SóProvas


ID
2698198
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na década de 1990, o Brasil adotou práticas de gestão inspiradas na chamada Nova Administração Pública (NAP). Assinale a alternativa que apresenta exemplos dessas práticas, na administração pública, no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Rapaz, me explica!!! Sistema de remuneração variável (década da reestruturação administrativa)? É sério isso?

  • De acordo com o site aqui, o Gabarito é D. Mas eu também achei que seria C.

  • Sistema de remuneração variável e gestão por competências. 

  • Solicitando comentário do professor, se puderem, façam o mesmo!

  • Então João Paulo, e todos os demais que tiveram essa dúvida, após as reformas administrativas dos anos 1990, vários órgãos públicos adotaram GRATIFICAÇÃO POR DESEMPENHO, que é sim um valor variável e que tem uma melhora no serviço a curto prazo. Ainda sobre Gestão por Competências, basta lembrar da EC n. 19 que instituiu a avaliação periódica de desempenho (art. 41, III) e a avaliação especial de desempenho, como condição para a aquisição da estabilidade (art. 41, §4º), além de outras inovações.

  • oxi !

  • A administração pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração pública patrimonialista, a burocrática e a gerencial. Segundo Chiavenato (2018), essas três formas se sucedem no tempo, sem que, no entanto, qualquer uma delas seja inteiramente abandonada.

    Destaca-se que na administração pública gerencial a ideia foi a de importar ferramentas da iniciativa privada para a gestão pública, sendo considerada como a última fronteira das Reformas do Estado nos anos 1990.

    Naquele momento, o modelo nacional baseou-se no modelo britânico que destacava a chamada New Public Management (ou Nova Gestão Pública), que visava saltos qualitativos nos serviços públicos e de eficiência nos gastos governamentais.

    As reformas advindas desse movimento buscaram encorajar uma mentalidade competitiva e comercial dentro das organizações públicas.

    Vejamos as alternativas:

    A) Sistema de remuneração variável e orçamento participativo.

    Errada. Sobre o orçamento participativo, as experiências de gestão pública em que a participação popular recebeu tratamento privilegiado, especialmente no que se refere aos recursos públicos começaram a desenvolver-se a partir da década de 1970, ou seja, anterior às ideias da Nova Gestão Pública.

    B) Planejamento estratégico situacional e gestão por competências.

    Errada. Idealizado e desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus no início da década de 1970, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia criada, inicialmente, para lidar enfrentando os desafios da administração pública.

    C) Balanced Scorecard e liderança situacional.

    Errada. Em que pese ser difundido com sucesso no mundo corporativo, o Balanced Scorecard necessita de adequações para ser empregado no setor público brasileiro. Trata-se de uma ferramenta que não está relacionada com as práticas de gestão implantadas com o advento da Nova Gestão Pública.

    D) Sistema de remuneração variável e gestão por competências.

    Certa. O sistema de remuneração variável surge na administração pública brasileira com o objetivo de valorizar o esforço e produtividade dos servidores. Adota uma estratégia diferente do sistema de remuneração tradicional, que também é conhecido como Plano de Cargos e Salários, em que o servidor recebe um salário fixo mais os benefícios previstos pela lei, conhecidos como salário indireto.

    Outra prática apresentada por meio da Nova Gestão Pública é a chamada gestão por competências. Relacionado à área de recursos humanos, busca identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à gestão pública, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, agregando conhecimento e com foco no resultado.

    E) Planejamento estratégico situacional e Balanced Scorecard.

    Errada. Situações explicadas nas alternativas anteriores.


    Gabarito do Professor: Letra D.