GABARITO: Errado
A classificação ABC apresenta os itens mais importantes em termos de valor, e não em termos de criticidade para o funcionamento da organização. A classificação por criticidade é a XYZ.
Materiais críticos são aqueles que servem de reposição para um equipamento ou grupo de equipamentos, caso venham a ser necessário. Seu uso não é corrente, mas na sua falta, a organização poderia parar a produção no dia que precisar.
Classe Z: A característica desses itens é a máxima criticidade, são imprescindíveis, não podem ser substituídos por outros equivalentes, em tempo hábil para evitar transtornos. A falta desses materiais provoca a paralisação das atividades essenciais da instituição colocando em risco tanto os profissionais e clientes, quanto o ambiente e o patrimônio organizacional.
Classe Y: Os itens Classe Y apresentam grau de criticidade médio ou intermediário entre os imprescindíveis e os de baixa criticidade. Podem ser substituídos por outros com relativa facilidade, embora sejam vitais para a realização das atividades.
Classe X: Os itens dessa classe são os materiais de baixa criticidade, que sua falta não acarreta em paralisações, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Possuem elevada possibilidade de serem substituídos por outros equivalentes e elevada facilidade de obtenção no mercado.
fonte: Mendes e Castilho (2009, p.326) e material estratégia concursos prof. Carlos Xavier