Conforme Zimerman, os papeis comumentes desempenhados em grupos são:
Porta Voz:É o membro do grupo que levanta questões ou dúvidas que é do interesse comum, antecipa situações e desejos latentes dos demais participantes.
Radar:O radar é o membro do grupo que capta os primeiros sinais sutis de tensão ou ansiedade que começam a surgir no grupo.
Indutor de coalizões: Membro que assume para si a tarefa de dissolver conflitos e disputas atenuando as divergências e promovendo consensos.
Bode Expiatório: É o membro que o grupo elege para descarregar suas dificuldades e deficiências. É uma espécie de “bobo da corte” culpado por todas as desgraças e acontecimentos inconvenientes que ocorrem no grupo. Ao culpar o outro o grupo, alivia suas próprias deficiências e tensões. Podem ocorrer situações, inclusive, que o grupo chega ao ponto de expulsar o membro.
Sabotador: É o participante que tem atitudes que buscam aliviar a tensão oportunizando ao grupo a fuga e o não enfrentamento das dificuldades, consequentemente, o grupo não alcança os objetivos propostos. É um obstáculo para a o cumprimento das tarefas.
Líder: Surge entre os membros do grupo de forma espontânea e é seguido pelos demais membros. Essa postura de liderança caminha por dois vieses; a liderança positiva que motiva e constrói ou a liderança negativa em que prevalece o egoísmo e a desestruturação do grupo.
Vesta:pode assumir a função de zelar pela moral e os bons costumes, e o seu exagero tende a obstruir qualquer movimento de criatividade inovadora.