-
A Ciência da Informação tem por objeto de estudo das propriedade gerais da informação (natureza, gêneses, efeitos) e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso.
-
Acrescentando...
Conforme Le Coadic (2004, p. 25):
De prática de organização, a ciência da informação tornou-se, portanto, uma ciência social rigorosa que se apoia em uma tecnologia também rigorosa. Tem por objeto o estudo das propriedades gerais da informação (natureza, gênese, efeitos), e a análise de seus processos de construção, comunicação e uso.
Gab. B
LE COADIC, Yves-François. A ciência da informação. 2 ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
-
a) Como vimos, a Documentação (cujas origens remonta à Bibliografia) e a Recuperação da Informação forneceram subsídios ao desenvolvimento da Ciência da Informação. CORRETA.
b) Muito cuidado com essas palavras excludentes. Embora a tecnologia tenha papel marcante na formação da Ciência da Informação, sabemos que não foi a única influência da C.I. INCORRETA.
c) A Ciência da Informação é multidisciplinar e assimila elementos de diversas outras ciências em suas teorias e práticas. CORRETA
d) Isso mesmo. Como disse Le Coadic em seu livro A Ciência da Informação: Durante muito temo, o desenvolvimento da Ciência da Informação baseou-se em conceitos ambíguos, polivalentes, de transparência enganosa(...). Visava a assegurar, mediante uma linguagem pseudocientífica que se pretendia comum, uma certa convergência de métodos e ideias, e finalmente, pseudoconsenso. Ainda conforme o autor supracitado, a C.I. se consolidou como ciência após o estabelecimento de um conjunto de estruturas como: Revistas Científicas, Banco de Informações, sociedades científicas e profissionais e cursos e unidades de ensino na área. CORRETA
e) A C.I. é uma ciência pós-moderna, pois é orientada por princípios diferentes daqueles norteadores das ciências modernas, por exemplo, a crença na neutralidade e na completa separação entre sujeito e objeto (ARAÚJO et al, 2007, p. 100). CORRETA
Gabarito: B
-
[...] a história da Ciência da Informação apresenta menos dados factuais, mas muita discussão sobre sua mal resolvida identidade e controvertida constituição como área de conhecimento.
Para Pinheiro (1999, p. 156), a Ciência da Informação "parte do reconhecimento de sua interdisciplinaridade, de sua natureza social, forte e profundamente relacionada à tecnologia da informação e do novo papel da informação na sociedade e na cultura contemporâneas, características essenciais da área". A Ciência da Informação tem suas raízes na bifurcação da Documentação/ Bibliografia e da Recuperação da Informação (Information Retrieval).
É uma ciência social cujo objeto é a informação, tendo início no campo da informação científica e tecnológica, passando a atuar também com a informação para fins educacionais, sociais e culturais.
Apresenta interfaces com a Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciência Cognitiva, Sociologia da Ciência e Comunicação, entre outras áreas.
Wersig (1997) argumenta a favor da natureza da Ciência da Informação como uma ciência pós-moderna.
ORTEGA, Cristina Dotta. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero, v. 5 n. 5, 2004.