SóProvas


ID
2698303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca de impactos ambientais provocados pelo ser humano e pelas atividades antrópicas no meio ambiente, julgue o item subsequente.


A formação de areais é o maior impacto ambiental que atinge o Pantanal brasileiro atualmente.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, os impactos ambientais e socioeconômicos no Pantanal são muito evidentes, decorrentes da inexistência de um planejamento ambiental que garanta a sustentabilidade dos recursos naturais desse importante bioma.

    A expansão desordenada e rápida da agropecuária, com a utilização de pesadas cargas de agroquímicos, a exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio, são responsáveis por profundas transformações regionais.

    https://www.embrapa.br/pantanal/impactos-ambientais-e-socioeconomicos-no-pantanal

     

  • Organizando em tópicos o comentário do colega Cleverson:

    Expansão desordenada e rápida da agropecuária, com a utilização de pesadas cargas de agroquímicos;

    Exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio;

    são responsáveis por profundas transformações regionais;

  • ERRADO

     

    A região do pantanal possui inúmeros problemas ambientais, tais quais:

     

    Pecuária Extensiva

    A pecuária extensiva tem crescido muito no Pantanal nas últimas duas décadas. O desmatamento irregular para criação de pastos tem provocado desequilíbrios ecológicos na região. Além das espécies vegetais, a fauna nativa tem sido muito prejudicada.

     

    Ocupação irregular do solo e migração

    Muitas pessoas têm migrado para a região do Pantanal em busca de empregos e melhores condições de vida. O grande problema é gerado pela ocupação humana em áreas de preservação ambiental. Esgoto não tratado e acumulo de lixo estão poluindo algumas áreas, provocando problemas ambientais.

     

    Agricultura predatória

    Os impactos também têm sido provocados pelo aumento da atividade agrícola no Pantanal, principalmente de agricultores que não respeitam o solo e os rios. O uso de agrotóxicos e fertilizantes de forma inadequada tem poluído rios, afetando a vida de peixes e outras espécies aquáticas. Práticas agrícolas inadequadas têm provocado também a erosão do solo.

     

    Pesca predatória

    O Pantanal é muito procurado por pescadores do Brasil e de outros países, em função da grande diversidade de peixes. O impacto é gerado quando há um desequilíbrio, provocado pelo excesso de pescadores em alguns rios, além da pesca de determinadas espécies de peixes em grande quantidade. Esta ação predatória pode provocar em breve, sem nada for feito, a extinção de algumas espécies de peixes nativas do Pantanal.

  • Areais = Pampa gaúcho.

  • O processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul é um dos mais graves problemas socioambientais vividos no Brasil.


    Entende-se por arenização o processo de formação de bancos de areias em solos já arenosos e não consolidados, o que acarreta a baixa presença ou até a extinção da vegetação em virtude da dificuldade de fixação em função das constantes movimentações da camada superficial dos solos.


    No Brasil, esse problema manifesta-se mais frequentemente no Rio Grande do Sul, com destaque para alguns municípios da região sudoeste do estado, como São Francisco de Assis, Alegrete, Maçambará, Rosário do Sul, entre outros.


    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-desertificacao-no-rio-grande-sul.htm

  • formação de areais no plano?

     

    o pantanal, fora a bacia amazônica, é a única planície que o BR tem. É tão planto que o nível lençol freático chega a ser concincidente com o nível do solo. Não é à toa que o cheiro de pântanos é ruim: matéria orgânica e água causa digestão anaeróbia e muita vezes, fétida, pela produção de H²S

     

    a água aflorante é uma característica favorável para a agrocupecuária, que, nos dias de hoje, encontra-se predatória

  • KKKKKKKKK

  • A região sofre especialmente com a pecuária extensiva, a pesca predatória e a caça ao jacaré. Mas não só.

    Por conta do garimpo de ouro e de pedras preciosas, grandes porções do Pantanal sofrem com processos de erosão e contaminação dos rios.

    Resposta: Errado

  • Gaba: ERRADO

    O processo de arenização no sudoeste do Rio Grande do Sul é um dos mais graves problemas socioambientais vividos no Brasil. Entende se por arenização o processo de formação de bancos de areias em solos já arenosos e não consolidados, o que acarreta a baixa presença ou até a extinção da vegetação em virtude da dificuldade de fixação em função das constantes movimentações da camada supe rficial dos solos. No Brasil, esse problema manifesta se mais frequentemente no Rio Grande do Sul, com destaque para alguns municípios da região

    sudoeste do estado, como São Francisco de Assis, Alegrete, Maçambará, Rosário do Sul, entre outros.

    (Fonte: Ítalo Trigueiro. PDF Geopolítica. PRF, Projeto Reta Final, Quebrando as Bancas, 2021)

    Bons estudos!!

  • ESTIAGEM

  • PMAL 2021!

  • Expansão desordenada e rápida da agropecuária, com a utilização de pesadas cargas de agroquímicos;

    Exploração de diamantes e de ouro nos planaltos, com utilização intensiva de mercúrio;

    são responsáveis por profundas transformações regionais;

  • A pecuária extensiva, a pesca predatória e a caça ao jacaré são os principais impactos negativos no Complexo do Pantanal. Atualmente, o garimpo também está sendo responsável pela degradação do bioma.