalidade, gramatura, espessura etc. A transparência do impresso pode ser o resultado da falta de opacidade do papel ou do atravessamento causado por excessiva penetração da tinta no papel ou, ainda, uma combinação das duas coisas.

  • "a transparência é determinada pela gramatura, revestimento, cor, grau de absorção de tinta e colagem do papel". Sério?


ID
1715326
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

A gramatura é medida em gramas por metro quadrado (g/m²) e interfere diretamente no custo do produto final, visto que o papel é comumente comercializado com base no peso.


Alternativas
Comentários
  • O que é gramatura: a gramatura do papel é convencionada por metro quadrado, ou seja, pesando uma folha que tenha 1 m² se estabelecer a gramatura do papel, por exemplo o papel para copiadora e impressora mais comum é o 75g. 

  • "A gramatura é a especificação mais importante do papel, já que este é comumente comercializado com base no peso, o que influencia fortemente nos custos. Por isso, sempre que se analisa o preço do papel, principalmente quando se compra com outro, devem ser levadas em consideração as diferenças de gramaturas de um papel para o outro. Sua especificação foi padronizada pela norma ISO 536. Quanto maior for a gramatura, mais grosso será o papel. A gramatura é fator importante dos custos de impressão. Na distribuição, o fator importante é o peso final, principalmente quando enviado por meio de transportes que cobram por peso."


ID
1715329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à utilização dos papéis na produção gráfica, julgue o item que se segue.

Todos os tipos de papel para impressão recebem uma quantidade de cola (grau de colagem) na massa ou na superfície. Esse processo dá ao papel maior resistência à penetração de líquidos.


Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Quase todos os tipos de papel para impressão recebem uma quantidade de cola, seja na massa ou na superfície (não é o caso, por exemplo, do papel jornal).


ID
1715374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se o uso de fontes maiúsculas e minúsculas para textos longos, visto que a utilização de textos somente em caixa-alta torna a leitura cansativa e desagradável.

Alternativas

ID
1715377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.


Alternativas

ID
1715380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.


Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo.

    Esta tipografia dos comentários do QConcurso, por exemplo, é "sem serifa". Essas são mais adequadas p/ publicações em meios digitais. Dessa forma, a tipografia influencia na transmissão da informação.


ID
1715383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

O símbolo, utilizado como parte integrante de uma identidade visual, é um desenho característico que pode ser abstrato ou figurativo.


Alternativas
Comentários
  • Sim. O símbolo pode ser abstrato e revelar características da marca, integrando-se à identidade visual como um todo.


ID
1715386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.

O processo de refile é utilizado em uma peça gráfica sempre que uma imagem tiver de ser cortada na margem de uma página. Essa imagem deve ser ampliada para que não apareça um filete branco quando o papel for cortado.


Alternativas
Comentários
  • Refile- Refile é uma das etapas finais do processo gráfico e é considerado um tipo de acabamento.

    Mas, o que é um acabamento gráfico?

    O acabamento gráfico é o processo em que o material, já impresso, é finalizado. Há diversos recursos que possibilitam transformar impressos simples em materiais atrativos e relevantes para o público alvo, como a laminação fosca e as dobras.

    O refile é, sem dúvidas, o acabamento mais comum utilizado nos impressos, principalmente em panfletos, folhetos e cartão de visita. É caracterizado pelos “cortes” feitos no papel, responsáveis por deixar o impresso no formato final. seu comentário...

  • As funções do refile

    - A primeira função do refile é como corte linear, para deixar as folhas mesmo tamanho antes da impressão, pois as folhas podem apresentar formatos diferentes e o refile é utilizado para iguala-las.

    - Este acabamento também possui a função de eliminar margens e marcas de impressão, como a marca de corte.

    - A última função do refile é determinar o formato final do impresso, já na etapa final da produção.

    Tendo esses conceitos em vista, o refile, apesar de um acabamento básico, é essencial para a qualidade final do impresso, seja ele um cartão de visita, um folder ou um catálogo. 


ID
1715389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à arte final de peças gráficas impressas em ofsete e destinadas à divulgação de projetos educacionais, julgue o próximo item.


As quatro cores primárias na impressão ofsete por seleção de cores são o ciano, o marrom, o amarelo e o preto.


Alternativas
Comentários
  • CMYK: Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Key - Black)

  • No lugar de marrom deveria ser magenta
  • Editar

    Útil (0)

    Sistema de cores CMYK

     

    CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black (Key)).

    O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.

    Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.

     

    Inclusão do preto

    O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários, mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:

    * O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;

    * Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;

    * Os textos imprimem-se geralmente no preto pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas;

    * O pigmento preto é o mais barato de todos, razão pela qual criar preto com três tintas seria muito mais caro.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK


ID
1720255
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A informação e o conhecimento na saúde na região dos subúrbios da Leopoldina, no Rio de Janeiro, foi estudado pelo grupo de pesquisa Antropologia da Informação, da ECO-UFRJ, entre 2001 e 2003.

Como produto da pesquisa, foi produzido o Almanaque da Dengue, uma experiência sobre a qual os pesquisadores redigiram o trecho abaixo.

“O Almanaque da Dengue foi construído como um hipertexto popular, baseando-se também nessa associação de funções do almanaque com as novas tecnologias de comunicação e informação. A ideia que embasa sua elaboração é a de que o hipertexto – e, nesse caso, o almanaque -, como forma de organização de informações, permite representar de modo mais adequado os diálogos e as tensões entre o conhecimento científico, as informações veiculadas pelas mídias de massa, o saber técnico, o político e aquele produzido pela sociedade. Tratou-se, portanto, da construção de um experimento que busca representar a construção compartilhada do conhecimento na saúde”.

(MARTELETO, Regina Maria, GUIMARÃES, Cátia e NÓBREGA, Nanci G. Almanaque da Dengue: conhecimento, informação e narrativas de saúde. em MARTELETO, Regina Maria e STOTZ, Eduardo Navarro (orgs.). Informação, saúde e redes sociais: diálogos de conhecimento nas comunidades da Maré. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, p. 97)

A partir dessas considerações, é correto afirmar que o almanaque produzido:

Alternativas

ID
1771393
Banca
FGV
Órgão
PGE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A área de Comunicação Integrada redesenhou a arte gráfica de identificação dos sanitários masculinos e femininos, que atendem clientes e funcionários das lojas físicas. Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros, o SAC da empresa recebeu inúmeras reclamações. Os usuários relataram que era praticamente impossível identificar os ambientes, o que acabava por gerar situações de constrangimento.

Daí se infere que o fato ocorreu devido a problemas de recepção relativos ao(à): 

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C.

    O "código" utilizado pela empresa causou o problema.

    Contudo, devido à utilização de ícones desconhecidos nas portas dos banheiros.


ID
1882969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

O tratamento de imagens por meio de softwares específicos não é recomendado na criação publicitária, pois tira a realidade natural das imagens e pode ser considerado como uma forma de se persuadir o consumidor pela ilusão.

Alternativas
Comentários
  • Concordo, mas dou errado kkkk


ID
1882972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

Um grande suporte que os publicitários têm à sua disposição são os bancos de imagens, nos quais são disponibilizados milhares ou mesmo milhões de imagens. No entanto, dado o limite de espaço virtual desses bancos, essas imagens não possuem a qualidade adequada para serem aplicadas em grandes formatos, como no caso de um outdoor.

Alternativas
Comentários
  • Bancos de imagens disponibilizam tamanhos e formatos variados, cobrando, muitas vezes, valores supeiores para formatos maiores. Há, ainda, aqueles bancos que fornecem, inclusive, imagens vetorizadas, as quais podem ser ampliadas "infinitamente".

  • Outro grande "x" da questão diz respeito à qualidade de imagem necessária para um Outdoor, que é baixíssima. Isso já torna o item Errado.


ID
1882975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do papel e do uso da imagem na publicidade.

Uma imagem pode ser utilizada, ao mesmo tempo, para chamar a atenção e estimular a compreensão do conteúdo que esteja sendo promovido na peça publicitária, além de colaborar para ampliar a identificação do consumidor com o produto e gerar credibilidade.

Alternativas

ID
1882987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O layout será utilizado pelo designer para organizar as informações que devem estar presentes em um produto gráfico, para que o resultado final atraia o interesse do público-alvo.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
1882990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às técnicas de criação da peça gráfica, julgue o item seguinte.

Os elementos de um anúncio devem ser dispostos no leiaute de forma que pareçam estar harmônicos, interdependentes, de forma a propiciar unidade e coerência à peça.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Os diferentes elementos presentes em uma peça gráfica devem ser posicionados de forma harmônica, para garantir a fluidez em relação à compreensão da mensagem comunicada pelo anúncio.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

    Outra questão que ajuda a responder:

    (Q627660) A principal função do leiaute, cujos elementos devem interagir de forma equilibrada e harmoniosa, é a de atrair a visão do consumidor e conduzi-lo de forma apropriada pelo anúncio, fazendo-o criar interesse pela mensagem. Certo


ID
1882996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

Ao utilizar uma fotografia em uma peça gráfica, com o intuito de evitar o efeito conhecido como pixalização, o responsável pela criação deverá estar atento à resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça.

Alternativas
Comentários
  • O correto é pixElização e não pixAlização.

    Visualize: https://www.fotoefeitos.com/cat-tratamento-imagem/pixelate_images

  • Cespe sendo Cespe. Vivem de pega-ratão e me fazem uma questão dessas.

    "A resolução da imagem, que deverá ter o tamanho proporcional ao formato da peça"?

    Então quer dizer que um Outdoor deve ter resolução maior do que um panfleto?

    Isso tudo além do termo, que está errado. O correto é PIXELIZAÇÃO.

    QUESTÃO ERRADA.

    Quanto à resolução:


ID
1883002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere aos conceitos ligados ao trabalho de criação e produção de uma peça gráfica, julgue o item subsequente.

O anúncio impresso, chamado tecnicamente de all type, é aquele em que há a predominância de textos, sem ilustrações ou imagens.

Alternativas
Comentários
  • A definição de AllType está correta. No entanto, acredito que essa questão deveria ter sido anulada por erro de português, já que as duas primeiras vírgulas inserem oração subordinada adjetiva explicativa, o que dá a entender que todo anúncio impresso pode ser chamado de AllType. Para que a frase ficasse inteiramente correta, ambas as vírgulas deveriam ser eliminadas da frase.

  • Anúncio de jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.