SóProvas


ID
270061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Considera-se o marco inicial das relações públicas a utilização de técnicas de divulgação institucional pela indústria de carvão mineral norte-americana no início do século passado.

Alternativas
Comentários
  • "Em 1877, como vimos, houve uma grande greve dos trabalhadores das estradas de ferro com grande repercussão em todos os Estados Unidos. Vinte anos depois, em 1897, “a Associação das Estradas de Ferro dos Estados Unidos empregou, pela primeira vez, a expressão ‘Relações Públicas’ (Public Relations), com o significado que hoje se dá ao termo, no seu ‘Year Book of Railway Literature’”.

    Fonte: Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas - Júlio Afonso Sá de Pinho Neto
    Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf
  • Evolução histórica das Relações Públicas e Comunicação Organizacional no mundo e no Brasil
      No início do séc. 20 o empresário norte-americano John D. Rockfeller gozava de uma péssima reputação. Era acusado de querer destruir, em seu afã competitivo, as pequenas e médias empresas, possibilitando assim o crescimento de suas empresas. Também era vista como um empresário que visava lucro a qualquer preço.
    Para melhorar sua imagem Rockfeller contou com a ajuda de Ivy Lee, reconhecido como o primeiro profissional de relações públicas. A estratégia básica de Lee era garantir espaço no noticiário para as empresas de Rockfeller, sem recorrer a anúncios publicitários.
    Lee então adotou certos princípios que se tornaram básicos para a Comunicação Empresarial. Esses princípios podem ser sintetizados na seguinte citação, extraída de Amaral (2001):
      “Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público".

    Ou seja: não de trata de propaganda. Procura-se localizar temas e fatos de interesse da empresa e do público. Tais temas e fatos são exatos – a verdade – e podem ser verificados. Uma consequência desses princípios é que a empresa deve atuar de forma a comunicar eficientemente as notícias de interesse público e agir de modo a gerar essas notícias. Assim, Lee aconselhou Rockfeller a, por exemplo, colaborar com o governo em quaisquer processos investigativos que envolvessem seu nome e promover interesses comunitários por diversos meios, entre eles a criação da famosa Fundação Rockfeller.
    Ainda nos EUA, a General Electric foi considerada uma pioneira na Comunicação Organizacional ao promover na década de 60 debates entre empresários da empresa e teóricos (entre eles Marshall McLuhan), com o fim de divulgar o pensamento da companhia e aprimorar a formação estratégica de seus executivos. A partir da experiência americana, essa concepção de relações públicas propagou-se mundialmente, atingindo o Canadá e a França na década de 40 e muitos outros países europeus na década seguinte.
  • Na verdade, não se trata de mais uma mera atividade propagandística com a finalidade de divulgar uma instituição, um governo ou uma personalidade, mas sim de traçar estratégias para relacionar-se com os diferentes públicos