SóProvas


ID
2699188
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma empresa que resolve oferecer dois produtos no mercado: um de alta qualidade e outro de baixa qualidade. O produto de alta qualidade é avaliado em 10 reais pelos consumidores e o de baixa qualidade em 6 reais. Suponha que o bem de alta qualidade custa 8,50 reais por unidade para ser produzido e o de baixa qualidade 8 reais. Suponha ainda que o consumidor não consegue observar a qualidade do bem antes de comprá-lo.

Nessa hipótese, é correto afirmar que no equilíbrio:

Alternativas
Comentários
  • Algum poderia explicar, por favor?

  • Esta questão simula o problema de Seleção Adversa, cunhado por Akerlof, também conhecido como problema do mercado de limões!

    Como o consumidor não sabe a qualidade do bem, e ele sabe que o bem pode ter alta ou baixa qualidade (suponhamos 50% de chance de cada), então ele espera que o valor do bem seja 0,5*10 + 0,5*6 = 8. Assim, ele não pagará mais que 8 unidades monetárias pelo bem, pois esse é o valor esperado de um bem aleatório deste mercado.

    Como o bem de qualidade custa 8,50 para ser feito, que é 0,5 unidade monetária a mais do que o preço limite dos consumidores deste mercado, o produtor não incorrerá nos custos de produzir este produto. Se metade dos bens fossem de alta qualidade, o produtor teria um custo médio de 8,25 por peça. Como só ganhará 8 por venda, esta situação seria de prejuízo e ele não produz.

    Ele também não produzirá peças de baixa qualidade porque se ele parar de produzir peças de alta qualidade e passar a produzir somente peças de baixa qualidade, os consumidores perceberão a baixa na qualidade dos produtos e só estarão dispostos a pagar 6 unidades monetárias (valor esperado dos produtos) - assim, esta situação também acarretaria em prejuízo para o produtor, pois o custo de produzir cada bem de baixa qualidade é 8.

  • letra E. a questão não informa a proporção de cada bem. p= 10*0,5+6*0,5= 8. como o custo de produção é 8, só pode se produzir bens de baixa qualidade, como informado pelo colega acima, terá prejuízo se produzir só esse bem.
  • Opa! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui!

    Esta questão trata do problema de Seleção Adversa, um problema que ocorre por ausência de informação perfeita. Neste caso, como o consumidor não consegue perceber a qualidade dos produtos, isso se traduz em um problema de informação para ele, um problema informacional. 

    Se o consumidor não consegue perceber a qualidade do bem, ele não sabe exatamente o que adquirirá, mas sabe que está sujeito a adquirir um bem com alta ou com baixa qualidade. 

    Como a questão não mencionou a probabilidade do consumidor escolher cada bem, faremos a suposição de que teremos 50% de chance para cada um. Assim, o valor que o consumidor receberia pelos bens seria 50% do bem de alta qualidade e 50% do bem de baixa qualidade. 

    Ou seja: 

    V = 0,5.(10) + 0,5(6)
    V = 5 + 3 = 8. 

    Ou seja, como o consumidor não sabe que tipo de bem estaria levando para casa, se um bem de baixa qualidade ou de alta qualidade, ele estabelece um valor máximo que está disposto a pagar, considerando essa ausência de informação. 

    Neste caso, o valor é de 8. Isso significa que, considerando não saber qual a qualidade do produto, o consumidor está disposto a pagar, no máximo 8 pelo bem. Se o consumidor soubesse qual é o produto de alta qualidade, é provável que ele estaria disposto a pagar 10 por ele. Mas como o consumidor não sabe se o bem é de qualidade ou não, ele está disposto a pagar no máximo 8. 

    Agora, vamos para o lado do produtor. Repare que o produto de baixa qualidade seria vendido por 6, mas o produtor possui custo de 8 para produzi-lo. Portanto, não é interessante para o produtor produzir este tipo de produto. 

    Mas e o bem de alta qualidade? Bom, este bem custa 8,5 para ser feito, mas o consumidor só está disposto a pagar 8 por ele. Ou seja, o consumidor pagará no máximo 8, o que não cobre os custos do produtor. 

    Portanto, nenhum dos dois bens será produzido. 

    Gabarito do professor: Letra E.
  • Questão de Microeconomia sobre informação assimétrica. É o típico caso de produtos de má e boa qualidade em um mercado e o consumidor não consegue saber qual é qual.

    Se os consumidores não tiverem informações exatas a respeito dos preços de mercado ou da qualidade do produto, o sistema de mercado não pode operar de modo eficiente.

    Enquanto alguns escolherão o produto de baixa qualidade por custarem menos, outros preferirão pagar mais e obter produtos de alta qualidade.

    Infelizmente, no mundo real, os consumidores não podem determinar facilmente a qualidade de um produto antes que o tenham adquirido. Em consequência, o preço do produto de baixa qualidade cai e os produtos de alta qualidade são expulsos do mercado.

    O produto de alta qualidade custa 8,50 por unidade, já o produto de baixa qualidade custa 8 reais por unidades. O preço mínimo desse mercado deve ser 8 reais (para pelo menos cobrir os custos dos produtos de baixa qualidade). 

    Como o consumidor não consegue diferenciar qual produto é o de boa qualidade e qual é o de baixa qualidade, se houvesse oferta pelo menos do produto de baixa qualidade, o consumidor acabaria comprando somente dele pelo seu preço menor. Como o preço de 8 reais seria impeditivo para o bem de alta qualidade (pois o custo é de 8,50), os produtos de alta qualidade seriam expulsos do mercado!

    Entretanto, o preço mínimo do produto de baixa qualidade é 8 reais por unidade, mas o bem está avaliado em 6 reais, ou seja, os ofertantes não conseguiriam demanda por esse produto, já que o preço mínimo seria superior ao preço que os consumidores estariam dispostos a pagar.

    Conclusão: Neste mercado, não haverá a oferta de nenhum produto! 

    Se houver a oferta de bens de alta qualidade, também haveria a oferta do de baixa qualidade (pois os consumidores não saberiam diferenciar). Isso faria com que os produtos de alta qualidades fossem expulsos do mercado. Entretanto, um mercado só com produtos de baixa qualidade não se sustentaria! Pois os consumidores não estariam dispostos a consumir o produto.

    FONTE:PROF. DANIEL LANZA (ESTRATÉGIA CONCURSOS)