-
O que é planejamento?
Antecipar as atividades e situações durante o ano ajuda na melhoria do ensino e da aprendizagem e evita que a equipe escolar seja pega de surpresa por problemas.Imagine fazer uma viagem sem saber para onde você irá, onde se hospedará e o que fará. Ela pode ser ótima, mas há espaço para muitas coisas darem errado ao longo do trajeto, não é mesmo? Você pode não ter onde dormir, nem saber onde comer, não ter dinheiro no final da jornada e se perder pelo caminho.
Quando e como ele é feito?
Em geral, o planejamento escolar é feito para o ano inteiro e acontece antes do início das aulas. Nesse período, as escolas agendam uma semana pedagógica(que pode durar de 3 a 5 dias), durante a qual se discute o que acontecerá nos próximos 200 dias letivos, e revisam o Projeto Político-Pedagógico (PPP), o documento que define a identidade da escola e indica os caminhos para o ensino de qualidade.
"O planejamento nasce a partir do estabelecimento de metas e de objetivos que a escola deseja alcançar. Ele é um momento importantíssimo para a construção de conhecimento sobre gestão e didática, articulação com a comunidade, constituição de uma equipe colaborativa e qualificação das ações", diz Maura Barbosa, consultora de GESTÃO ESCOLAR.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/161/o-que-e-planejamento
-
à seleção dos conteúdos
-
Os métodos de ensino não podem estar desvinculados dos objetivos e dos
conteúdos. Nenhum funciona independente do outro.
-
Levando em conta os aspectos apresentados, a próxima etapa do planejamento é organizar os elementos que o constituem:
Objetivos – metas traçadas, o que se pretende alcançar; a sua formulação está diretamente relacionada à seleção de conteúdo.
Conteúdo – área de conhecimento, saber sistematizado, hábitos, atitudes, valores e convicções.
Metodologia – o que faremos para alcançar os objetivos propostos, conjunto de métodos aplicados à situação didático-pedagógica.
Recursos – consiste na utilização de materiais físicos e humanos no processo de ensino-aprendizagem.
Avaliação – momento de reflexão de todo o processo. É uma etapa presente cotidianamente em sala de aula, exercendo função diagnóstica, uma vez que identifica as dificuldades e os avanços na aprendizagem do aluno e na própria prática docente, proporcionando melhoria nesse processo, através da reflexão constante.
-
o Vice do STF NÃO é membrio do CNJ