-
Gabarito D
Quanto à NATUREZA, temos:
- Depreciação
- Compras de Materiais
- Transporte
- Benefícios a empregados
- Publicidade
Quanto à FUNÇÃO, temos:
- Despesa de venda
- Despesa Adm
- Outras receitas e despesas
- Lucro bruto
- Custo dos produtos e serviços vendidos
OBS: No Brasil, usa-se o método da FUNÇÃO, pois é que consta na lei 6.404.
-
MÉTODO DA NATUREZA DA DESPESA = ORIGEM
As despesas são agregadas de acordo com a sua natureza:depreciações,
compras de materiais,
despesas com transporte,
benefícios aos empregadosdespesas de publicidade
Por este método as despesas não são realocadas (distribuídas) entre as várias funções dentro da entidade
MÉTODO DA FUNÇÃO DA DESPESA OU
DO CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS OU DOS SERVIÇOS VENDIDOS
A segunda forma de análise é o método da Função da Despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”.
Por este método classificam-se as despesas de acordo com a sua função:como parte do custo dos produtos;como despesas das atividades administrativascomo despesas das atividades de vendas
O método da classificação dos gastos pela Função da Despesa pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de Gastos por Natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.
-
A despesa segundo a sua função apresenta as despesas segundo a sua importância no processo operacional, agrupando as contas; como, por exemplo, a conta despesas com vendas.
Claudio Zorzo
-
Trata-se da função e natureza da despesa conforme a Lei 6.404/76.
Segundo o CPC 26, "A entidade deve apresentar uma análise das despesas utilizando uma classificação baseada na sua natureza, se permitida legalmente, ou na sua função dentro da entidade, devendo eleger o critério que proporcionar informação confiável e mais relevante, obedecidas as determinações legais".
Pelo método da natureza, as despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo: depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade.
Pelo método da função, as despesas são classificadas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. Exige alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.
⤇ Resolução: Um item representativo de função da despesa é o disposto na letra D (despesas administrativas). Dentro da despesa administrativa pode haver uma variedade de diferentes despesas. As letras A, B, C e E são classificadas conforme a natureza, pois não sendo realocados entre as várias funções.
Gabarito: Letra D.
-
As funções são contas Agrupadas. Neste sentido todas as outras alternativas nos deram opções de Natureza.