c)Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise.
As três principais características desses modelos são:
O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini / Galera do QC
A teoria que busca entender como os fatores psicológicos e sociais influenciam na produtividade, bem como dá enfâse nos grupos informais, é a Teoria das Relações Humanas.
Fique atento: a Experiência de Hawthorne foi um estudo, uma experiência científica (e não uma “teoria” ou uma “abordagem”), que teve como resultado a Teoria das Relações Humanas.
===
TOME NOTA (!)
➤ Teoria das relações humanas ⇰ Homem social ⇰ Ênfase Pessoas ⇰ Organização Informal
===
➱ Angélica Resende - Q928307
1903 – Administração Científica: Essa Teoria criada por Taylor e com ênfase nas tarefas, busca a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
1909 – Teoria da Burocracia: Criada por Weber essa teoria possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal.
1916 – Teoria Clássica: Criada por Fayol, essa Teoria se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico.
1932 – Teoria das Relações Humanas: Como resultado da Experiência de Hawthorne, essa teoria ganhou força a partir do momento em que o "homo economicus" começou a sair de cena, passando a ser visto como "homo social".
1947 – Teoria Estruturalista: O principal objetivo dessa teoria é o de interrelacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações.
1951 – Teoria dos Sistemas: Desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy e mais conhecida pela sigla TGS, essa teoria é uma abordagem multidisciplinar, que busca entender as propriedades comuns em distintas organizações.
1954 – Teoria Neoclássica: Essa Teoria reafirma as teorias clássicas, a ênfase na prática administrativa, na gestão, nos objetivos e também nos resultados.
1957 – Teoria Comportamental: Essa Teoria veio como uma crítica aos princípios da teoria clássica e à teoria das relações humanas. Dentre suas principais características nós temos a ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (teoria de Maslow).
1962 – Desenvolvimento Organizacional: Essa Teoria possui como características: os processos grupais, orientação sistêmica abrangente, orientação contingencial, retroação de dados, solução de problemas e a interação.
1972 – Teoria da Contingência: Essa Teoria é o ramo que enfatiza a relatividade, ou seja, não existe nada de absoluto nas organizações ou na própria teoria administrativa.
1990 – Novas Abordagens (Era da Informação): Um sistema de informação integrado e eficiente nessa Era da Informação não é luxo nas organizações, mas uma questão de sobrevivência.