SóProvas


ID
2699434
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O CMMI 1.3 é um modelo de referência para desenvolvimento, tendo como componente básico as áreas de processos, que são conjuntos de práticas que buscam satisfazer metas.

Essas metas e práticas podem ser de dois tipos, que o modelo denomina:

Alternativas
Comentários
  • Metas específicas: metas relacionadas a uma determinada área de processo, que descrevem o que deve ser realizado para assgurar que esta esteja efetivamente implementada.

     

    Metas Genéricas: metas comuns, compartilhadas por múltiplas áreas de processo, qeu , quando atingidas dentro de uma área de processo específica, podem indicar se estão sendo planejadas e implementadas de forma efetiva, replicável e controlada

     

    Fonte: Implantando a Governança de TI - Aragon

  • Gabarito B

    Metas e práticas específicas:

    As metas definem o que é importante em cada área de processo (metas específicas) as práticas nos indicam o que é necessário fazer para alcançar essas metas (práticas específicas).

     

    Metas e práticas genéricas:

    As Práticas Genéricas vão me dizer como é que consigo alcançar aquelas metas genéricas, isto é, quais as atividades de gerenciamento que eu preciso ter, para garantir que o processo chegue aquele nível de capacidade. Foco : Gerenciamento do processo.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Componentes da estrutura do CMMI:

    Áreas de Processo: conjunto de práticas inter-relacionadas que, quando executadas coletivamente, satisfazem um conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas em uma determinada área.

    Metas Específicas: metas relacionadas a uma determinada área de processo que descrevem o que deve ser realizado para assegurar que esta esteja efetivamente implementada.

    Práticas Específicas: descrições das atividades consideradas importantes para o atendimento de suas respectivas metas específicas. Podem ser detalhadas em subpráticas e possuem como saídas os produtos de trabalho típicos.

    Metas Genéricas: metas comuns, compartilhadas por múltiplas áreas de processo, que, quando atingidas dentro de uma área de processo específica, podem indicar se estão sendo planejadas e implementadas de forma efetiva, replicável e controlada.

    Práticas Genéricas: descrições das atividades consideradas importantes para o atingimento das suas respectivas metas genéricas e que garantem a institucionalização efetiva, repetível e controlada das áreas de processo. 

    Alternativa: B