SóProvas


ID
2698246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

       O crescimento populacional, especialmente a partir da década de 50 do século passado, nos países de terceiro mundo, no entender da teoria neomalthusiana, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico desses países. E assim explicaria seu subdesenvolvimento. Dois terços da humanidade estariam localizados na Ásia, África e América Latina. Isso constituiria um obstáculo ao desenvolvimento, na medida em que essa população expandida, cuja estrutura etária privilegiaria os mais jovens e as crianças, requisitaria investimentos não produtivos — hospitais, escolas, etc. —, desviando recursos que poderiam ser diretamente produtivos — como a construção de fábricas. Provocaria, inclusive, ao aumentar os efetivos da força de trabalho, um desequilíbrio cada vez maior entre a oferta e procura de empregos, reduzindo os salários e marginalizando amplas camadas de população do mercado de trabalho.

Amélia Damiani. População e Geografia, São Paulo: Contexto, 2012, p. 23.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.


A teoria neomalthusiana é a mais aceita para o crescimento econômico devido ao controle do excedente populacional.

Alternativas
Comentários
  • PELO CONTRÁRIO, O AUMENTO POPULACIONAL SERIA UM FATOR DE RECESSÃO ECONÔMICA, ASSIM COMO AUMENTO DO DESEMPREGO E ESGOTAMENTO RECURSOS NATURAIS.

    GAB: E

  • Errado. Para os neomalthusianos, o intenso crescimento populacional seria o responsável pelo avanço da fome e da pobreza (subdesenvolvimento de um país).


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_populacional_neomalthusiana

  • Gabarito: errado. Questão errada simplesmente porque as teorias malthusiana e neomalthusiana quase nem são consideradas por economistas. Não há consenso em economia sobre a teoria que melhor explica o crescimento econômico.
  • THANOS que o diga....

  • O examinador tinha acabado de assistir os vingadores hahaha.

  • Aplica-se a Teoria Reformista As idéias básicas desta teoria são todas contrárias às de Malthus: sua principal afirmação nega o princípio malthusiano, segundo o qual a superpopulação é a causa da pobreza. Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação. De acordo com a teoria reformista, se não houvesse pobreza as pessoas teriam acesso a educação, saúde, higiene, etc., o que regularia, naturalmente, o crescimento populacional. Portanto, é exatamente a falta dessas condições o que acarreta o crescimento desenfreado da população.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/teorias-demograficas-malthusianos-neomalthusianos-e-reformistas.htm?cmpid=copiaecola
  • kkkkkkkk Renato e Rebimboca kkkkkkkkkk não esqueço mais.................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Errado. Essa teoria procurava explicar a ocorrência da fome nos países SUBDESENVOLVIDOS. Ela tem a mesma posição de Malthus em relação à fome e propõe programas de controle de natalidade nos países subdesenvolvidos e a DISSEMINAÇÃO DOS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS.