Em termos mais simples, podemos definir o excedente como uma quantidade que sobra de algo. Quando uma pessoa compra um produto, o ganho que se obtém é o excedente do consumidor. Excedente do produtor é o benefício obtido pelas firmas através da venda em um determinado mercado onde os preços estão acima da curva de custo marginal.
A) Errada. O excedente total irá diminuir, uma vez que, no mercado competitivo, o preço sobe e o lucro do produtor diminui, diminuindo o excedente do consumidor e o do produtor. O valor recebido pelos vendedores menos o custo de produção representa um ganho, denominado de excedente dos produtores. Da mesma forma, o valor atribuído pelos consumidores menos o preço pago pelo produto representa o ganho dos consumidores, denominado excedente dos consumidores. Na medida em que o imposto é estabelecido, ao se diminuir a quantidade de produtos comprados e vendidos, diminui-se o excedente total (excedente dos produtores mais o excedente dos consumidores).
B) Errada. Quando o governo cobra um imposto dos vendedores, a curva de oferta desloca-se (esquerda -> retração), o preço que os compradores pagam sobe e o preço que os produtores recebem cai. Produtores e compradores dividem as perdas provenientes dos impostos (no monopólio, o monopolista repassa o custo ao consumidor, conforme a elasticidade-preço da demanda). Quando um imposto é estabelecido ou sua alíquota é aumentada, a quantidade total demandada e ofertada diminui, tendo em vista que o preço fica mais caro para o consumidor e o valor recebido pelo vendedor diminui.
C) Errada. Melhoria de pareto é a uma forma de melhorar a situação de uma pessoa sem piorar a de nenhum outra. A situação pareto eficiente é uma situação em que temos o conceito de eficiência econômica. Qualquer preço diferente do preço de equilíbrio reduzirá a eficiência econômica, independentemente da política que será utilizada. Portanto, não havendo eficiência econômica, não haverá melhoria de pareto.
D) Certa. Peso morto da tributação é uma falha de eficiência alocativa e corresponde à soma dos excedentes do consumidor e do produtor que é superior aos benefícios prestados pelos bens e serviços prestados pelo Estado. Uma vez que o excedente total diminuirá com a taxação (vide explicação anterior), consequentemente, haverá perda do peso morto.
E) Errada. Mercados competitivos são eficientes no sentido pareto.