-
Demanda negativa: ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita (ex. vacinas, serviços odontológicos, vasectomias, operações de vesícula; empregadores têm demanda negativa por ex-presidiários e alcoólatras, por exemplo).
Demanda inexistente: consumidores-alvo podem desconhecer ou não estar interessados em um produto (ex. universitários sem interesse pela assinatura de revistas especializadas, ou de cursos de novas línguas).
Demanda latente: muitos consumidores podem ter necessidades não oferecidas por qualquer produto (ex. Edifícios mais seguros, Carros mais econômicos).
Demanda em declínio: Quando a demanda diminui gradativamente em relação à demanda anterior.
Demanda irregular: Quando há sazonalidade na procura diária, mensal, semestral ou anual. (ex. bancos cheios no horário do almoço, produtos que vendem muito em determinadas estações e quase nada em outras, Museus, Cinemas, Shoppings etc.)
Demanda excessiva: Como o nome já diz, esta demanda é caracterizada pelo excesso na procura. O volume de consumidores é sempre maior do que a empresa pode/deseja atender. (ex. Jogos de finais de campeonatos, shows de artistas famosos, baladas muito procuradas, etc)
Gab''E''
-
TAREFAS BÁSICAS DE MARKETING
Marketing de conversão (demanda negativa – corrigir) – nasce do estado de demanda negativa. Poderia até chegar ao ponto de pagar um preço para evitá-lo. Ex. Viagens para o pólo norte e deserto são exemplos de demanda negativa.
Marketing de Estímulo (demanda inexistente – criar) – Não existe demanda. As pessoas são indiferentes ou não estão interessadas. Ex: Barcos afastados de áreas do litoral, carros de pesca em área tropical.
Marketing de Desenvolvimento (demanda latente – desenvolver) – quando um número substancial de pessoas compartilham de algo que não existe. Ex. cigarro de sabor agradável.
Marketing de Revitalização (demanda declinante – revitalizar) – Declínio ou mercado declinante. Necessário atividades corretivas. Ex: Igrejas que diminuíram o número de fiéis em virtude das atividades mundanas.
Marketing de Sincronização (demanda irregular – sincronizar) – Aumento da demanda muito além da capacidade de oferta da organização enquanto outras se percebe grande perda na capacidade da oferta. Ex: Hoteis em alta ou baixa temporada. Transporte em horário do rush ou fora dele.
Marketing de manutenção ( demanda plena – manter) – o nível e o tempo atual da demanda é igual ao nível e ao tempo desejado da demanda. Manter o preço certo, a equipe de vendas, os revendedores motivados e o controle rígido sobre os custos.
Marketing de redução (demanda excessiva – reduzir) – demanda excede o nível em que o especialista de marketing se sente capaz ou motivado para estabelecer a oferta. Ex: Criar pedágio em uma pista para diminuir seu uso.
Marketing de Eliminação (demanda indesejada – destruir) – Demanda indesejável considerada como excessiva por causa das qualidades negativas associadas à oferta. Ex: álcool, cigarros e entorpecentes.
Fonte: Kotler
-
Demanda é um dos conceitos mais
estudados na área de marketing junto com a ideia de necessidade e desejo. A
demanda é o desejo, por parte de uma ou mais pessoas, por um produto ou serviço
específico, aliado à possibilidade de adquiri-lo ou contratá-lo, em um
determinado lugar e num período de tempo específico.
Os estados de demanda podem ser
classificados em inexistente, negativa, indesejada, latente, irregular, plena,
excessiva e em declínio.
O enunciado apresenta uma
situação na qual os consumidores não gostam do produto e podem até mesmo pagar
para evitá-lo. Isso ocorre geralmente devido às características do
produto/serviço ou por preconceito. Essa é a demanda negativa.
Gabarito do professor: Letra E.
Fonte:
- Crocco, Luciano; Telles,
Renato; Gioia, Ricardo Marcelo; Strehlau, Vivian Iara; Rocha, Thelma Valeria. Fundamentos
de marketing - vol. 1. Saraiva Educação S.A. 2017.
- Cobra, Marcos. Manual do
Consultor de Marketing. Marcos Cobra Editora. 2003.