Fase organizacional: é nesta fase onde se definem as prioridades do trabalho a ser executado. Identificam-se os recursos disponíveis da área estudada e mensuram-se os possíveis impactos. É essencial a elaboração de um cronograma das etapas.
Fase de inventário: é nesta fase onde é realizado o levantamento de dados e a composição de banco de dados. É neste momento que os elementos e parâmetros estudados são identificados, passando por uma avaliação para saber quais dentre eles poderão ser considerados bons indicadores das condições ambientais da área. (listagens, matrizes, diagramas e redes de interação, métodos de ordenação e ponderação)
Diagnóstico ambiental: é nesta fase onde se realiza a análise detalhada dos dados levantados realizando sua qualificação. (Métodos espaciais, análises multivariadas)
Prognostico: é nesta fase onde se discutem as propostas de modelo de organização territorial, respeitando-se todas as limitações e potencialidades apontadas durante o estudo. Assim, nesta fase, é aconselhável que seja discutido em uma equipe multidisciplinar as diferentes alternativas propostas e suas relações. (Construção de cenários, modelagem e simulação, análise de agrupamentos)
Tomada de decisao- Métodos de ordenação, matrizes cruzadas, métodos multicriteriais, técnicas econômicas
Formulacao de diretrizes - Árvores de decisão, sistemas especialistas