-
qual o erro?
-
ERRADO
A partir da década de 1970, por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto nas pequenas indústrias de beneficiamento do tabaco que havia na região, e a consequente diminuição no preço, seguiu-se um ciclo de decadência da fumicultura. Desde os anos de 1980 experimenta um crescimento econômico com seu comércio (com destaque para a tradicional feira livre) e serviços. Além disso, o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento nos últimos anos.
Fonte: Prefeitura de Arapiraca. ( site oficial)
-
A produção em larga escala de tabaco na microrregião de Arapiraca, no sertão alagoano
Arapiraca não se localiza no sertão, e sim na mesoregião agreste
-
Errado!
A conceituação encontra-se correta, contudo, Arapiraca localiza-se no AGRESTE ALAGOANO.
Apelidada como “Capital do Fumo”. Vale salientar também que Arapiraca é considerada a capital do Agreste, e segunda maior cidade do estado em relação ao desenvolvimento, atrás somente da capital, Maceió.
-
Há dois erros nessa questão.
1° não é sertão.
2° desde a década de 90 que houve declínio no fumo.
-
erro Messoregião do Agreste e está localizada no Agreste
PMAL 2018 avante
-
É um tanto quanto incongruente pensar em "instalação de diversas indústrias que produzem cigarros, charutos e fumo de rolo" nos dias atuais.
A pelo menos 2 décadas o tabaco está em declínio, exceto o contrabandiado do Paraguay rsrs.
-
ARAPIRACA FICA NO AGRESTE !
-
O erro está em Sertão, quando se sabe que Arapiraca se localiza no agreste.
Produção de fumo cresce 579% em um ano no agreste.
Uma guinada na produção que vinha caindo gradativamente desde 2014
Por:
Publicado em 30/01/2020 às 11:16h.
Produtores de fumo do agreste de Alagoas registraram a maior safra dos últimos seis anos. Segundo estimativa do Sindicato Rural de Arapiraca – cidade-polo da região –, em 2019, cerca de 17.375 toneladas de fumo foram produzidas em uma área total de 15 mil hectares. Os resultados representam um crescimento de aproximadamente 579% se comparados às 3.000 ton de 2018. Uma guinada na produção que vinha caindo gradativamente desde 2014, quando a estimativa foi 14.084 mil toneladas em uma área de 9 mil ha.
Os dados foram apresentados em Arapiraca, durante o 12º Encontro de Produtores do Agreste. O evento anual reúne produtores rurais, secretários e representantes das secretarias de agricultura dos municípios de Arapiraca, Feira Grande, Craíbas, Girau do Ponciano, São Sebastião, Lagoa da Canoa, Limoeiro, Coité do Nóia e Taquarana, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, além de autoridades políticas e gestores de instituições ligadas à agropecuária.
https://www.agrolink.com.br/noticias/producao-de-fumo-cresce-579--em-um-ano-no-agreste_429483.html
-
tomei fumo nessa.
-
e eu que moro nessa cidade e errei
-
Rapaz, nem parece que moro aqui em Arapiraca, o "caba" errar uma dessa é triste. A palavra "sertão" passou despercebida, kkk.
#ô "disgraçaaa"
-
Arapiraca nem no Sertão fica, menina cespe, calma ae
Gab E
PMAL2021 VIBRAAAAAAAAAAAAAAAA
-
ERRADO
Arapiraca não está localizada no Sertão.
Mesorregiões de AL:
Zona da Mata ou Leste Alagoano: Industrializado e junto ao oceano atlântico. Clima quente-úmido.
Maceió (Capital); Rio Largo, São Miguel; Penedo etc.
Agreste: pequena e média propriedade. Clima subúmido (seco/úmido) Transição Agreste.
Arapiraca; Palmeira dos Índios etc.
Sertão: chuva escassa. Clima semi-árido.
Delmiro Gouveia; Batalha; Santana do Ipanema
-
VEJO DOIS ERROS:
1° NÃO FICA LOCALIZADA NO SERTÃO
2º LÁ ELES PRODUZEM O TABACO MAS NÃO O CIGARRO !
-
Arapiraca não fica no sertão de Alagoas.
PM ALAGOAS 2021.
-
A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a produção de tabaco na microrregião de Arapiraca, situada no Estado de Alagoas.
Para responder a questão é importante que o candidato saiba como se deu a história da produção de fumo na micrroregião e qual foi sua importância econômica para a cidade ao longo do tempo.
A cidade de Arapiraca, localizada no Agreste de Alagoas, ganhou bastante destaque nacional entre as décadas de 1970 e 1980 em razão da sua grande produção de fumo. Por conta do aumento da exportação desse produto, a cidade teve um considerável crescimento econômico e possibilitou o sustento de várias famílias, além de garantir o enriquecimento de grandes fumicultores.
Entretanto, a partir da década de 1990 a produção começou a entrar em declínio e obrigou a cidade a encontrar uma nova diversidade econômica. Entre os fatores que levaram a essa queda na produção podemos citar as campanhas de conscientização contra o consumo de cigarro e o aumento do contrabando do fumo, que diminuiu a quantidade compradores e consequentemente levou a uma diminuição na produção.
Como a questão afirma que a partir de década de 1990 houve uma produção em larga escala de fumo, quando na verdade houve um declínio, a assertiva está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.