SóProvas



Questões de História das Relações Públicas


ID
113458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de ética e legislação em relações públicas (RP), bem
como a respeito do papel do profissional de comunicação social,
julgue os seguintes itens.

A atividade de RP começou a se desenvolver, no Brasil, no início do século passado. Na década de 50 desse mesmo século, foi inaugurado o movimento associativo e, em 1967, ocorreu a regulamentação da atividade.

Alternativas
Comentários
  • RP apareceu no Brasil pela primeira vez em 1914, nos moldes americanos, através de uma empresa multinacional que desejava ter um departamento de Relações Públicas. Mesmo com esse marco inicial a área permaneceu inerte no país por mais de 40 anos, passando a ter um papel significativo somente após a década de 50.

     

    https://entendarp.wordpress.com/2010/11/04/historico-de-rp-no-brasil/


ID
145591
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito da história das Relações Públicas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
215443
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o principal fator que motivou a origem da atividade de relações públicas, cujo precursor foi o jornalista Ivy Lee, nos Estados Unidos do início do século XX, e que hoje se repete frequentemente.

Alternativas
Comentários
  • Em maio de 1914, Rockefeller, preocupado com a imagem e a reputação de sua família, pede ajuda a um grande amigo, Arthur Brisbane, para conseguir reverter essa situação desfavorável em que se encontrava. Arthur recomenda a John que contrate Ivy Ledbetter Lee, pois ele acredita que este seria o único profissional capaz de melhorar a imagem dele e de sua família. Ivy Lee era um homem de 36 anos e atuava como assistente executivo do Presidente da Pennsylvania Railroad. Filho de um padre Metodista. Lee havia feito sua carreira na Universidade de Princeton. Era um jornalista e já havia trabalhado em dois jornais de Nova York: Hearst´s Journal e Pulitzer´s World. Pouco tempo depois, Lee deixou o campo do jornalismo e foi atuar nas relações públicas. Para ele esta área era promissora por ter ligações com o jornalismo investigativo e as relações diretas com o governo para a regulamentação de negócios.


    Fonte: http://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/04/Sandro-Takeshi-Munakata-da-Silva.pdf

ID
270061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas
específicas das relações públicas, julgue os itens a seguir.

Considera-se o marco inicial das relações públicas a utilização de técnicas de divulgação institucional pela indústria de carvão mineral norte-americana no início do século passado.

Alternativas
Comentários
  • "Em 1877, como vimos, houve uma grande greve dos trabalhadores das estradas de ferro com grande repercussão em todos os Estados Unidos. Vinte anos depois, em 1897, “a Associação das Estradas de Ferro dos Estados Unidos empregou, pela primeira vez, a expressão ‘Relações Públicas’ (Public Relations), com o significado que hoje se dá ao termo, no seu ‘Year Book of Railway Literature’”.

    Fonte: Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas - Júlio Afonso Sá de Pinho Neto
    Disponível em: http://www.bocc.uff.br/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf
  • Evolução histórica das Relações Públicas e Comunicação Organizacional no mundo e no Brasil
      No início do séc. 20 o empresário norte-americano John D. Rockfeller gozava de uma péssima reputação. Era acusado de querer destruir, em seu afã competitivo, as pequenas e médias empresas, possibilitando assim o crescimento de suas empresas. Também era vista como um empresário que visava lucro a qualquer preço.
    Para melhorar sua imagem Rockfeller contou com a ajuda de Ivy Lee, reconhecido como o primeiro profissional de relações públicas. A estratégia básica de Lee era garantir espaço no noticiário para as empresas de Rockfeller, sem recorrer a anúncios publicitários.
    Lee então adotou certos princípios que se tornaram básicos para a Comunicação Empresarial. Esses princípios podem ser sintetizados na seguinte citação, extraída de Amaral (2001):
      “Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo o nosso trabalho é feito às claras. Nós pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é um agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Mais detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente e qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público".

    Ou seja: não de trata de propaganda. Procura-se localizar temas e fatos de interesse da empresa e do público. Tais temas e fatos são exatos – a verdade – e podem ser verificados. Uma consequência desses princípios é que a empresa deve atuar de forma a comunicar eficientemente as notícias de interesse público e agir de modo a gerar essas notícias. Assim, Lee aconselhou Rockfeller a, por exemplo, colaborar com o governo em quaisquer processos investigativos que envolvessem seu nome e promover interesses comunitários por diversos meios, entre eles a criação da famosa Fundação Rockfeller.
    Ainda nos EUA, a General Electric foi considerada uma pioneira na Comunicação Organizacional ao promover na década de 60 debates entre empresários da empresa e teóricos (entre eles Marshall McLuhan), com o fim de divulgar o pensamento da companhia e aprimorar a formação estratégica de seus executivos. A partir da experiência americana, essa concepção de relações públicas propagou-se mundialmente, atingindo o Canadá e a França na década de 40 e muitos outros países europeus na década seguinte.
  • Na verdade, não se trata de mais uma mera atividade propagandística com a finalidade de divulgar uma instituição, um governo ou uma personalidade, mas sim de traçar estratégias para relacionar-se com os diferentes públicos


ID
270238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do papel das relações públicas nas organizações modernas,
julgue os itens que se seguem.

Embora ainda não exista no Brasil legislação específica que a regulamente, a profissão de relações públicas vem-se consolidando no país desde o início da década de 60 do século passado.

Alternativas
Comentários
  • A profissão de Relações Públicas é disciplinada pela LEI Nº 5.377, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1967.

  • A profissão de Relações Públicas é regulamentada desde 1967, de acordo com o Wikipédia.
  • LEI Nº 5.377, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1967 DISCIPLINA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

    DECRETO Nº 63.283, DE 26 DE SETEMBRO DE 1968. Aprova o Regulamento da Profissão de Relações Públicas de que trata a Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967.


ID
323299
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado - O rompimento da unilateralidade no fluxo da comunicação, decorrente da contratação de jornalistas para fornecerem ao público informações selecionadas e em grande escala, caracteriza a segunda fase das relações públicas. (Não ocorre o rompimento da unilateralidade). O  rompimento só ocorre no terceiro modelo(Assimétrico de Duas mãos)

    Segundo modelo (Informação pública ou Difusão da informação) que se caracteriza como um modelo jornalistico,dissiminando informações relativamente objetivas por meio da midia em geral e de meios especificos. A abordagem seguem parâmentros das escolas de jornalismo

  • O primeiro modelo proposto por Grunig e Hunt é considerado o mais antigo e predominante. É o que poderíamos chamar de "agência /assessoria de imprensa", ou publicidade "divulgação jornalística" – a publicity no modo norte-americano de ver as coisas. Visa publicar notícias sobre a organização e despertar a atenção da mídia. É uma comunicação de mão única, sem troca de informações, que se utiliza de técnicas propagandísticas. Exemplifica o primeiro estágio histórico de Relações Públicas: divulgar a organização e seus produtos ou serviços.

    O segundo modelo, que se caracteriza como modelo jornalístico, dissemina informações objetivas por meio da mídia em geral e meios específicos. Pode ser chamado "difusão de informações" ou "informações ao público".

    O terceiro modelo é o "assimétrico de duas mãos" e inclui o uso da pesquisa e outros métodos de comunicação. Utiliza esses instrumentos para criar mensagens persuasivas e manipular os públicos. A expectativa de mudanças beneficia a organização e não os públicos. É uma visão mais egoísta, pois visa tão somente os interesses da organização, não se importando com os interesses dos públicos. O feedback é usado para determinar quais atitudes do público são favoráveis à organização e como podem ser modificadas.

    O quarto modelo é o "simétrico de duas mãos" e representa a visão mais moderna de Relações Públicas. Ele busca um equilíbrio entre os interesses da organização e os de seus respectivos públicos. Baseia-se em pesquisas e utiliza a comunicação para administrar conflitos. Melhora o entendimento com os públicos estratégicos e, portanto, dá mais ênfase aos públicos prioritários do que à mídia. Há um engajamento nas transações entre a organização (fonte) e os públicos (receptores).

    RELAÇÕES PÚBLICAS E EXCELÊNCIA EM COMUNICAÇÃO

    Margarida Maria Krohling Kunsch

    Professora da Universidade de São Paulo



ID
323302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No que concerne a relações públicas, especialmente à teoria dos
quatro modelos, julgue os itens seguintes.

A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada, com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.

Alternativas
Comentários
  • A terceira fase corresponde ao modelo "assimétrico de duas mãos" e não "duplo fluxo assimétrico". Neste terceiro modelo, é feito uso de pesquisa e de instrumentos para criar mensagens para manipular os públicos, beneficiando a organização e não o público. 

  • O erro da questão está em afirmar que o modelo foi sobrepujado "com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade". Primeiro, porque o modelo assimétrico de duas mãos É BILATERAL. Ele pressupõe o conhecimento sobre os públicos e suas aspirações, embora beneficie apenas a organização, por não estabelecer com esses públicos uma base de troca e diálogo, utilizando as informações apenas para persuadi-lo. Segundo porque, embora o quarto modelo (simétrico de duas mãos) seja apontado como o ideal de comunicação organizacional, ainda não conseguiu sobrepujar o assimétrico, na prática. Como diz Margarida Kunsch sobre o modelo simétrico de duas mãos, "trata-se de um relacionamento considerado ideal, ético e justo; é o modelo capaz de propiciar a excelência da comunicação nas organizações, mas o mais difícil de ser praticado na sua essência".
    Por último, o modelo de RP adotado depende muito mais da estrutura e da visão organizacional sobre os públicos do que das tecnologias em si.
  • A terceira fase das relações públicas, correspondente ao modelo duplo fluxo assimétrico da comunicação, foi sobrepujada (SUPERADA), com o advento das tecnologias que possibilitaram a bilateralidade entre os polos emissor e receptor.


ID
459958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

De acordo com o texto, a realização de eventos não é uma atividade das relações públicas contemporâneas.

Alternativas

ID
459961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

O modelo simétrico de duas mãos envolve diálogo.

Alternativas
Comentários
  • Correto!


    Enquanto o modelo assimétrico está voltado para a função persuasiva das relações públicas, o modelo simétrico envolve diálogo e harmonização de interesses.

ID
459964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

De acordo com Kunsch, os interesses da instituição e os interesses do seu público, assim como eventuais crises que surjam dentro e fora da instituição e que a ela digam respeito são tarefas da moderna comunicação.

Alternativas

ID
459967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

As relações públicas avaliam tanto os interesses do público interno de uma organização quanto os interesses do público externo.

Alternativas

ID
459970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Margarida Kunsch defende a necessidade de repensar não só as práticas, mas também os conceitos de relações públicas no âmbito das organizações. Para ela, o modelo das relações públicas dos anos 70 do século passado, com base nas relações governamentais e nas relações com a mídia, no desenvolvimento de estratégias de imagem e na organização de cerimonial e eventos, já não basta para a prática das relações públicas de hoje. Referindo-se aos quatro modelos de Grunig para a prática das relações públicas excelentes, Kunsch diz que o quarto modelo, ou modelo simétrico de duas mãos prevê, entre outras coisas, a atuação dos profissionais de relações públicas na administração de conflitos, representa a visão mais moderna do que se deve praticar, porque volta-se tanto aos interesses da organização quanto aos interesses dos seus públicos.
Com base no texto, julgue os itens a seguir.

Para o profissional de relações públicas, os interesses do público externo são distorcidos pela organização.

Alternativas

ID
800998
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o Parlamento Nacional de Relações Públicas podemos afirmar:

Alternativas

ID
829135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da história das relações públicas (RP), julgue o item
seguinte.

A ideia da responsabilidade social de empresas e organizações difundiu-se amplamente somente a partir de meados da década de 80 do século passado, em decorrência da disseminação do conceito de desenvolvimento sustentável e não, da construção de uma cultura própria do campo das RP.

Alternativas

ID
829138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da história das relações públicas (RP), julgue o item
seguinte.

Embora a declaração “O público que se dane" (The public be damned), de William H. Vanderbilt, em 1822, seja considerada o marco referencial do início das relações públicas, o surgimento da profissão teria ocorrido, de fato, com a fundação do primeiro escritório mundial de RP por Ivy Lee, em 1906, em Nova Iorque.

Alternativas
Comentários
  • Erro na data: O público que se dane" (The public be damned), de William H. Vanderbilt, em 1822

    5. SEGUNDO QUARTEL DO SÉCULO XX: A CONSOLIDAÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL

    Embora alguns autores, como CHAUMELY & HUISMAN12, considerem Ivy Lee como o verdadeiro fundador das Relações Públicas, devido ao fato do mesmo ser o fundador do primeiro escritório mundial de Rel. Públicas, no ano de 1906, em Nova Iorque, é consenso que o início da profissão aconteceu quando William H. Vanderbilt, filho do Comodoro Cornelius Vanderbilt, pronunciou a famosa expressão: The public be damned (O público que se dane). A declaração, segundo Gurgel (3 GURGEL, João Bosco Serra. Cronologia da Evolução Histórica das Relações Públicas. Brasília: Linha Gráfica e Editora, 1985) , teria sido feita, em 1882, a um grupo de jornalistas de Chicago sobre o interesse público a respeito de um novo trem expresso entre Nova Iorque e Chicago. Vanderbilt, diante do descrédito que sua declaração produziu, tentou desmenti-la, em entrevista posterior ao “New York Times”.

    Tal ocorrência, longe de ser um acontecimento pontual, é o reflexo da maneira como os dirigentes dos grandes monopólios norte-americanos se posicionavam frente à opinião pública. Alguns desses grandes magnatas são John D. Rockfeller, magnata do petróleo, J.P. Morgan, banqueiro, e o próprio Vanderbilt, empresário de estradas de ferro. Nesta época os Estados Unidos viviam o grande problema dos monopólios. No caso das estradas de ferro, alguns poucos grupos, dentre os quais o liderado por Vanderbilt, detinham a posse de quase todas as estradas de ferro do país.

    "...esse capítulo da história econômica americana vê o modelo de capitalismo, baseado no laissez-faire, lassez-passer, ser gradativamente submetido a um maior controle do Estado, através de normas, regulamentações e legislações, com o objetivo de destituí-lo do seu perfil excessivamente liberal e totalmente descompromissado com os direitos e necessidades dos trabalhadores e de toda a sociedade.

    É importante cruzar os dados históricos e confrontá-los com essas datas da cronologia da evolução histórica das Relações Públicas. William Vanderbilt, autor da famosa sentença “the public be damned”, era um empresário do ramo das estradas de ferro. Seu pai, o comodoro Cornelius Vanderbilt, inaugurou, em 1851, quando a corrida do ouro rumo ao Oeste americano estava em alta, uma linha de transporte ferroviário, unindo a costa do leste à Califórnia. Após a Guerra Civil americana, Cornelius expandiu o seu império a ponto de obter o controle, em 1867, da New York Central Railroad, chegando a ligar, via estrada de ferro, Nova Iorque a Chicago, em 1873.

    Disponível em:http://www.pucrs.br/edipucrs/historiarp.pdf


ID
829141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da história das relações públicas (RP), julgue o item
seguinte.

No Brasil, o Plano de Comunicação da Casa Rhodia em defesa de uma “política de portas abertas" constitui documento de valor histórico e ainda referencial para a construção de uma relação entre empresa e sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Na década de 1984 a empresa multinacional francesa Rhodia ficou conhecia no Brasil pela sua iniciativa pioneira na comunicação social. Percebendo a necessidade que existia em fortalecer seus laços com os seus variados públicos (fornecedores, clientes, funcionários, outras empresas do ramo e até mesmo com concorrentes), adotou a política “Portas abertas”.

    Esta ação visava passar para o público uma imagem de profissionalismo, de engajamento com o social e o meio ambiente. Para os colaboradores, planos de carreira e treinamentos. Para os concorrentes e stakeholders, passar imagem de estratégia e inovação.

    O plano de comunicação social da Rhodia é simples, sem rodeios e bastante prático. Talvez por esta razão se mantém atual até os dias de hoje. Suas ações principais eram: os representantes da empresa deveriam ter assento em associações patronais; escrever artigos para jornais, defendendo pontos de vista que pudessem interessar não apenas à empresa, mas à opinião pública, abordando assuntos diversos como educação ou meio ambiente.

    O projeto “Portas Abertas” conquistou sucesso em escala mundial e em 1990 ganhou um livro: Portas Abertas de Celia Valente e Walter Nori. Livro que virou um Best seller da comunicação organizacional. 

    fonte: rrpponline

  • Na década de 1984 a empresa multinacional francesa Rhodia ficou conhecia no Brasil pela sua iniciativa pioneira na comunicação social. Percebendo a necessidade que existia em fortalecer seus laços com os seus variados públicos (fornecedores, clientes, funcionários, outras empresas do ramo e até mesmo com concorrentes), adotou a política “Portas abertas”.

    Esta ação visava passar para o público uma imagem de profissionalismo, de engajamento com o social e o meio ambiente. Para os colaboradores, planos de carreira e treinamentos. Para os concorrentes e stakeholders, passar imagem de estratégia e inovação.

    O plano de comunicação social da Rhodia é simples, sem rodeios e bastante prático. Talvez por esta razão se mantém atual até os dias de hoje. Suas ações principais eram: os representantes da empresa deveriam ter assento em associações patronais; escrever artigos para jornais, defendendo pontos de vista que pudessem interessar não apenas à empresa, mas à opinião pública, abordando assuntos diversos como educação ou meio ambiente.

    O projeto “Portas Abertas” conquistou sucesso em escala mundial e em 1990 ganhou um livro: Portas Abertas de Celia Valente e Walter Nori. Livro que virou um Best seller da comunicação organizacional. 

    fonte: rrpponline


ID
829144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca da história das relações públicas (RP), julgue o item
seguinte.

A partir dos primeiros anos do século XX, os profissionais de RP deixaram de exercer a sua função inicial de cães de guarda das corporações para se encarregarem da intermediação de informações entre as empresas e o público.

Alternativas

ID
974263
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Assinale a afirmação falsa.

Alternativas
Comentários
  • MEDIÇÃO DO QUE FOI PUBLICADO.


ID
1134697
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
COMLURB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

O texto publicado em jornal, por motivo de aniversário de um evento histórico, é conhecido por:

Alternativas
Comentários

ID
1322026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item.


Com a publicação do seu livro, na década de 20 do século passado, Edward Bernays buscava mostrar a influência dos meios de comunicação na sociedade a partir da publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Propaganda, não publicidade. 

    vale a pena conferir: http://edwardbernaysrp.blogspot.com.br/2011/04/propaganda-o-segundo-livro-de-bernays.html


ID
1609474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Julgue o próximo item, tendo como base as práticas de relações públicas, recursos humanos e instrumentos de comunicação externa e interna.


A sintonia histórica entre as formações acadêmica, mercadológica, organizacional e, sobretudo, legal, fez que as atividades de relações públicas fossem estritamente desempenhadas por profissionais de relações públicas, não lhes competindo envolver-se com itens do composto de marketing nem competindo aos profissionais de marketing assumir a função de avaliação institucional da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Segundo o modelo ideal de comunicação integrada,  as relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e propaganda/ marketing atuam de maneira sinérgica dentro das organizações. É um erro tratar suas funções como estritas, pois são setores interdependentes.


ID
1609615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


A consolidação do campo das relações públicas no Brasil trouxe como consequência exata a delimitação conceitual, profissional e científica de cada uma das funções, atribuições e atividades desse campo, quais sejam: comunicação social, comunicação corporativa e comunicação empresarial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Há inúmeras controvérsias.

  • Erro por contradição: com. social, com. corporativa e com. empresarial interceptam entre si, senão coincidentes em algumas acepções.


ID
1609618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


O desenvolvimento das publicações empresariais, com a superação do amadorismo pelo profissionalismo e com a passagem do jornalismo empresarial para a comunicação empresarial, representou um salto qualitativo não só dos produtos editoriais e gráficos, mas da sua importância para as estratégias de comunicação dirigida e de comunicação institucional, especialmente na década de 80 do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo empresarial .. Uma das ferramentas de comunicação institucional presentes na comunicação integrada . 


ID
1609621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


Um dos fatores que contribuíram para a implantação precoce das relações públicas e do jornalismo empresarial no Brasil foi a imediata ressonância no país da revolução industrial europeia, que provocou a necessidade de lançamento de apelos promocionais.

Alternativas
Comentários
  • Institucionais 

  • A revolução industrial europeia não teve ressonância imediata no Brasil, inclusive, ainda hoje, o país é subindustrializando, produzindo essencialmente produtos manufaturados. A implantação das relações públicas se intensificou com a redemocratização do país, após o fim da ditadura militar.


ID
1609624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


No Brasil, a comunicação organizacional experimentou um acentuado desenvolvimento no período de 1950 a 2000, marcado por distintas características: década de 50 (era do produto); década de 60 (era da imagem); décadas de 70 e 80 (era da estratégia); década de 90 (década da globalização).

Alternativas
Comentários
  • CERTO. As fases são indicadas por Gaudêncio Torquato.

  • Essas fases coincidem com a preponderância da publicidade no início (antes meramente o produto, depois a própria Empresa e sua imagem - sob o viés mercadológico), seguindo pela emergência das relações públicas (inicialmente focada ensimesmando-se na própria empresa para desenvolver as estratégias, depois abrindo-se para o mundo - o macroambiente - globalizado)


ID
1609627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue o item que se segue.


Três mudanças históricas contribuíram para o grande florescimento da comunicação organizacional na década de 80 do século passado: a reabertura política no Brasil; o fim da Guerra Fria e o processo de globalização da economia.

Alternativas
Comentários
  • Questão duvidosa. Vale lembrar que a Guerra Fria acabou em 1991. Errei por lembrar desse "detalhe".

ID
1648483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação à história da área de relações públicas no Brasil e no mundo, julgue o item subsecutivo.

As atividades de relações públicas, durante o governo de Getúlio Vargas, na década de 40 do século passado, foram pautadas pelo uso de técnicas de persuasão visando à perpetuação do poder.

Alternativas
Comentários
  • https://rpnomododeproducaocapitalista.wordpress.com/


ID
1648486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação à história da área de relações públicas no Brasil e no mundo, julgue o item subsecutivo.


No Brasil, a área de relações públicas surgiu, em grande parcela, a partir das necessidades da administração pública associadas à instituição de serviços de informação, divulgação e publicidade de vários órgãos públicos.

Alternativas

ID
1648489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação à história da área de relações públicas no Brasil e no mundo, julgue o item subsecutivo.


Há semelhanças históricas marcantes entre o início da área de relações públicas no Brasil e nos Estados Unidos da América.

Alternativas
Comentários
  • Nos EUA foi para intermediar comunicação entre organizações e trabalhadores. No Brasil foi para uso de persuasão da Opinião Pública na política

ID
1648492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em relação à história da área de relações públicas no Brasil e no mundo, julgue o item subsecutivo.


O surgimento da área de relações públicas no Brasil foi influenciado por questões políticas, econômicas e sociais atreladas à falta de uma prática democrática, o que trouxe fortes consequências para o desenvolvimento da área no país.

Alternativas

ID
1648537
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Campanhas do governo, como, por exemplo, as de alistamento militar do Exército e de prevenção promovidas pelo Ministério da Saúde, bem como algumas páginas governamentais disponíveis na Internet, são formas de o Estado informar aos brasileiros sobre o que está sendo realizado e os resultados dessas ações.
Considerando essas campanhas e no que tange às questões públicas, relações públicas e relações com o governo, julgue o item que se segue.

No Brasil, as primeiras ações de comunicação estatal surgiram no governo do presidente Juscelino Kubitschek.

Alternativas
Comentários
  • Começou na Era Vargas. Basta lembrar da Hora do Brasil, no rádio... criado na era varguista!

  • Obrigada pelo comentário completo!!


ID
2028532
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As Relações Públicas tem historicamente, buscado “acolhimento” no paradigma funcionalista. “O paradigma desempenha um papel ao mesmo tempo subterrâneo e soberano em qualquer teoria, doutrina e ideologia. O paradigma é inconsciente, mas irriga o pensamento consciente, controla-o e, neste sentido, é também supra consciente.” Assinale qual autor apresenta essa perspectiva?

Alternativas

ID
2213215
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual o primeiro país no mundo a reconhecer oficialmente Relações Públicas como profissão?

Alternativas
Comentários
  • Boa parte não deu moral para o Brasil (eu também).


ID
2213272
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No Brasil, as atividades de Relações Públicas apareceram oficialmente em

Alternativas
Comentários
  • No começo do , sob impacto da urbanização e da industrialização incentivadas pelos governos da República,  estava imerso na onda sindicalista, cujo combustível era canalizado pelas páginas da imprensa operária. Foi na esteira dessas ocorrências que a multinacional Light & Power, hoje transformada em , criou no Brasil o primeiro serviço de Relações Públicas em 1914, cujo diretor foi Eduardo Pinheiro Lobo. Graças a isso Lobo conquistou o título de patrono da profissão no Brasil, comemorando-se a data de seu nascimento, 2 de dezembro como o dia nacional das Relações Públicas.


ID
2256784
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ombudsman, em empresas públicas ou privadas, é o indivíduo encarregado do estabelecimento de um canal de comunicação entre consumidores, empregados e diretores.

No Brasil, o primeiro veículo impresso a adotar esse profissional foi:

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman: Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresas que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

  • Falou em ombudsman no Jornalismo, vai de Folha de São Paulo que a chance de acertar é grande.


ID
2284633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca de comunicação organizacional, julgue o item subsequente.

As informações pertinentes a uma empresa ou instituição só devem ser consideradas pelo gestor de comunicação caso estejam em seus canais formais de comunicação interna; qualquer outra informação que surja em caráter informal deve ser por ele ignorada.

Alternativas

ID
2318086
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Sobre o balanço social, considere as afirmativas abaixo.
I. É um balanço que envolve as ações de RH com os colaboradores, relatório de benefícios, previdência social e privada e políticas de premiação e valorização.
II. É um instrumento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, o montante de investimento das organizações em ações em benefício tanto do público interno, como da cultura, da comunidade local e da sociedade como um todo.
III. Apesar de ser um instrumento que reflete a responsabilidade social da organização, o relatório também tem como objetivo o retorno da imagem institucional e mercadológica.
IV. No Brasil, a iniciativa pioneira de elaboração de indicadores sociais foi lançada pelo Ibase − Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Hoje, também o Instituto Ethos produz documentos de orientações sobre como elaborar um balaço social.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas

ID
2399389
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Qual o contexto vinculado à gênese das relações públicas no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    No começo do Século XX, sob impacto da urbanização e da industrialização incentivadas pelos governos da República, São Paulo estava imerso na onda sindicalista, cujo combustível era canalizado pelas páginas da imprensa operária. Foi na esteira dessas ocorrências que a multinacional Light & Power, hoje transformada em AES Eletropaulo, criou no Brasil o primeiro serviço de Relações Públicas em 1914, cujo diretor foi Eduardo Pinheiro Lobo. Graças a isso Lobo conquistou o título de patrono da profissão no Brasil, comemorando-se a data de seu nascimento, 2 de dezembro como o dia nacional das Relações Públicas.

     


ID
2687338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.


Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.

Alternativas

ID
2687350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.


Academicamente criada no campo da comunicação social, a atividade de relações públicas ganhou abrangência profissional e regulamentação, desvinculando-se da comunicação social e associando-se cada vez mais à administração, por constituir função estratégica nas empresas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Não houve essa desvinculação. As RP administram estrategicamente a comunicação de seus públicos.


ID
2687353
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.


O pai da atividade de relações públicas foi o jornalista Ivy Lee, na década de 1960, com a abertura do primeiro escritório de relações públicas do mundo, na Flórida.

Alternativas
Comentários
  • Ivy Lee é considerado o "pai das Relações Públicas" porque criou o primeiro escritório voltado à profissão, em Nova York, em 1906

  • Lembre-se que Ivy Lee assessorou Rockefeller, daí automaticamente vai se recordar que foi em Nova Iorque, onde, por óbvio fica o Rockefeller Center. Isso foi no início do século 20, e não em meados do século.

  • Ivy Lee faleceu em 1934.


ID
2989126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Tendo como referência o conceito de cultura organizacional, julgue o item que se segue.


Apenas a partir da década de 1980, os estudos na área de administração, em geral, passaram a considerar que a cultura no interior das organizações é parte integrante do sistema organizacional e exerce influência em seus negócios e processos de tomada de decisão.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    '' A cultura não era uma questão importante na literatura sobre administração antes da década de 1980. Os estudos sobre a relação entre cultura e mudanças estratégicas se iniciaram em meados de 1985 e 1986, na Inglaterra e no Canadá. Nesse período, pesquisadores avaliaram a influência da cultura nos negócios das empresas e nos processos de tomada de decisão.'' BANCA CESPE

  • Até esse momento, a única cultura reconhecida era a do chicote.


ID
2989159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito das distintas funções dos profissionais de comunicação em uma organização, julgue o item que se segue.


A profissão de relações públicas surgiu como uma atividade meio para ganhar apoio público mediante a ampla divulgação de ações e planos governamentais, oportunizando a participação do cidadão em atividades públicas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: questão errada.

    Uma pessoa essencial que você precisa conhecer é Ivy Lee. Ele é considerado o primeiro RP oficial da história. Nascido nos Estados Unidos, em 1877, e formado em Jornalismo, Lee atuou em diferentes companhias modificando a forma como elas se apresentavam para o público.

    Essa busca por melhorar a imagem empresarial veio com o cenário tumultuado de revoltas operárias e proibições governamentais ligadas a cartéis e trustes — acordos comerciais que monopolizam o mercado.

    No início do século XX, Ivy Lee trabalhou para empresas importantes, como o grupo Rockefeller, e teve sua própria companhia de Relações Públicas. Como não tinha cursos na época, ele aprendeu a profissão na prática e pregava ações como o diálogo com a comunidade e a informação transparente."

    No começo do , sob impacto da urbanização e da industrialização incentivadas pelos governos da República,  estava imerso na onda sindicalista, cujo combustível era canalizado pelas páginas da imprensa operária. Foi na esteira dessas ocorrências que a multinacional Light & Power, hoje transformada em , criou no Brasil o primeiro serviço de Relações Públicas em 1914, cujo diretor foi Eduardo Pinheiro Lobo. Graças a isso Lobo conquistou o título de patrono da profissão no Brasil, comemorando-se a data de seu nascimento, 2 de dezembro como o dia nacional das Relações Públicas.

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. A comunicação empresarial surgiu nos Estados Unidos, no início do século passado, e tem como registro histórico a criação do primeiro escritório de relações públicas do mundo por Ivy Lee, em 1906. A primeira declaração de princípios foi escrita em forma de carta e enviada aos editores de jornais e marcou a história das relações públicas.


ID
3091669
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


A partir do século XX, os meios de comunicação em massa colocaram‐se como um componente cultural importante na teoria das representações sociais e, assim, passaram a ser reconhecidos por seu papel na construção social da realidade.

Alternativas

ID
3092449
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


A partir do século XX, os meios de comunicação em massa colocaram‐se como um componente cultural importante na teoria das representações sociais e, assim, passaram a ser reconhecidos por seu papel na construção social da realidade.

Alternativas

ID
3092452
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


Os códigos de ética aplicados às profissões ligadas à comunicação não são considerados como deontológicos, uma vez que não possuem caráter jurídico nem prescritivo sobre normas e condutas.

Alternativas
Comentários
  • código de ética é um documento que busca expor os princípios e a missão de uma determinada profissão ou empresa. Seu conteúdo deve ser pensado para atender às necessidades que aquela categoria serve e representa.

    Eles são feitos para enfatizar os valores que devem ser praticados pelos profissionais e instituições. Pode-se falar também em código deontológico. A deontologia é a ciência que estuda os deveres e obrigações a partir da ótica moral e ética.

    Códigos de Ética Profissionais - códigos em que estão especificados os direitos e deveres, o que é vetado eticamente naquele exercício profissional e as possíveis punições no caso de desobediência ao código

    Fonte:


ID
3092455
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.


De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedada aos profissionais da área a utilização de qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes, como campanhas que possam privar o público visado de seu livre arbítrio.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 2º - Ao profissional de Relações Públicas é vedado: a) Utilizar qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes que, privando a pessoa do seu livre arbítrio, lhe tirem a responsabilidade de seus atos.


ID
3092698
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Ética das relações públicas 


A  falta  de  responsabilidade  social  nos  Códigos  Éticos  de  Relações Públicas 

      Poucos  campos  profissionais  conseguem  provocar  tanto  o debate  ético  como  o  das  relações  públicas.  A profissão de assessor de comunicação e de  relações públicas  tem‐se  centrado,  cada  vez  mais,  em  estratégias  comunicacionais  que  provoquem  o  desenvolvimento  de  relações  fortes,  a  construção  de  consensos  e  o posicionamento  de responsabilidade social corporativa. No entanto, o comportamento não ético dos profissionais de relações públicas continua sob ataque, em grande medida, devido a obras muito críticas do seu desempenho. 


Gisela Marques Pereira Gonçalves. Artigo apresentado no IX Congresso da IAMCR  (International Association for Media and Communication Research), no Grupo de trabalho Ethics of society. Ethics of Communication, em Paris, a 24 de julho de 2007 (com  adaptações).  

Utilizando o texto acima apenas como referência inicial, julgue o item acerca da ética e da moral.


A moral não é influenciada por fatores sociais e históricos e a ética é verificada na ação reiterada no tempo e no espaço.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? A moral é constantemente influencia pelo âmbito social e pelo âmbito histórico; um fato amoral há 50 anos pode não ser considerado mais imoral atualmente.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! Hoje você acha cansativo, mas mais tarde receberá a recompensa por todo esse tempo que passou estudando.

       

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • errada

    (...) A moral, portanto, é influenciada por fatores sociais e históricos (espaço--temporais), havendo diferenças entre os conceitos morais de um grupo para outro (relativismo), diferentemente da ética que, como dito linhas acima, pauta-se pela universalidade ( absolutismo), valendo – ou ao menos pretendendo valer – seus princípios e valores para todo e qualquer local, em todo e qualquer tempo. (...)

    fonte: Noções de Ética no serviço público - coleção Tribunais e MPU


ID
3232114
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Cerimoniais podem ser de diversos tipos. Para tanto, faz-se necessário saber o que remete a acepção do termo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Cerimonial é a técnica de conduzir solenidades. Toda cerimônia pública possui sequência

    de acontecimentos e formalidades específicas, que envolvem a ordem de precedência, a utilização

    de indumentária própria e de elementos simbólicos - determinados pelo Protocolo.

    O Protocolo constitui-se do conjunto de normas (leis, decretos, resoluções) para utilização

    em atos oficiais que determina a precedência, o tratamento e o lugar de honra dos participantes.

    Guia de Eventos,

    Cerimonial e Protocolo

    2ª edição revisada e ampliada


ID
3232129
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No Brasil, a consolidação das práticas e disposições existentes sobre cerimonial e precedência foram objeto de um livro, editado em 1918 pelo Cerimonial da Presidência da República. Quanto à autoria, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que a continuidade delitiva existisse, a prescrição ficaria em 04 anos, conforme o entendimento da Súmula 497 do STF.

    Súmula 497/STF: "Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o acréscimo decorrente da continuação."

  • Ainda que a continuidade delitiva existisse, a prescrição ficaria em 04 anos, conforme o entendimento da Súmula 497 do STF.

    Súmula 497/STF: "Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o acréscimo decorrente da continuação."

  • Já dava pra matar pelo crime único.

  • Já dava pra matar pelo crime único.

  • A - O primeiro livro sobre o assunto foi traduzido do chinês para o inglês em 1917: “A Etiqueta e o Cerimonial”. No ano seguinte, surgia o primeiro livro brasileiro de Hélio Lobo e Thiers Fleming.


ID
3232642
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As relações públicas definem-se como atividade essencialmente de gestão de relacionamentos e da comunicação da organização com seus públicos de interesse. O Parlamento Nacional de Relações Públicas, promovido pelo Conferp, por meio da Carta de Atibaia, de outubro de 1977, estabeleceu como funções específicas de Relações Públicas. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e)

    Elaborar conteúdos para diversos meios de comunicação e instituições  públicas E PRIVADAS.


ID
3277678
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

As Normas do Cerimonial Público Brasileiro em vigor foram oficializadas no ano de:

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 70.724, de 9 de março de 1972

    Art . 1º São aprovadas as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência, anexas ao presente Decreto, que se deverão observar nas solenidades oficiais realizadas na Capital da República, nos Estados, nos Territórios Federais e nas Missões diplomáticas do Brasil. 


ID
3362914
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

No Brasil, a prática de Relações Públicas teve início em 1914, por meio da empresa canadense de eletricidade Light and Power, que depois virou Eletropaulo, então sob a liderança de Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão no País. No entanto, apesar de algumas iniciativas isoladas anteriores na esfera governamental, seu desenvolvimento só́ viria a ocorrer de fato a partir da década de 1950. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3362989
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).

A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3568402
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara Municipal de Caxias do Sul - RS
Ano
2010
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Segundo Marlene Matias, o surgimento da atividade de Eventos, a partir da década de 1950, provocou a organização das classes profissionais e a organização do setor de eventos, causando o surgimento de atividades e de associações especializadas para planejar e criar mecanismos de sustentação da atividade no Brasil e no mundo.

I. a Fundação 25 de Janeiro é conhecida como São Paulo Convention and Visitors Bureau. 

II. a primeira empresa brasileira especializada em organização de congressos e de convenções foi a “Paulistur Feiras e Promoções Ltda”. 

III. a principal função do São Paulo Convention and Visitors Bureau (SPCVB) é fazer a captação de eventos para o Estado de São Paulo para aumentar o fluxo de turistas. 

IV. a Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV) foi criada para gerar eventos, fundamentalmente os congressos cíclicos, visando ao desenvolvimento nacional. 

V. a sigla ABACCEF quer dizer Associação Brasileira de Centros de Convenções Estaduais e Federais.
Qual a alternativa correta?

Alternativas

ID
3594757
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2010
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito de relações públicas, julgue o item abaixo: 

Com a publicação do seu livro, na década de 20 do século passado, Edward Bernays buscava mostrar a influência dos meios de comunicação na sociedade a partir da publicidade. 

Alternativas

ID
3622096
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.


Devido a raízes históricas, as relações públicas se concentravam com prioridade na área externa, planejando e operando as estratégias de projeção da imagem; por um longo período de tempo, a comunicação interna das organizações esteve a cargo da área de recursos humanos, o que criava tensões com o setor de relações públicas.

Alternativas

ID
3622126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.


As relações públicas trabalham com valores, conceitos e princípios voltados para processos administrativos nas organizações. 

Alternativas
Comentários
  • Acredito que seja voltado para o publico. Corrijam-me se necessario. Valeu.


ID
3630667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2010
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

A respeito dos processos, da natureza, das funções e das técnicas específicas das relações públicas, julgue o item a seguir.

Considera-se o marco inicial das relações públicas a utilização de técnicas de divulgação institucional pela indústria de carvão mineral norte-americana no início do século passado. 

Alternativas

ID
3747244
Banca
FUNDATEC
Órgão
CRP 7ª Região RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Em uma síntese cronológica, a função de relações públicas no Brasil ganhou força e valorização com a chegada das multinacionais na década de 1960. Sobre a linha do tempo que identifica as primeiras décadas da função no país, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Eduardo Pinheiro Lodo se tornou patrono dos relações públicas no Brasil. Ele estava à frente da criação do departamento de relações públicas da São Paulo Tramway Light and Power, em 1914.
( ) O primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional, criado em 1951, foi chefiado pelo percursor da linha administrativa da profissão, Evaldo Simas Pereira.
( ) Em 1953, a escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas iniciou o primeiro curso regular de relações públicas, integralmente nacional e com professores nativos do Brasil.
( ) Para esclarecer e difundir o real significado e a importância da profissão, em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Assessores de Imprensa, com foco na atividade de relações públicas.
( ) Com o desenvolvimento industrial, na década de 1960, pesquisas de opinião e de mercado dão mais força para a área de relações públicas instalar-se na atividade empresarial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • ( ) Em 1953, a escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas iniciou o primeiro curso regular de relações públicas, integralmente nacional e com professores nativos do Brasil. ( Ele foi conduzido pelo professor norte-americano Eric Carlson)

    ( ) Para esclarecer e difundir o real significado e a importância da profissão, em 1954 foi fundada a Associação Brasileira de Assessores de Imprensa, com foco na atividade de relações públicas. (O correto é Associação Brasileira de Relações Públicas.

  • o Patrono da profissão se chama Eduardo Pinheiro LOBO, e não Lodo como apresenta a questão.


ID
3859021
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Primeira prova de RP na qual fui aprovado! <3

    #VemNomeação


ID
3859024
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

É conhecido como o pai das Relações Públicas e lanoou o axioma: " o público deve ser informado". Foi assessor do candidato à presidência dos EUA, Alton Parker, que concorreu contra Theodore Roosevelt. Criou em 1904, com o sócio George Parker, a primeira firma de consultoria de RP, que durou quatro anos. Assinale a alternativa que indica o jornalista que é chamado de o pai da Relações Públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    Curiosidades:

    Walter Leland Cronkite Jr. foi um famoso jornalista e âncora de Televisão americano, que apresentou o principal jornal da rede CBS por 19 anos, entre 1962 e 1981.

    Stephen Lee é um ex-jogador profissional de sinuca inglês. Tornou-se profissional em 1992 e ficou entre os 16 primeiros colocados entre as temporadas de snooker de 1997/1998 e 2007/2008, alcançando o quinto lugar no ranking, o recorde de sua carreira.


ID
3947410
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Considere as asserções abaixo:


I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.

PORQUE

II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.


A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

Alternativas