SóProvas


ID
2697823
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Também é conhecida como alucinação de memória, por se tratar de uma alteração análoga à que ocorre na sensopercepção. Trata-se da recordação de algo que de fato não ocorreu, de uma falsa lembrança, embora para o paciente seja verdadeira. Este é um exemplo de que alteração qualitativa de memória?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

     

    . Alomnésia: ilusão de memória. As recordações de um evento real são deturpadas, distorcidas pelo indivíduo de forma involuntária.

     

    .Paramnésia: conhecida como alucinação de memória. Trata-se da recordação de algo que de fato não ocorreu. 

     

    .Deja vu e Jamais vu: Deja vu (já visto) o indivíduo tem uma sensação de familiaridade diante de uma situação (ou objeto) inteiramente nova, como se já houvesse vivenciado anteriormente. No Jamais vu ( nunca visto) ocorre o oposto: há uma ausencia de sensação de familiaridade diante de uma situação já vivenciada uma ou mais vezes no passado.

     

    .Criptomenésia: termo criado por FREUD. Consiste numa falha relativa ao reconhecimento como pretérito. Recordações voltam a mente do indivíduo, mas não são reconhecidas como tais, parecendo idéias novas. Plágio involuntário.

     

    . Ecmenésia: criado por Pitres, representa um distúrbio quanto ao reconhecimento como pretérito; presentificação do passado. E como se o evento pretérito estivesse ocorrendo naquele momento. A pessoa percebe sua vida como se fosse uma filme.

     

    Fonte: Manual de Psicopatologia.