SóProvas


ID
2698366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No estado de Alagoas, foram realizados estudos geológicos das formações quaternárias, incluindo-se estudo sobre construções recifais, mapeamento da zona de progradação associada à desembocadura do rio São Francisco, mapeamento geológico do quaternário Costeiro do Estado de Alagoas, na escala de 1:250.000 — este é, até o momento, o mapeamento que existe para este importante segmento da costa nordestina — e estudo sedimentológico e geoambiental detalhado do sistema lagunar Mundaú.

                                           Ministério do Meio Ambiente (com adaptações).

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.


Os manguezais, áreas de deposição de sedimentos trazidos tanto pelos rios como pelo oceano, são formações de relevo e de concentração de biodiversidade de grande importância para o desenvolvimento de espécies da fauna e flora locais.

Alternativas
Comentários
  • Mas manguezal é um ecossistema e não um relevo. Discordo do gabarito.

  • Discordo também
  • E o manguezal é uma área de deposição de sedimentos trazidos pelos rios?? Não que eu saiba!! Discordo do gabarito.

  • Gente, a questão está certíssima


    "Os manguezais, áreas de deposição de sedimentos trazidos tanto pelos rios como pelo oceano, são formações de relevo e de concentração de biodiversidade de grande importância para o desenvolvimento de espécies da fauna e flora locais."


    Vamos lá:


    "O mangue é uma formação litorânea que se estende do Amapá até o Sul do Brasil e aparece em desaguadouros bastante planos de rios, junto à foz, apresentando um trecho meândrico característico (são rios sinuosos). Ele é comum nas reentrâncias da costa brasileira, como em baias e estuários.

    No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra."


    A questão não afirma que o Manguezal é um Relevo, e sim uma formação de relevo. É um ecossistema formado por um relevo plano e baixo, simples assim.


    E a outra parte:


    "As áreas planas do mangue acumulam muitos sedimentos orgânicos e a presença de oxigênio é pequena, resultando na eliminação de um cheiro característico para a atmosfera, que possui um odor, às vezes, forte. Este cheiro incomoda algumas pessoas que vêem no mangue um lugar inadequado para viverem, transformado-os em lixões ou aterrando-os.

    Por causa das suas raízes aéreas, o manguezal absorve o impacto das ondas maiores e impedindo que ocorra a retirada de solo e ajudando a evitar a erosão marinha. Além disso, reduz a velocidade das águas fluviais o que aumenta a deposição de sedimentos."


    Sim, o manguezal é uma área de deposição de sedimentos trazidos pelos rios.


    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/mangue-caracteristicas-e-importancia-para-o-ambiente.htm

  • Seria bom que um professor do qconcursos apresentasse uma resposta contextualizada.

  • Está correto, basta olhar no mapa e observar oq tem ao redor de um mangue.

  • GAB= CERTO

  • Os manguezais são conhecidos por sua biodiversidade, como variadas espécies de peixes, moluscos e crustáceos. Desenvolvem-se nos estuários e possuem vegetação halófila (adaptada ao sal da água do mar), que tem algumas espécies que têm raízes que, durante a maré baixa, ficam expostas (raízes aéreas, por meio do qual absorvem o ar).

    Os manguezais são ameaçados principalmente pelo avanço das áreas urbanizadas, a pesca predatória, a poluição dos estuários e o turismo desordenado. É um ecossistema que tem sofrido duramente com o lançamento de poluentes industriais e domésticos no mar, a erosão e alteração na flora e a morte da fauna que lhes são características.

    Resposta: Certo

  • Definitivamente, o manguezal NÃO é um formação de relevo. Cabe recurso!

  • PMAL 2021!

  • A questão acima solicita ao candidato que julgue uma afirmação sobre a formação dos manguezais e sua importância para a biodiversidade.

    Portanto, para julgar corretamente a afirmação, é importante saber como se dá a formação dos mangues, e qual sua importância para o desenvolvimento da fauna e da flora nas regiões que abrigam essas áreas de manguezais.
    Os manguezais são um ecossistema situado em regiões litorâneas, no qual sua formação está vinculada ao encontro da água doce com a água salgada do mar, que deposita no local de formação, sedimentos trazidos pelas águas dos rios e os oceanos resultando em um ambiente formado por água salobra.
    Por possui uma ampla área litorânea, o Brasil registra uma grande presença de manguezais em seu território. Eles abrangem uma área que vai desde o Amapá até Santa Catarina, equivalendo a 15% de todos os mangues existentes em todo planeta.
    Por conta do equilíbrio entre a água doce do rio e a água salgada do oceano, a vegetação nesse ecossistema é predominantemente halófita (que é adaptada às variações de sal na água) e pneumatófora (vegetações que respiram pelas suas raízes áreas).
    Os manguezais têm muita importância ambiental, uma vez que abriga várias espécies animais e vegetais. Um exemplo dessa relevância é a vegetação, uma vez que as raízes aéreas de grande parte da flora ajuda a diminuir a velocidade do curso das águas e das ondas, diminuindo então os impactos sobre os solos e diminuindo o risco de erosão. Além disso, essas raízes ajudam a conter os sedimentos vindo de rios e oceanos e evitam o processo de assoreamento dessas áreas.
    Além disso, o ecossistema tem muito valor econômico, uma vez que os mangues são responsáveis por 95% de todo alimento que o ser humano extrai do mar (camarões, lulas, caranguejos, etc), destacando ainda mais a importância da preservação dos manguezais.
    Confirme contido na explicação, os manguezais foram formados a partir da deposição de sedimentos de rios e pelas águas do oceano, e têm uma grande importância para a biodiversidade. Sendo assim, a afirmação está CERTA.
    Gabarito do Professor: CERTO.
  • O problema é de interpretação do enunciado: "são formações de relevo e de concentração de biodiversidade". Está correto se tomarmos estas duas dimensões como indissociáveis para caracterizar este ecossistema. Afinal, a presença de agentes formadores do relevo sejam biológicos, químicos e físicos, geram tanto intemperismo quanto erosão. Provocando, portanto, mudanças químico-físicas além de transporte e deposição de sedimentos. A frase ficaria melhor reescrita dessa forma: "apresenta formações de relevo e concentração de biodiversidade". A banca acertou no conteúdo e errou no português.