SóProvas


ID
2700037
Banca
DEPSEC
Órgão
UNIFAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações caracterizam-se por uma hierarquia de autoridade, isto é, pela diferenciação de poder. Dentro de uma enorme semelhança com os autores neoclássicos, Parsons afirma que as organizações se desdobram em três níveis organizacionais. (Chiavenato, 2014)

I - Nível institucional: é o nível organizacional mais elevado, composto por dirigentes ou de altos funcionários. É denominado nível estratégico, pois define os principais objetivos e estratégias da organização, lida com os problemas de longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização.
II - Nível gerencial: é o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. As decisões tomadas no nível institucional são transformadas no nível gerencial em planos e programas para que o nível técnico os execute. nível gerencial trata da solução dos problemas, da captação dos recursos necessários para alocá-los dentro das diversas partes da organização e da distribuição e colocação dos produtos e serviços oferecidos pela organização.
III - Nível técnico: ou nível operacional, é a camada entre o nível gerencial e o nível institucional da organização. É o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. Cuida da execução das operações e das tarefas, é focalizado no curto prazo e segue os programas e as rotinas que são desenvolvidos no nível gerencial.

Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • III - O erro está em afirmar que é a camada entre o nível gerencial e o nível institucional da organização.

  • O nível técnico ou operacional, também conhecido como o "chão" da empresa, é o nível mais baixo, portanto não está entre o nível estratégico e tático, está abaixo do tático.

  • ALVO > B


    III - Nível técnico: ou nível operacional, é a camada entre o nível gerencial e o nível institucional da organização. É o nível em que as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos e as técnicas são aplicadas. Cuida da execução das operações e das tarefas, é focalizado no curto prazo e segue os programas e as rotinas que são desenvolvidos no nível gerencial.


    ESTRATÉGICO - INSTITUCIONAL - LONGO PRAZO - NÍVEL MAIS ALTO

    TÁTICO - GERENCIAL - MÉDIO PRAZO - NÍVEL MEDIO

    OPERACIONAL - TÉCNICO - CURTO PRAZO - NÍVEL MAIS BAIXO


    Perceba que o nível técnico (operacional) NÃO está entre o nível institucional (estratégico) e o nível gerencial (tático). Pelo contrário, é a base, se imaginarmos uma pirâmide.




  • Nível Técnico = Nível Operacional.

  • Nível gerencial é o responsável pela captação de recursos para alocá-los dentro da organização?! Não seria o nível estratégico?

  • A questão exige conhecimento sobre os três níveis organizacionais:

    Sobre elas, podemos trazer o seguinte resumo:

    • Nível estratégico ou institucional: "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014) Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário: "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014) Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
    • Nível operacional ou chão de fábrica: "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos." (Chiavenato, 2014) Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. Relacionado aos supervisores ou gerentes de 1ª linha.

    Agora vamos analisar os itens:

    I - Certo. O item relacionou corretamente as características inerentes ao nível institucional.

    II - Certo. O item relacionou corretamente as características inerentes ao nível gerencial ou tático, conforme resumo adaptado de Chiavenato trazido acima.

    III - Errado. Esse nível não se encontra entre os dois anteriores e sim "abaixo" dele. É a base da pirâmide organizacional. Ou seja, o nível técnico está localizado nas áreas inferiores da organização. Além disso, eles executam rotinas e procedimentos próprios de seu nível operacional. De acordo com Chiavenato, "É composto pelas áreas que programam e executam as tarefas e operações básicas da organização".

    Apenas os itens I e II estão certos.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA B