-
errei e a resposta era tão obvia...
se a empresa incorre em sucessivos prejuízos e não consegue credito para
financiar suas atividades a consequência disso é DESCONTINUAR O NEGOCIO!
fechar o buteco e ja era...
-
continuidade
Gab.: C
-
GABARITO: C
Premissa subjacente - Continuidade
Conforme estabelece o Pronunciamento, as demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e que irá manter-se em operação por um futuro previsível.
A premissa subjacente da continuidade (semelhante ao Princípio da Continuidade) estabelece que a entidade não tem a intenção e nem a necessidade de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações.
Caso a entidade não tenha a intenção ou necessidade de continuar ao longo tempo (por exemplo, caso a empresa entre em processo de recuperação judicial), as demonstrações contábeis podem ser elaboradas em bases diferentes. Nessa situação, a base de elaboração das demonstrações contábeis deve ser divulgada.
Fonte: Ponto dos Concursos.
-
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE - pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a representação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
-
CPC 00( R1):
Premissa subjacente
Continuidade
"As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações. Por outro lado, se essa intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, nesse caso, a base de elaboração utilizada deve ser divulgada."
Portanto, o usuário deve se atentar a analise da situação da entidade, visto que tais premissas irão subsidiar a tomada de decisão.