SóProvas


ID
2697475
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A água é um paradoxo brasileiro. Temos as maiores reservas de água doce do mundo (12,8%), mas a maior parte está na região amazônica fora do alcance da maioria da população. A ilusão de abundância gerou um cenário de desperdício e a crença de que a água nunca iria faltar. As chuvas causam catástrofes imediatas, mas a seca é o principal desastre natural do Brasil. Hoje vivemos num cenário de crise hídrica recente ou em curso no semiárido, no Distrito Federal, no Sistema Cantareira (SP) e em Paraíba do Sul (RJ).


Disponível em: <https://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/brasil-sem-agua-o-seculo-da-escassez.html>. Acesso em: 22 mar. 2018. Adaptado.


Além dos desastres naturais, o consumo descontrolado também contribui para a redução da disponibilidade de água.


Qual fator econômico é responsável, no Brasil e no mundo, pela maior fatia de consumo desse recurso?

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, podemos perceber muitas vezes em campos de irrigação algumas mangueiras furadas, já que a mal manutenção desse sistema, portanto o exagero de água usado junto do disperdicio gerado por esse sistima possuindo essas vias estragadas temos grande parte de nossa água sendo jogada fora.

    SENDO ASSIM A LETRA (E).

  • LETRA E.

     

    Durante as últimas décadas, o aumento significativo da população mundial implicou no aumento da área cultivada e da produtividade das mais diversas lavouras de interesse econômico. Atualmente mais de 70% de toda a água doce potável do mundo é consumida na irrigação de plantações. Enquanto são gastos em média dois a três litros por pessoa por dia para ingestão e de 30 a 300 litros para higiene e limpeza, são necessários de 2000 a 5000 litros por dia para produzir os alimentos consumidos em média diariamente para uma dieta balanceada de uma pessoa. (Wikipédia).