SóProvas


ID
2698264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em uma aula de geografia, os estudantes fizeram três perguntas ao professor. A primeira questionava o interesse do Brasil em integrar o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a segunda pedia que o professor elencasse as áreas nas quais a América Latina recebe investimentos da China e a terceira tratava do impacto das indústrias das potências centrais e dos países emergentes no meio ambiente global.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma resposta dada pelo professor de geografia às questões formuladas pelos estudantes. Julgue o item quanto à correção das respostas apresentadas pelo professor.


O Brasil, por meio de sua participação no BRICS, busca superar suas deficiências materiais sem utilizar o grupo para descentralizar o processo decisório nas organizações internacionais.

Alternativas
Comentários
  • países como os BRICS buscam aumentar seu poder de barganha, demonstrar uma maior capacidade de liderança e de integração ao sistema, bem como fortalecer suas posições relativas, buscando a superação de suas deficiências de poder material e institucional em relação aos países centrais. Desta feita, de forma genérica, potências emergentes buscam descentralizar o processo decisório nas organizações internacionais, aumentando o peso de sua participação e, em alguma medida, manter sua autonomia na formulação de políticas.


    Finalmente, vale destacar que a iniciativa, apesar de interesses comuns no sentido de propor instituições alternativas às tradicionais nas quais esses países tenham maior poder de decisão, possui também fatores de motivação diferenciados para cada um dos membros dos BRICS – inclusive porque o bloco não tem a pretensão de um grande impacto no ordenamento institucional internacional. O Brasil passa a imagem de que não será submisso aos interesses dos países centrais, sustentando uma política de busca por maior autonomia por meio da diversificação das parcerias. 


    Gabarito -> errado


    fonte: https://www.mundorama.net/?p=14557

  • Potências emergentes buscam descentralizar o processo decisório nas organizações internacionais!

  • Alguns analistas apontam que as potências emergentes não serão apenas tomadores das normas internacionais, mas que também participarão de forma ativa, buscando transforma-las. Nesse sentido, observa-se iniciativas de demanda de reforma nos principais organismos internacionais por parte de potências emergentes, além da retomada das chamadas coalizões Sul-Sul. No caso dos BRICS, destacam-se a as iniciativas de concertação política a fim de aumentar seu percentual de contribuições e influência no âmbito do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, e do comum apoio à não-intervenção às questões internas de outros países.

    Por meio das referidas coalizões, países como os BRICS buscam aumentar seu poder de barganha, demonstrar uma maior capacidade de liderança e de integração ao sistema, bem como fortalecer suas posições relativas, buscando a superação de suas deficiências de poder material e institucional em relação aos países centrais. Desta feita, de forma genérica, potências emergentes buscam descentralizar o processo decisório nas organizações internacionais, aumentando o peso de sua participação e, em alguma medida, manter sua autonomia na formulação de políticas.

    No entanto, apesar de importantes, tais iniciativas parecem não ter tido grande capacidade de transformação das instituições internacionais em favor dos países não centrais até o momento.

    fonte: mundorama.net

  • Há sim descentralizações, coisas demais para as potencias darem conta de td.

    Gab E

  • PMAL 2021!

  • LEIAM COM ATENÇÃO: "SEM" UTILIZAR O GRUPO. ERRO QUE PODERÁ CUSTAR TODO O SEU ESFORÇO NA HORA DA PROVA.